Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/53124
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
TiagoOnofreDaSilva_TESE.pdf4,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAthayde, Pedro Fernando Avalone dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Tiago Onofre dapt_BR
dc.date.accessioned2025-11-17T20:09:08Z-
dc.date.available2025-11-17T20:09:08Z-
dc.date.issued2025-11-17-
dc.date.submitted2025-07-01-
dc.identifier.citationSILVA, Tiago Onofre da. História e atualidade dos Métodos de Ensino e das Teorias Pedagógicas da Educação Física Brasileira: O lugar da Pedagogia do Esporte. 2025. 408 f., il. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/53124-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objeto de estudo as teorias pedagógicas e as metodologias de ensino da educação física, cujo propósito foi a análise da gênese, elementos constituintes, desenvolvimento e atualidade histórica dos métodos de ensino e das teorias pedagógicas da educação física, a partir dos determinantes histórico-sociais e projetos societários que engendraram papéis e funções à educação física brasileira. Justificou-se pela escassez de estudos na subárea pedagógica que tratam, por um lado, das teorias pedagógicas da Educação Física e, por outro, à incipiente constituição da Pedagogia do Esporte no Brasil. Deste modo, situou e problematizou a contemporaneidade do tema, tendo em vista a compreensão de sua gênese, desenvolvimento e atualidade em relação às determinações histórico-epistemológicas. Tratou-se de um trabalho qualitativo teórico-bibliográfico, de natureza exploratória, explicativa e compreensiva com base nos fundamentos teóricos do marxismo, em especial a respeito da História das ideias pedagógicas de Saviani e do quadro de Teorias Pedagógicas da Educação Física de Castellani Filho. Buscou-se analisar, na literatura das áreas da Educação e da Educação Física e Pedagogia do Esporte, as suas matrizes e os seus fundamentos teórico metodológicos mediante o estudo das principais obras e textos referentes a cada uma das teorias pedagógicas e metodologias de ensino. Conclui-se que o atual momento se apresenta desfavorável para a teorização da área. Entretanto, embora inicialmente as metodologias de ensino presentes nas pedagogias do esporte se apresentassem apenas como abordagens metodológicas, a Pedagogia do Esporte acabou se constituindo como uma nova teoria pedagógica/concepção sistematizada para a Educação Física Escolar.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleHistória e atualidade dos métodos de ensino e das teorias pedagógicas da Educação Física brasileira : o lugar da Pedagogia do Esportept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordPedagogia do esportept_BR
dc.subject.keywordMetodologia de ensinopt_BR
dc.subject.keywordTeorias pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSousa, Wilson Luiz Lino dept_BR
dc.description.abstract1This study focused on pedagogical theories and teaching methodologies in physical education, with the aim of analyzing the origins, constituent elements, development, and historical relevance of teaching methods and pedagogical theories in physical education, based on the historical and social determinants and societal projects that shaped the roles and functions of physical education in Brazil. It was justified by the scarcity of studies in the pedagogical subarea that deal, on the one hand, with pedagogical theories of Physical Education and, on the other, with the incipient constitution of Sports Pedagogy in Brazil. In this way, it situated and problematized the contemporaneity of the theme, with a view to understanding its genesis, development, and current status in relation to historical-epistemological determinations. It was a qualitative theoretical-bibliographic work, exploratory, explanatory, and comprehensive in nature, based on the theoretical foundations of Marxism, especially regarding the history of Saviani's pedagogical ideas and Castellani Filho's framework of Pedagogical Theories of Physical Education. The study sought to analyze, in the literature of the areas of Education, Physical Education, and Sports Pedagogy, their matrices and theoretical-methodological foundations through the study of the main works and texts referring to each of the pedagogical theories and teaching methodologies. It was concluded that the current moment is unfavorable for theorizing in this area. However, although initially the teaching methodologies present in sports pedagogy were presented only as methodological approaches, Sports Pedagogy ended up becoming a new pedagogical theory/systematized conception for School Physical Education.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação Física (FEF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.