http://repositorio.unb.br/handle/10482/53104| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2024_MarciaLopesRodriguesDeSouza_TESE.pdf | 9,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Modelo do comportamento de risco do pedestre na travessia de rodovias inseridas em áreas urbanizadas |
| Autor(es): | Souza, Márcia Lopes Rodrigues de |
| Orientador(es): | Andrade, Michelle |
| Assunto: | Teoria do comportamento planejado Áreas urbanas Rodovias Pedestres |
| Data de publicação: | 17-Nov-2025 |
| Data de defesa: | 20-Dez-2024 |
| Referência: | SOUZA, Márcia Lopes Rodrigues de. Modelo do comportamento de risco do pedestre na travessia de rodovias inseridas em áreas urbanizadas. 2024. Tese (Doutorado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
| Resumo: | No ambiente rodoviário, onde a presença de veículos de carga e as velocidades praticadas são mais elevadas, a vulnerabilidade do pedestre torna-se mais acentuada. Com o objetivo de aprimorar a compreensão sobre o comportamento de risco dos pedestres, esta pesquisa teve como finalidade desenvolver e avaliar um modelo conceitual para explicar o comportamento de risco do pedestre na travessia de trechos de rodovia inseridos em áreas urbanizadas e dotados de passarelas. Embora existam estudos que abordam o comportamento de travessia dos pedestres com base na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), o presente estudo integrou a TCP com outras teorias, para ampliar a compreensão sobre as variáveis que influenciam o comportamento de risco dos pedestres. O modelo conceitual, denominado Modelo do Comportamento de Risco do Pedestre em Travessia (MCRPT), foi desenvolvido a partir da integração de variáveis da Teoria do Comportamento Planejado (TCP), da Teoria da Motivação à Proteção (TMP) e da Tendência de Conformidade Social. A pesquisa investigou os preditores do comportamento de risco dos pedestres por meio da comparação entre dois modelos: o modelo básico da TCP e o MCRPT. O estudo foi realizado em rodovias do Distrito Federal, nas rodovias DF-001 (EPCT - trecho Pistão Sul), DF-075 (EPNB) e DF-095 (EPCL), todas com passarelas. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados a pedestres, seguidos de análises estatísticas, utilizando a Análise de Componentes Principais Categóricos (CATPCA) e a Modelagem de Equações Estruturais (MEE), para testar a adequação do modelo proposto. Os resultados da comparação dos modelos mostraram que o MCRPT se ajustou melhor e apresentou uma melhor explicação para o comportamento de risco dos pedestres. A intenção influenciou o comportamento de risco dos pedestres, enquanto o controle comportamental percebido e a norma subjetiva foram os preditores significativos na intenção. As variáveis independentes que se mostraram significativas na intenção foram: idade (participantes com mais de 44 anos), faixa de renda familiar mensal (respondentes com renda superior a quatro salários mínimos), posse de carteira de motorista (respondentes sem CNH) e motivo da travessia (para trabalho e estudo). |
| Abstract: | In the road environment, where the presence of freight vehicles and the speeds are higher, pedestrians' vulnerability becomes more pronounced. Aiming to improve the understanding of pedestrians' risky behavior, this research aimed to develop and evaluate a conceptual model to explain pedestrians' risky behavior when crossing highway sections within urbanized areas that are equipped with overpasses. Although there are studies addressing pedestrian crossing behavior based on the Theory of Planned Behavior (TPB), this study integrated TPB with other theories to broaden the understanding of the variables influencing pedestrians' risky behavior. The conceptual model, called the Pedestrian Risk Behavior Crossing Model (PRBCM), was developed by integrating variables from the Theory of Planned Behavior (TPB), the Protection Motivation Theory (PMT), and the Social Conformity Tendency. The research investigated the predictors of pedestrians' risky behavior by comparing two models: the basic TPB model and the PRBCM. The study was conducted on highways in the Federal District, specifically the DF-001 (EPCT - Pistão Sul section), DF-075 (EPNB), and DF-095 (EPCL), all equipped with overpasses. Data collection was conducted through questionnaires administered to pedestrians, followed by statistical analyses using Categorical Principal Component Analysis (CATPCA) and Structural Equation Modeling (SEM) to test the adequacy of the proposed model. The results of the model comparison showed that the MCRPT had a better fit and provided a more robust explanation for pedestrians' risk behavior. Intention influenced pedestrians' risk behavior, while perceived behavioral control and subjective norm were significant predictors of intention. The independent variables that proved significant for intention were: age (participants over 44 years old), household income range (respondents with income exceeding four minimum wages), possession of a driver's license (respondents without a driver's license), and reason for crossing (for work and study). |
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
| Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2024. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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