| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Andrade, Michelle | - |
| dc.contributor.author | Souza, Márcia Lopes Rodrigues de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-17T17:46:54Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-17T17:46:54Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-17 | - |
| dc.date.submitted | 2024-12-20 | - |
| dc.identifier.citation | SOUZA, Márcia Lopes Rodrigues de. Modelo do comportamento de risco do pedestre na travessia de rodovias inseridas em áreas urbanizadas. 2024. Tese (Doutorado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53104 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Transportes, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | No ambiente rodoviário, onde a presença de veículos de carga e as velocidades praticadas são
mais elevadas, a vulnerabilidade do pedestre torna-se mais acentuada. Com o objetivo de
aprimorar a compreensão sobre o comportamento de risco dos pedestres, esta pesquisa teve
como finalidade desenvolver e avaliar um modelo conceitual para explicar o comportamento
de risco do pedestre na travessia de trechos de rodovia inseridos em áreas urbanizadas e dotados
de passarelas. Embora existam estudos que abordam o comportamento de travessia dos
pedestres com base na Teoria do Comportamento Planejado (TCP), o presente estudo integrou
a TCP com outras teorias, para ampliar a compreensão sobre as variáveis que influenciam o
comportamento de risco dos pedestres.
O modelo conceitual, denominado Modelo do Comportamento de Risco do Pedestre em
Travessia (MCRPT), foi desenvolvido a partir da integração de variáveis da Teoria do
Comportamento Planejado (TCP), da Teoria da Motivação à Proteção (TMP) e da Tendência
de Conformidade Social. A pesquisa investigou os preditores do comportamento de risco dos
pedestres por meio da comparação entre dois modelos: o modelo básico da TCP e o MCRPT.
O estudo foi realizado em rodovias do Distrito Federal, nas rodovias DF-001 (EPCT - trecho
Pistão Sul), DF-075 (EPNB) e DF-095 (EPCL), todas com passarelas. A coleta de dados foi
realizada por meio de questionários aplicados a pedestres, seguidos de análises estatísticas,
utilizando a Análise de Componentes Principais Categóricos (CATPCA) e a Modelagem de
Equações Estruturais (MEE), para testar a adequação do modelo proposto.
Os resultados da comparação dos modelos mostraram que o MCRPT se ajustou melhor e
apresentou uma melhor explicação para o comportamento de risco dos pedestres. A intenção
influenciou o comportamento de risco dos pedestres, enquanto o controle comportamental
percebido e a norma subjetiva foram os preditores significativos na intenção. As variáveis
independentes que se mostraram significativas na intenção foram: idade (participantes com
mais de 44 anos), faixa de renda familiar mensal (respondentes com renda superior a quatro
salários mínimos), posse de carteira de motorista (respondentes sem CNH) e motivo da
travessia (para trabalho e estudo). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Modelo do comportamento de risco do pedestre na travessia de rodovias inseridas em áreas urbanizadas | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Teoria do comportamento planejado | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Áreas urbanas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Rodovias | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Pedestres | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | In the road environment, where the presence of freight vehicles and the speeds are higher,
pedestrians' vulnerability becomes more pronounced. Aiming to improve the understanding of
pedestrians' risky behavior, this research aimed to develop and evaluate a conceptual model to
explain pedestrians' risky behavior when crossing highway sections within urbanized areas that
are equipped with overpasses. Although there are studies addressing pedestrian crossing
behavior based on the Theory of Planned Behavior (TPB), this study integrated TPB with other
theories to broaden the understanding of the variables influencing pedestrians' risky behavior.
The conceptual model, called the Pedestrian Risk Behavior Crossing Model (PRBCM), was
developed by integrating variables from the Theory of Planned Behavior (TPB), the Protection
Motivation Theory (PMT), and the Social Conformity Tendency. The research investigated the
predictors of pedestrians' risky behavior by comparing two models: the basic TPB model and
the PRBCM. The study was conducted on highways in the Federal District, specifically the
DF-001 (EPCT - Pistão Sul section), DF-075 (EPNB), and DF-095 (EPCL), all equipped with
overpasses. Data collection was conducted through questionnaires administered to pedestrians,
followed by statistical analyses using Categorical Principal Component Analysis (CATPCA)
and Structural Equation Modeling (SEM) to test the adequacy of the proposed model.
The results of the model comparison showed that the MCRPT had a better fit and provided a
more robust explanation for pedestrians' risk behavior. Intention influenced pedestrians' risk
behavior, while perceived behavioral control and subjective norm were significant predictors
of intention. The independent variables that proved significant for intention were: age
(participants over 44 years old), household income range (respondents with income exceeding
four minimum wages), possession of a driver's license (respondents without a driver's license),
and reason for crossing (for work and study). | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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