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2025_BarbaraCarvalhoDeAzevedoOliveira_DISSERT.pdf1,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorArruda, Fabiana Serra de-
dc.contributor.authorOliveira, Bárbara Carvalho de Azevedo-
dc.date.accessioned2025-11-17T17:31:10Z-
dc.date.available2025-11-17T17:31:10Z-
dc.date.issued2025-11-17-
dc.date.submitted2025-03-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bárbara Carvalho de Azevedo. Modelo baseado em risco para subsidiar a tomada de decisão regulatória em AVSEC. 2025. 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/53102-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2025.pt_BR
dc.description.abstractComo resposta à ocorrência de atos de interferência ilícita contra a aviação civil, durante as últimas décadas diversas medidas de segurança da aviação civil (AVSEC) foram introduzidas para mitigar ameaças identificadas. Ao considerar que a implementação de tais medidas traz diversos impactos às operações aéreas, identifica-se a ausência de uma estrutura para regulamentação do tema, que suporte a proposição de tais medidas. Essa ausência representa uma lacuna, tanto técnica quanto acadêmica, que reduz a transparência e a sistematização da regulamentação do tema, compromete a qualidade da regulação e representa um desafio para o desenvolvimento de estudos que possam orientar a implementação de normativos mais consistentes e proporcionais, considerando as especificidades das operações domésticas. Este trabalho propõe a adaptação de um modelo baseado em risco AVSEC (Matriz de Gerenciamento de Fatores Humanos em AVSEC - GFH-AVSEC) para que possibilite a análise e a proposição de medidas AVSEC, capaz de sustentar a tomada de decisão no âmbito do processo regulatório brasileiro. A estrutura do modelo discutido é dividida em quatro etapas: 1) definição do contexto, painel de especialistas e mapeamento do processo, 2) identificação e agrupamento de medidas de segurança, identificação de cenários de ameaça e sua posterior vinculação, 3) avaliação do nível de ameaça com base na probabilidade e impacto da ocorrência dos cenários de ameaça identificados, e 4) resposta à avaliação realizada com a definição de uma lista de medidas de segurança para lidar com o nível de ameaça identificado. Entre os principais resultados deste estudo, destaca-se a adaptação da Matriz de GFH-AVSEC para um modelo prático voltado ao enfoque regulatório. Esse modelo permite avaliar as medidas de segurança, podendo ser aplicado a diferentes contextos e regulamentações relacionadas ao tema, além de adotar uma abordagem regulatória preventiva em substituição à reativa. Outro resultado relevante é a validação dos critérios do modelo por um painel de especialistas de entidades responsáveis pela avaliação de risco AVSEC. O estudo contribui para a literatura sobre segurança na aviação civil e regulamentação baseada em risco, oferecendo uma abordagem aplicável à realidade brasileira, com potencial para ser adaptado a outros contextos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleModelo baseado em risco para subsidiar a tomada de decisão regulatória em AVSECpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSegurança da aviação civilpt_BR
dc.subject.keywordMedidas de segurançapt_BR
dc.subject.keywordGerenciamento de riscospt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1As a response to the occurrence of attacks against Aviation Security - AVSEC, during the last decades several security measures have been introduced to mitigate identified threats. Considering that the implementation of such measures has several impacts on air operations, the absence of an AVSEC regulation structure that supports the proposition of these measures is identified. This absence represents a technical and academic gap, which reduces regulatory systematization and transparency, compromises the quality of the regulation related to the topic, and represents a challenge for the development of studies that can guide the implementation of more consistent and proportional regulations related to domestic operations specificities. This work adapts an AVSEC risk-based model (AVSEC Human Factor Management - HFMAVSEC Matrix) to enable analysis and proposition of AVSEC measures. It is discussed that this model be defined in four steps: 1) definition of the context, expert panel and process mapping, 2) identification and grouping of security measures, identification of threat scenarios and their subsequent linking, 3 ) threat assessment based on the probability and impact of the identified threat scenarios occurrence, and 4) response to the assessment carried out with a list of security measures to address the identified level of threat. Among the main results of this study, the adaptation of the HFM-AVSEC Matrix to a practical model focused on the regulatory approach stands out. This model allows the evaluation of security measures and can be applied to different contexts and regulations related to the topic, in addition to adopting a preventive regulatory approach instead of a reactive one. Another relevant result is the validation of the model's criteria by an expert panel from entities responsible for AVSEC risk assessment. The study contributes to the literature on civil aviation security and risk-based regulation, offering an approach applicable to the Brazilian reality, with the potential to be adapted to other contexts.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Transportespt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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