| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Arruda, Fabiana Serra de | - |
| dc.contributor.author | Oliveira, Bárbara Carvalho de Azevedo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-11-17T17:31:10Z | - |
| dc.date.available | 2025-11-17T17:31:10Z | - |
| dc.date.issued | 2025-11-17 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-27 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Bárbara Carvalho de Azevedo. Modelo baseado em risco para subsidiar a tomada de decisão regulatória em AVSEC. 2025. 93 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/53102 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Como resposta à ocorrência de atos de interferência ilícita contra a aviação civil, durante as
últimas décadas diversas medidas de segurança da aviação civil (AVSEC) foram introduzidas
para mitigar ameaças identificadas. Ao considerar que a implementação de tais medidas traz
diversos impactos às operações aéreas, identifica-se a ausência de uma estrutura para
regulamentação do tema, que suporte a proposição de tais medidas. Essa ausência representa
uma lacuna, tanto técnica quanto acadêmica, que reduz a transparência e a sistematização da
regulamentação do tema, compromete a qualidade da regulação e representa um desafio para o
desenvolvimento de estudos que possam orientar a implementação de normativos mais
consistentes e proporcionais, considerando as especificidades das operações domésticas. Este
trabalho propõe a adaptação de um modelo baseado em risco AVSEC (Matriz de
Gerenciamento de Fatores Humanos em AVSEC - GFH-AVSEC) para que possibilite a análise
e a proposição de medidas AVSEC, capaz de sustentar a tomada de decisão no âmbito do
processo regulatório brasileiro. A estrutura do modelo discutido é dividida em quatro etapas: 1)
definição do contexto, painel de especialistas e mapeamento do processo, 2) identificação e
agrupamento de medidas de segurança, identificação de cenários de ameaça e sua posterior
vinculação, 3) avaliação do nível de ameaça com base na probabilidade e impacto da ocorrência
dos cenários de ameaça identificados, e 4) resposta à avaliação realizada com a definição de
uma lista de medidas de segurança para lidar com o nível de ameaça identificado. Entre os
principais resultados deste estudo, destaca-se a adaptação da Matriz de GFH-AVSEC para um
modelo prático voltado ao enfoque regulatório. Esse modelo permite avaliar as medidas de
segurança, podendo ser aplicado a diferentes contextos e regulamentações relacionadas ao
tema, além de adotar uma abordagem regulatória preventiva em substituição à reativa. Outro
resultado relevante é a validação dos critérios do modelo por um painel de especialistas de
entidades responsáveis pela avaliação de risco AVSEC. O estudo contribui para a literatura
sobre segurança na aviação civil e regulamentação baseada em risco, oferecendo uma
abordagem aplicável à realidade brasileira, com potencial para ser adaptado a outros contextos. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Modelo baseado em risco para subsidiar a tomada de decisão regulatória em AVSEC | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Segurança da aviação civil | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Medidas de segurança | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Gerenciamento de riscos | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | As a response to the occurrence of attacks against Aviation Security - AVSEC, during the last
decades several security measures have been introduced to mitigate identified threats.
Considering that the implementation of such measures has several impacts on air operations,
the absence of an AVSEC regulation structure that supports the proposition of these measures
is identified. This absence represents a technical and academic gap, which reduces regulatory
systematization and transparency, compromises the quality of the regulation related to the topic,
and represents a challenge for the development of studies that can guide the implementation of
more consistent and proportional regulations related to domestic operations specificities. This
work adapts an AVSEC risk-based model (AVSEC Human Factor Management - HFMAVSEC Matrix) to enable analysis and proposition of AVSEC measures. It is discussed that
this model be defined in four steps: 1) definition of the context, expert panel and process
mapping, 2) identification and grouping of security measures, identification of threat scenarios
and their subsequent linking, 3 ) threat assessment based on the probability and impact of the
identified threat scenarios occurrence, and 4) response to the assessment carried out with a list
of security measures to address the identified level of threat. Among the main results of this
study, the adaptation of the HFM-AVSEC Matrix to a practical model focused on the regulatory
approach stands out. This model allows the evaluation of security measures and can be applied
to different contexts and regulations related to the topic, in addition to adopting a preventive
regulatory approach instead of a reactive one. Another relevant result is the validation of the
model's criteria by an expert panel from entities responsible for AVSEC risk assessment. The
study contributes to the literature on civil aviation security and risk-based regulation, offering
an approach applicable to the Brazilian reality, with the potential to be adapted to other contexts. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Tecnologia (FT) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Transportes | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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