| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Maynardes, Ana Cláudia | pt_BR |
| dc.contributor.author | Rojas, Lourdes Yamila Quintero | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-29T20:42:58Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-29T20:42:58Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-29 | - |
| dc.date.submitted | 2025-08-21 | - |
| dc.identifier.citation | ROJAS, Lourdes Yamila Quintero. A representação da mulher cubana nas tirinhas Criollitas. 2025. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52981 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A Revolução Cubana de 1959 marcou um ponto de virada na história da nação, iniciando
um processo de transformação sem precedentes. O governo promoveu a igualdade de
gênero, buscando a plena participação das mulheres na vida social, econômica e política.
Nesse contexto, em 1962, surgiram as tirinhas Criollitas com o propósito de apoiar esse
processo emancipatório. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as mensagens das
Criollitas em relação ao discurso de igualdade proclamado pela Revolução. Para tanto,
a metodologia combina a análise semiótica com a análise de conteúdo temáticacategorial. Adota-se também uma perspectiva interseccional para questionar as
representações femininas para além do gênero, considerando outros eixos de opressão
como classe, raça e orientação sexual. Com isso, a pesquisa visa contribuir para os
estudos decoloniais, ao examinar como essas representações podem reforçar ou
desafiar valores sociais e, consequentemente, perpetuar ou combater a discriminação. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A representação da mulher cubana nas tirinhas Criollitas | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Mulheres | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Representação feminina | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Tirinhas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Semiótica | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Revolução Cubana | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | The Cuban Revolution of 1959 marked a turning point in the nation's history, initiating a
process of unprecedented transformation. The government promoted gender equality,
seeking the full participation of women in social, economic, and political life. In this
context, the comic strip Criollitas emerged in 1962 with the purpose of supporting this
emancipatory process. This research aims to analyze the messages of Criollitas in
relation to the discourse of equality proclaimed by the Revolution. To do so, the
methodology combines semiotic analysis with thematic-categorical content analysis. An
intersectional perspective is also adopted to question the female representations beyond
gender, considering other axes of oppression such as class, race, and sexual orientation.
With this, the research aims to contribute to decolonial studies by examining how these
representations can reinforce or challenge social values and, consequently, perpetuate
or combat discrimination. | pt_BR |
| dc.description.abstract2 | La Revolución Cubana de 1959 marcó un punto de inflexión en la historia de la nación,
iniciando un proceso de transformación sin precedentes. El gobierno promovió la
igualdad de género, buscando la plena participación de las mujeres en la vida social,
económica y política. En este contexto, en 1962, surgieron las tiras cómicas "Criollitas"
con el propósito de apoyar este proceso emancipador. Esta investigación tiene como
objetivo analizar los mensajes de "Criollitas" en relación con el discurso de igualdad
proclamado por la Revolución. Para ello, la metodología combina el análisis semiótico
con el análisis de contenido temático-categorial. También se adopta una perspectiva
interseccional para cuestionar las representaciones femeninas más allá del género,
considerando otros ejes de opresión como la clase, la raza y la orientación sexual. Con
esto, la investigación busca contribuir a los estudios decoloniales, al examinar cómo
estas representaciones pueden reforzar o desafiar los valores sociales y, en
consecuencia, perpetuar o combatir la discriminación. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Design (IdA DIN) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Design | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|