| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Silva, Ana Tereza Reis da | pt_BR |
| dc.contributor.author | Azevedo, Grazielle de Assunção | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-24T19:45:13Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-24T19:45:13Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-24 | - |
| dc.date.submitted | 2024-12-20 | - |
| dc.identifier.citation | AZEVEDO, Grazielle de Assunção. "É um divisor de águas no meio do povo": vida e luta por educação na comunidade ribeirinha Ilha do Capim - Abaetetuba/PA . 2024. 147 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52926 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2024. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta dissertação é fruto de uma pesquisa acadêmica cujo processo foi tecido em diálogo
comunitário que se entrelaça com os saberes, lutas e re-existências no Território Tradicional
Ribeirinho da Ilha do Capim, em Abaetetuba, na Amazônia Paraense. O objetivo da pesquisa
foi construir uma pedagogia ribeirinha, alicerçada nas experiências e nos saberes locais.
Embarcamos com dedicação nessa empreitada não apenas para assegurar nosso direito à
educação própria, mas também para cultivar uma abordagem pedagógica que estivesse
profundamente enraizada na essência do mundo ribeirinho, nas águas e nas florestas. Com isso,
movemos juntos o barco desta pesquisa, que busca redefinir os paradigmas educacionais. Cada
reflexão e cada atividade realizada ao longo do processo se tornou uma celebração da sabedoria
acumulada ao longo de gerações, uma reverência aos ciclos naturais que moldam nossa
existência, e que precisam estar presentes tanto no chão da escola quanto no centro dos
processos de ensino e aprendizagem. Pensar coletivamente esses novos paradigmas nos
conduziu ao fortalecimento de nossas identidades, reafirmando nossa luta e re-existência em
defesa do território e contra as diversas formas de violência e negação de direitos que nos
afetam. Assim, esta pesquisa ecoa uma voz coletiva que reverbera as memórias, os suspiros e
os lugares de uma investigação sentida e pensada de maneira engajada, colaborativa e em
coautoria com a comunidade. Uma pesquisa que se constituiu e se materializou por meio de
muitas mãos, pés e cabeças, firmados no chão do território. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | "É um divisor de águas no meio do povo": vida e luta por educação na comunidade ribeirinha Ilha do Capim - Abaetetuba/PA | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Ribeirinhos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Saberes tradicionais | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Fortalecimento identitário | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Defesa do território | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This dissertation is the result of a community-based research that intertwines with the
knowledge, struggles, and re-existences in the Traditional Riverine Territory of Ilha do Capim,
in Abaetetuba, in the Pará Amazon. The research aimed to build a riverine pedagogy grounded
in local experiences and knowledge. We embarked on this endeavor with dedication, not only
to secure our right to an education rooted in our culture, but also to cultivate a pedagogical
approach deeply embedded in the essence of the riverine world, in the waters and forests. In
doing so, we collectively moved the boat of this research, which seeks to redefine educational
paradigms. Every reflection and every activity carried out throughout the process became a
celebration of wisdom accumulated over generations, a reverence for the natural cycles that
shape our existence, which must be present both on the school’s ground and at the heart of
teaching and learning processes. Thinking collectively about these new paradigms led us to
strengthen our identities, reaffirming our struggle and re-existence in defense of our territory
and against the various forms of violence and denial of rights that affect us. Thus, this research
echoes a collective voice that reverberates the memories, sighs, and places of an inquiry that is
felt and thought in an engaged, collaborative manner, co-authored with the community. A
research that was constituted and materialized through many hands, feet, and heads, rooted in
the land of the territory. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|