| Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
| dc.contributor.advisor | Pimenta, José Antonio Vieira | pt_BR |
| dc.contributor.author | Oliveira, Eulálio Silva de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-24T19:45:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-24T19:45:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-24 | - |
| dc.date.submitted | 2025-07-08 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Eulálio Silva de. Do chão que pisamos aos saberes que construímos: a retomada do território educacional Apurinã na Aldeia Chaparral a partir da educação territorializada - Boca do Acre/AM. 2025. 157 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52925 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta dissertação investiga os impactos da retirada da escola da Aldeia Chaparral, situada na
Terra Indígena Boca do Acre (AM), e propõe caminhos para a construção de uma “educação
territorializada” a partir da realidade do povo Apurinã. A pesquisa partiu da constatação de
que a política de nucleação escolar configura uma forma de violência epistêmica, gerando
desvalorização da identidade indígena, precarização do ensino e ruptura com os modos
próprios de educar. O objetivo geral foi analisar a importância de uma escola dentro da aldeia
que valorize os saberes tradicionais, fortaleça a memória coletiva e articule os conhecimentos
indígenas e não indígenas. Por meio de uma abordagem colaborativa, foram realizadas
observação participante, entrevistas abertas e oficinas com a comunidade. As atividades
permitiram resgatar memórias históricas, construir os calendários de sabores e de plantio, e
desenhar, de forma coletiva, a escola sonhada pelos Apurinã. Os resultados confirmam a
hipótese de que a escolarização fora da aldeia tem efeitos negativos sobre as crianças e
adolescentes, e apontam para a necessidade e viabilidade de uma escola que respeite o
território, os tempos e os saberes do povo. A pesquisa alcançou seus objetivos específicos ao
documentar a trajetória histórica e as lutas dos Apurinã, traçar um panorama dos processos
educacionais e identificar práticas tradicionais como elementos fundantes de um projeto
pedagógico próprio. Conclui-se que a educação territorializada é uma alternativa legítima e
necessária, constituindo-se como um instrumento de afirmação cultural, política e epistêmica.
Este trabalho é um passo inicial na retomada educacional do povo Apurinã e na construção de
políticas públicas que respeitem e fortaleçam os projetos de vida indígenas. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Do chão que pisamos aos saberes que construímos : a retomada do território educacional Apurinã na Aldeia Chaparral a partir da educação territorializada - Boca do Acre/AM | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação do pé no chão | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Nucleação escolar | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação territorializada | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Escola na aldeia | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.contributor.advisorco | Cândido, Francisco de Moura | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This dissertation investigates the impacts of removing the school from the Chaparral Village,
located in the Boca do Acre Indigenous Land (Amazonas, Brazil), and proposes pathways for
building a “territorialized education” grounded in the reality of the Apurinã people. The
research is based on the understanding that the policy of school nucleation constitutes a form
of epistemic violence, resulting in the devaluation of Indigenous identity, the precarization of
education, and a rupture with traditional ways of teaching and learning. The main objective
was to analyze the importance of a school within the village—one that values traditional
knowledge, strengthens collective memory, and integrates Indigenous and non-Indigenous
knowledge systems. Using a collaborative approach, the research involved participant
observation, open interviews, and community workshops. These activities made it possible to
recover historical memories, build calendars of flavors and planting, and collectively design
the school envisioned by the Apurinã people. The results confirm the hypothesis that
schooling outside the village has negative effects on Indigenous children and adolescents,
highlighting the need and feasibility of a school that respects the territory, time, and
knowledge of the community. The study achieved its specific objectives by documenting the
historical trajectory and struggles of the Apurinã, outlining the educational processes over
time, and identifying traditional practices as foundational elements for an autonomous
pedagogical project. Territorialized education is thus presented as a legitimate and necessary
alternative—a tool for cultural, political, and epistemic affirmation. This work represents an
initial step in the educational reclaiming of the Apurinã people and in the construction of
public policies that respect and strengthen Indigenous life projects. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|