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Título : Território de saberes Munduruku : Conhecimentos ancestrais para pensar o papel da Escola.
Autor : Munduruku, Emerson Saw
Orientador(es):: Oliveira, Alessandro Roberto de
Assunto:: Povo Munduruku
Povos indígenas
Povos indígenas - educação
Povos indígenas - cultura
Fecha de publicación : 24-oct-2025
Citación : MUNDURUKU, Emerson Saw. Território de saberes Munduruku : Conhecimentos ancestrais para pensar o papel da Escola. 2023. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumen : Esta dissertação aborda a cultura Munduruku e suas transformações ao longo do tempo. Sabese que desde o contato com as civilizações europeias a cultura Munduruku passou por muitas modificações, re (existindo) às diversas formas de opressões. O impacto desse processo foi o desaparecimento de algumas tradições milenares. Contudo, os contextos históricos Munduruku são marcados por resistências. Na sua luta por justiça epistêmica, a cultura Munduruku vive e sobrevive mesclando e adaptando a sociedade não indígena. A escola como lugar de ensinoaprendizagem deve buscar formas e métodos de trabalhar esses conhecimentos, seja pela escrita ou pela oralidade, ouvindo os mais velhos e registrando esses saberes.
Abstract: This dissertation addresses the Munduruku culture and its transformations over time. It is known that since the contact with European civilizations the Munduruku culture has undergone many modifications, re (existent) the various forms of oppression. The impact of this process was the disappearance of some millennial traditions. However, the historical contexts of Munduruku are marked by resistance. In its struggle for epistemic justice, the Munduruku culture lives and survives by mixing and adapting the non-indigenous society. The school as a place of teaching learning should seek ways and methods of working these knowledge either in written form or by oral listening to the elderly and recording these knowledge.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Faculdade de Educação (FE)
Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2023.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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