| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Oliveira, Alessandro Roberto de | pt_BR |
| dc.contributor.author | Munduruku, Emerson Saw | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-24T19:45:12Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-24T19:45:12Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-24 | - |
| dc.date.submitted | 2023-12-15 | - |
| dc.identifier.citation | MUNDURUKU, Emerson Saw. Território de saberes Munduruku : Conhecimentos ancestrais para pensar o papel da Escola. 2023. 94 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade Junto a Povos e Territórios Tradicionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52924 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2023. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta dissertação aborda a cultura Munduruku e suas transformações ao longo do tempo. Sabese que desde o contato com as civilizações europeias a cultura Munduruku passou por muitas
modificações, re (existindo) às diversas formas de opressões. O impacto desse processo foi o
desaparecimento de algumas tradições milenares. Contudo, os contextos históricos Munduruku
são marcados por resistências. Na sua luta por justiça epistêmica, a cultura Munduruku vive e
sobrevive mesclando e adaptando a sociedade não indígena. A escola como lugar de ensinoaprendizagem deve buscar formas e métodos de trabalhar esses conhecimentos, seja pela escrita
ou pela oralidade, ouvindo os mais velhos e registrando esses saberes. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Território de saberes Munduruku : Conhecimentos ancestrais para pensar o papel da Escola. | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Povo Munduruku | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Povos indígenas - educação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Povos indígenas - cultura | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This dissertation addresses the Munduruku culture and its transformations over time. It is
known that since the contact with European civilizations the Munduruku culture has undergone
many modifications, re (existent) the various forms of oppression. The impact of this process
was the disappearance of some millennial traditions. However, the historical contexts of
Munduruku are marked by resistance. In its struggle for epistemic justice, the Munduruku
culture lives and survives by mixing and adapting the non-indigenous society. The school as a
place of teaching learning should seek ways and methods of working these knowledge either in
written form or by oral listening to the elderly and recording these knowledge. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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