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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52922
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Titre: Atendimento e acolhimento a indígenas e pessoas em situação de refúgio na educação básica da SEEDF : análise de documentos
Auteur(s): Araujo, Tanyara Andrade de
Orientador(es):: Euzébio, Umberto
Assunto:: Educação
Currículos
Currículo em Movimento
Inclusão
Acolhimento
Indígenas
Refugiados
Date de publication: 24-oct-2025
Référence bibliographique: ARAUJO, Tanyara Andrade de. Atendimento e acolhimento a indígenas e pessoas em situação de refúgio na educação básica da SEEDF : análise de documentos. 2025. 196 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Résumé: Nessa pesquisa foi analisado por meio de documentos como a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF promove atendimento e acolhimento a estudantes indígenas e em situação de refúgio matriculados na Educação Básica. Listou e analisou documentos de orientação nacionais e da SEEDF sobre estudantes indígenas e pessoas em situação de refúgio na Educação Básica, quantificou a presença e o fluxo de estudantes indígenas e pessoas em situação de refúgio na Educação Básica do DF entre 2013 e 2022 e discutiu a relação dos documentos e dos dados analisados com as orientações curriculares do Currículo em Movimento da SEEDF. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória de análise documental com base na técnica de análise de conteúdo, baseada em Bardin. Foi apresentado histórico do currículo no Brasil e no Distrito Federal, com base em Tomaz Tadeu da Silva. Também foi feito um apanhado acerca dos embasamentos teóricos do currículo até chegar ao currículo vigente no DF. O embasamento teórico para a análise pautouse em estudos que tratam sobre as legislações nacionais, distritais e internas da SEEDF com foco em atendimento a estudantes indígenas e pessoas em situação de refúgio, contando com a análise de três projetos político-pedagógicos de escolas que atendem estudantes indígenas e em situação de refúgio, a fim de contextualizar os documentos com as realidades vivenciadas na Educação Básica da SEEDF e as políticas públicas vigentes. Os principais resultados encontrados perpassam políticas públicas já normatizadas, mas pouco implementadas, principalmente por ausência de estruturação adequada de recursos governamentais, o que compromete a aplicabilidade em todas as escolas da Educação Básica que recebem estudantes indígenas e em situação de refúgio.
Abstract: This research analyzed documents such as how the State Secretariat of Education of the Federal District - SEEDF promotes assistance and support for indigenous students and in refugee situations enrolled in Basic Education. It listed and analyzed national and SEEDF guidance documents on indigenous students and people in refugee situations in Basic Education, quantified the presence and flow of indigenous students and people in refugee situations in Basic Education of the DF between 2013 and 2022, and discussed the relationship of the documents and data analyzed with the curricular guidelines of the SEEDF Curriculum in Movement. This is an exploratory qualitative research of documentary analysis based on the content analysis technique, based on Bardin. A history of the curriculum in Brazil and in the Federal District was presented, based on Tomaz Tadeu da Silva. A summary of the theoretical foundations of the curriculum was also made until reaching the curriculum in use in the DF. The theoretical basis for the analysis was based on studies that deal with national, district and internal legislation of SEEDF with a focus on serving indigenous students and people in refugee situations, including the analysis of three political-pedagogical projects of schools that serve indigenous students and people in refugee situations, in order to contextualize the documents with the realities experienced in SEEDF Basic Education and current public policies. The main results found permeate public policies that have already been standardized, but little implemented, mainly due to the lack of adequate structuring of government resources, which compromises the applicability in all Basic Education schools that receive indigenous students and people in refugee situations.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
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Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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