Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52920
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
JoaoMatheusSiqueiraDeBarros_DISSERT.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Abram alas pro rei : Djonga no combate ao colonialismo
Autor(es): Barros, João Matheus Siqueira de
Orientador(es): Tavares, Breitner Luiz
Assunto: Rap (música)
Colonialismo
Djonga
Data de publicação: 24-out-2025
Referência: BARROS, João Matheus Siqueira de. Abram alas pro rei: Djonga no combate ao colonialismo. 2025. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A presente dissertação buscou tratar o rap, em específico as músicas do rapper Djonga, como um instrumento de luta frente ao colonialismo. Para atingir esse objetivo, em um primeiro momento, foi traçado a biografia de Gustavo Pereira Marques, popularmente conhecido como Djonga. No segundo capítulo, foi produzido uma revisão sistemática a fim de mapear e analisar as produções semelhantes com a temática da pesquisa. Como resultado da revisão sistemática, foi elaborado uma historicização do movimento musical, traçando suas origens nos guetos norteamericanos até sua chegada no Brasil, utilizando diversas ilustrações. Nos dois últimos capítulos, foram feitas análises das músicas presentes no álbum Ladrão, publicado em 2019, através do método documentário. Além disso, foram estabelecidas aproximações entre as análises feitas em Fanon (2008), hooks (2021) e Gonzalez (2020).
Abstract: This dissertation sought to address rap, specifically the songs of rapper Djonga, as an instrument of struggle against colonialism. To achieve this objective, the biography of Gustavo Pereira Marques, popularly known as Djonga, was first outlined. In the second chapter, a systematic review was produced in order to map and analyze productions similar to the research theme. As a result of the systematic review, a historicization of the musical movement was elaborated, tracing its origins in the North American ghettos until its arrival in Brazil, using several illustrations. In the last two chapters, analyses of the songs featured in the album Ladrão, published in 2019, were made using the documentary method. In addition, approximations were established between the analyses made in Fanon (2008), hooks (2021) and Gonzalez (2020).
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.