| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Tavares, Breitner Luiz | pt_BR |
| dc.contributor.author | Barros, João Matheus Siqueira de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-24T18:46:53Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-24T18:46:53Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-24 | - |
| dc.date.submitted | 2025-02-21 | - |
| dc.identifier.citation | BARROS, João Matheus Siqueira de. Abram alas pro rei: Djonga no combate ao colonialismo. 2025. 88 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52920 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A presente dissertação buscou tratar o rap, em específico as músicas do rapper
Djonga, como um instrumento de luta frente ao colonialismo. Para atingir esse
objetivo, em um primeiro momento, foi traçado a biografia de Gustavo Pereira
Marques, popularmente conhecido como Djonga. No segundo capítulo, foi produzido
uma revisão sistemática a fim de mapear e analisar as produções semelhantes com a
temática da pesquisa. Como resultado da revisão sistemática, foi elaborado uma
historicização do movimento musical, traçando suas origens nos guetos norteamericanos até sua chegada no Brasil, utilizando diversas ilustrações. Nos dois
últimos capítulos, foram feitas análises das músicas presentes no álbum Ladrão,
publicado em 2019, através do método documentário. Além disso, foram
estabelecidas aproximações entre as análises feitas em Fanon (2008), hooks (2021)
e Gonzalez (2020). | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Abram alas pro rei : Djonga no combate ao colonialismo | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Rap (música) | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Colonialismo | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Djonga | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This dissertation sought to address rap, specifically the songs of rapper Djonga, as
an instrument of struggle against colonialism. To achieve this objective, the
biography of Gustavo Pereira Marques, popularly known as Djonga, was first
outlined. In the second chapter, a systematic review was produced in order to map
and analyze productions similar to the research theme. As a result of the systematic
review, a historicization of the musical movement was elaborated, tracing its origins
in the North American ghettos until its arrival in Brazil, using several illustrations. In
the last two chapters, analyses of the songs featured in the album Ladrão, published
in 2019, were made using the documentary method. In addition, approximations were
established between the analyses made in Fanon (2008), hooks (2021) and
Gonzalez (2020). | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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