http://repositorio.unb.br/handle/10482/52916| Arquivo | Tamanho | Formato | |
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| RicardoChavesDeFarias_TESE.pdf | 6,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | Situações geográficas em trabalho de campo : leituras territoriais dos sujeitos escolares para aprender Geografia |
| Autor(es): | Farias, Ricardo Chaves de |
| Orientador(es): | Leite, Cristina Maria Costa |
| Assunto: | Geografia - estudo e ensino Geografia escolar Situação geográfica Território Trabalho de campo Unidade territorial de aprendizagem |
| Data de publicação: | 24-out-2025 |
| Data de defesa: | 13-jun-2025 |
| Referência: | FARIAS, Ricardo Chaves de. Situações geográficas em trabalho de campo: leituras territoriais dos sujeitos escolares para aprender Geografia . 2025. 313 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | O trabalho de campo é reconhecido como atividade clássica no ensino de Geografia, mas seu uso como estratégia pedagógica pura e simples não garante que a aprendizagem ativa e significativa seja alcançada pelos sujeitos. Essa foi a questão trabalhada pelo investigador ao longo da dissertação de mestrado, pesquisa que foi ampliada no decorrer do Doutoramento e que propõe o amadurecimento da categoria denominada Unidade Territorial de Aprendizagem (UTA), em que o espaço geográfico escolar sirva como revelador dos territórios de estudantes, de modo a compreender o uso das situações geográficas na condução dos conhecimentos cotidianos aos conhecimentos científicos durante a formação escolar. A pesquisa de orientação qualitativa utiliza o levantamento bibliográfico sobre Geografia Escolar; Situação Geográfica; Geografias das Crianças e Juventudes; a categoria Território; e o uso do Trabalho de Campo para a construção do referencial teórico, os quais foram selecionados de anais de congressos, de periódicos científicos, de livros e da base de dados Web of Science. Ademais, utiliza-se entrevista semiestruturada com professor de Geografia de uma escola pública, no recorte espacial do Distrito Federal. A justificativa da pesquisa envolve: o reconhecimento das Geografias dos estudantes para delimitar e utilizar as UTAs em contexto de aprendizagem, sob a demanda dos próprios escolares; agregar à discussão acadêmica sobre o Ensino de Geografia quanto ao trabalho de campo pela via do território; além da formação continuada do pesquisador, que também é professor na Educação Básica e buscou a pósgraduação como caminho para sanar lacunas ainda da formação inicial. Os dados obtidos foram analisados para avaliar o contexto de aprendizagem dos sujeitos e verificar a potencialidade do uso das situações geográficas na categoria espacial proposta pela tese, voltada a confirmar a suposição de que a mediação didática dos professores é indispensável à construção dos conhecimentos, tendo o território estudantil como fio condutor da aprendizagem significativa e da ativação da identidade com o espaço. É pela mediação didática em Geografia, que o professor possui condições de encontrar caminhos assertivos à organização do meio social de desenvolvimento e construir um contexto de ensino coerente com a realidade territorial dos sujeitos escolares, de modo que a situação de vivência seja potencializada para a leitura de mundo, formação cidadã e resolução de problemas complexos. Portanto, considera-se o trabalho de campo colaborativo como um avanço na prática docente, que pode inserir os estudantes em situação de atividade e protagonismo, com a realização de leituras territoriais que ultrapassam o olhar de banalidade sobre território usado. |
| Abstract: | Fieldwork is recognized as a classic activity in the teaching of Geography, but its use as a pure and simple pedagogical strategy does not guarantee that active and meaningful learning will be achieved by the subjects. This was the issue worked on by the researcher throughout the master's dissertation, research that was expanded during the Doctorate and that proposes the maturation of the category called Territorial Learning Unit (TLU), in which the school geographic space serves as a revealer of the student territories, in order to understand the use of geographic situations in the conduction of everyday knowledge to scientific knowledge during school education. The qualitative research uses bibliographical research on School Geography; Geographical Situation; Geographies of Children and Youth; the Territory category; and the use of Fieldwork to construct the theoretical framework, which were selected from conference proceedings, scientific journals, books and the Web of Science database. Furthermore, a semi-structured interview with a Geography teacher from a public school, in the spatial context of the Federal District, is used. The justification for the research involves: recognizing the students' Geographies to delimit and use the TLUs in a learning context, under the demand of the students themselves; adding to the academic discussion on the Teaching of Geography regarding fieldwork through the territory; in addition to the continued training of the researcher, who is also a teacher in Basic Education and sought postgraduate studies as a way to fill gaps in his initial training. The data obtained were analyzed to evaluate the subjects' learning context and verify the potential use of geographic situations in the spatial category proposed by the thesis, aimed at confirming the assumption that the didactic mediation of teachers is indispensable to the construction of knowledge, with the student territory as the guiding thread of significant learning and the activation of identity with space. It is through didactic mediation in Geography that the teacher is able to find assertive ways to organize the social environment of development and build a teaching context that is coherent with the territorial reality of the school subjects, so that the living situation is enhanced for reading the world, citizenship formation and resolution of complex problems. Therefore, collaborative fieldwork is considered an advance in teaching practice, which can insert students into a situation of activity and protagonism, with the realization of territorial readings that go beyond the banal view of used territory. |
| Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
| Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
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| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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