| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Leite, Cristina Maria Costa | pt_BR |
| dc.contributor.author | Farias, Ricardo Chaves de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-24T18:15:31Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-24T18:15:31Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-24 | - |
| dc.date.submitted | 2025-06-13 | - |
| dc.identifier.citation | FARIAS, Ricardo Chaves de. Situações geográficas em trabalho de campo: leituras territoriais dos sujeitos escolares para aprender Geografia . 2025. 313 f., il. Tese (Doutorado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52916 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O trabalho de campo é reconhecido como atividade clássica no ensino de Geografia, mas
seu uso como estratégia pedagógica pura e simples não garante que a aprendizagem ativa
e significativa seja alcançada pelos sujeitos. Essa foi a questão trabalhada pelo
investigador ao longo da dissertação de mestrado, pesquisa que foi ampliada no decorrer
do Doutoramento e que propõe o amadurecimento da categoria denominada Unidade
Territorial de Aprendizagem (UTA), em que o espaço geográfico escolar sirva como
revelador dos territórios de estudantes, de modo a compreender o uso das situações
geográficas na condução dos conhecimentos cotidianos aos conhecimentos científicos
durante a formação escolar. A pesquisa de orientação qualitativa utiliza o levantamento
bibliográfico sobre Geografia Escolar; Situação Geográfica; Geografias das Crianças e
Juventudes; a categoria Território; e o uso do Trabalho de Campo para a construção do
referencial teórico, os quais foram selecionados de anais de congressos, de periódicos
científicos, de livros e da base de dados Web of Science. Ademais, utiliza-se entrevista
semiestruturada com professor de Geografia de uma escola pública, no recorte espacial
do Distrito Federal. A justificativa da pesquisa envolve: o reconhecimento das Geografias
dos estudantes para delimitar e utilizar as UTAs em contexto de aprendizagem, sob a
demanda dos próprios escolares; agregar à discussão acadêmica sobre o Ensino de
Geografia quanto ao trabalho de campo pela via do território; além da formação
continuada do pesquisador, que também é professor na Educação Básica e buscou a pósgraduação como caminho para sanar lacunas ainda da formação inicial. Os dados obtidos
foram analisados para avaliar o contexto de aprendizagem dos sujeitos e verificar a
potencialidade do uso das situações geográficas na categoria espacial proposta pela tese,
voltada a confirmar a suposição de que a mediação didática dos professores é
indispensável à construção dos conhecimentos, tendo o território estudantil como fio
condutor da aprendizagem significativa e da ativação da identidade com o espaço. É pela
mediação didática em Geografia, que o professor possui condições de encontrar caminhos
assertivos à organização do meio social de desenvolvimento e construir um contexto de
ensino coerente com a realidade territorial dos sujeitos escolares, de modo que a situação
de vivência seja potencializada para a leitura de mundo, formação cidadã e resolução de
problemas complexos. Portanto, considera-se o trabalho de campo colaborativo como um
avanço na prática docente, que pode inserir os estudantes em situação de atividade e
protagonismo, com a realização de leituras territoriais que ultrapassam o olhar de
banalidade sobre território usado. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Situações geográficas em trabalho de campo : leituras territoriais dos sujeitos escolares para aprender Geografia | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Geografia - estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Geografia escolar | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Situação geográfica | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Território | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Trabalho de campo | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Unidade territorial de aprendizagem | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Fieldwork is recognized as a classic activity in the teaching of Geography, but its use as a pure
and simple pedagogical strategy does not guarantee that active and meaningful learning will be
achieved by the subjects. This was the issue worked on by the researcher throughout the master's
dissertation, research that was expanded during the Doctorate and that proposes the maturation of
the category called Territorial Learning Unit (TLU), in which the school geographic space serves
as a revealer of the student territories, in order to understand the use of geographic situations in
the conduction of everyday knowledge to scientific knowledge during school education. The
qualitative research uses bibliographical research on School Geography; Geographical Situation;
Geographies of Children and Youth; the Territory category; and the use of Fieldwork to construct
the theoretical framework, which were selected from conference proceedings, scientific journals,
books and the Web of Science database. Furthermore, a semi-structured interview with a
Geography teacher from a public school, in the spatial context of the Federal District, is used. The
justification for the research involves: recognizing the students' Geographies to delimit and use
the TLUs in a learning context, under the demand of the students themselves; adding to the
academic discussion on the Teaching of Geography regarding fieldwork through the territory; in
addition to the continued training of the researcher, who is also a teacher in Basic Education and
sought postgraduate studies as a way to fill gaps in his initial training. The data obtained were
analyzed to evaluate the subjects' learning context and verify the potential use of geographic
situations in the spatial category proposed by the thesis, aimed at confirming the assumption that
the didactic mediation of teachers is indispensable to the construction of knowledge, with the
student territory as the guiding thread of significant learning and the activation of identity with
space. It is through didactic mediation in Geography that the teacher is able to find assertive ways
to organize the social environment of development and build a teaching context that is coherent
with the territorial reality of the school subjects, so that the living situation is enhanced for reading
the world, citizenship formation and resolution of complex problems. Therefore, collaborative
fieldwork is considered an advance in teaching practice, which can insert students into a situation
of activity and protagonism, with the realization of territorial readings that go beyond the banal
view of used territory. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|