Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52915
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MatheusLuizDaSilvaPereira_DISSERT.pdf2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O Parque Nacional de Brasília para além das piscinas : uma análise geográfica das práticas de educação ambiental
Autor(es): Pereira, Matheus Luiz da Silva
Orientador(es): Silva, Maria do Socorro Ferreira da
Assunto: Áreas protegidas
Território
Lugar
Unidade de conservação
Data de publicação: 24-out-2025
Referência: PEREIRA, Matheus Luiz da Silva. O Parque Nacional de Brasília para além das piscinas : uma análise geográfica das práticas de educação ambiental. 2025. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A Educação Ambiental (EA) é reconhecida como uma importante estratégia na gestão ambiental, especialmente diante das problemáticas socioambientais intensificadas ao longo das últimas décadas. A partir de debates e acordos estabelecidos em conferências internacionais, a EA passou a ser integrada à gestão ambiental com o objetivo de promover práticas que incentivassem a consciência, o engajamento e o sentimento de pertencimento das populações em relação ao ambiente da Unidade de Conservação (UC). Diante de sua relevância, a EA tem sido objeto de análise e discussão em diferentes instâncias e áreas do conhecimento, principalmente no que diz respeito à sua inserção em Áreas Protegidas (APs). Nesse sentido, o estudo teve como objetivo analisar as práticas de EA desenvolvidas no Parque Nacional de Brasília (PNB) entre 2020 e 2024, evidenciando seu potencial como UC para além do seu uso recreativo. Para tanto, foram adotados procedimentos metodológicos fundamentados no método hipotético-dedutivo, organizados em três etapas principais. A primeira consistiu na revisão bibliográfica e documental, com levantamento de legislações, planos e relatórios institucionais relacionados à gestão da UC e à atuação do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Parque. A segunda etapa envolveu entrevistas estruturadas com servidores, colaboradores e voluntários do NEA, além de observações diretas no campo. Na terceira etapa, os dados coletados foram submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, organizados em categorias que permitiram interpretar os significados atribuídos às práticas de EA e os sentidos geográficos de lugar e território nelas envolvidos. Como resultado, a pesquisa evidenciou que as práticas de EA desenvolvidas pelo NEA/PNB, têm extrapolado a função recreativa da unidade, demonstrando seu potencial enquanto espaço educativo e transformador. Diante de desafios institucionais e sociais, observou-se uma atuação significativa junto às comunidades, na perspectiva de fortalecer vínculos afetivos, senso de pertencimento e o engajamento com o território. Tais ações tendem a contribuir para a formação de uma consciência socioambiental crítica e corresponsável, reafirmando o papel do PNB como um lugar e território de aprendizagem e de construção de práticas voltadas à justiça socioambiental, ao uso responsável dos recursos e ao fortalecimento de vínculos.
Abstract: Environmental Education (EE) is recognized as an important strategy in environmental management, especially in light of the socio-environmental issues that have intensified over recent decades. Based on discussions and agreements established at international conferences, EE began to be integrated into environmental management with the aim of promoting practices that encourage awareness, engagement, and a sense of belonging among local populations regarding the environment within Conservation Units (CUs). Given its relevance, EE has been the subject of analysis and discussion in various forums and fields of knowledge, particularly concerning its implementation in Protected Areas (PAs). In this context, the objective of this study was to analyze the EE practices developed in the Brasília National Park (PNB) between 2020 and 2024, highlighting its potential as a CU that goes beyond recreational use. To this end, methodological procedures were adopted based on the hypothetical-deductive method, organized into three main stages. The first consisted of a bibliographic and documentary review, including the collection of legislation, plans, and institutional reports related to the management of the CU and the work of the Environmental Education Center (NEA) of the Park. The second stage involved structured interviews with staff, collaborators, and NEA volunteers, in addition to direct field observations. In the third stage, the data collected were analyzed using Content Analysis techniques, and organized into categories that made it possible to interpret the meanings attributed to EE practices and the geographical notions of place and territory involved in them. As a result, the research demonstrated that the EE practices developed by NEA/PNB have gone beyond the recreational function of the unit, highlighting its potential as an educational and transformative space. In the face of institutional and social challenges, a significant engagement with local communities was observed, aiming to strengthen emotional bonds, foster a sense of belonging, and promote territorial engagement. Such actions tend to contribute to the development of a critical and co-responsible socio-environmental awareness, reaffirming the role of PNB as a place and territory of learning and of fostering practices aimed at socioenvironmental justice, the responsible use of natural resources, and the strengthening of social and territorial bonds.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Geografia (ICH GEA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.