| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Silva, Maria do Socorro Ferreira da | pt_BR |
| dc.contributor.author | Pereira, Matheus Luiz da Silva | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-24T18:15:30Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-24T18:15:30Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-24 | - |
| dc.date.submitted | 2025-08-25 | - |
| dc.identifier.citation | PEREIRA, Matheus Luiz da Silva. O Parque Nacional de Brasília para além das piscinas : uma análise geográfica das práticas de educação ambiental. 2025. 126 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52915 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | A Educação Ambiental (EA) é reconhecida como uma importante estratégia na gestão
ambiental, especialmente diante das problemáticas socioambientais intensificadas ao
longo das últimas décadas. A partir de debates e acordos estabelecidos em
conferências internacionais, a EA passou a ser integrada à gestão ambiental com o
objetivo de promover práticas que incentivassem a consciência, o engajamento e o
sentimento de pertencimento das populações em relação ao ambiente da Unidade de
Conservação (UC). Diante de sua relevância, a EA tem sido objeto de análise e
discussão em diferentes instâncias e áreas do conhecimento, principalmente no que
diz respeito à sua inserção em Áreas Protegidas (APs). Nesse sentido, o estudo teve
como objetivo analisar as práticas de EA desenvolvidas no Parque Nacional de
Brasília (PNB) entre 2020 e 2024, evidenciando seu potencial como UC para além do
seu uso recreativo. Para tanto, foram adotados procedimentos metodológicos
fundamentados no método hipotético-dedutivo, organizados em três etapas principais.
A primeira consistiu na revisão bibliográfica e documental, com levantamento de
legislações, planos e relatórios institucionais relacionados à gestão da UC e à atuação
do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) do Parque. A segunda etapa envolveu
entrevistas estruturadas com servidores, colaboradores e voluntários do NEA, além
de observações diretas no campo. Na terceira etapa, os dados coletados foram
submetidos à técnica de Análise de Conteúdo, organizados em categorias que
permitiram interpretar os significados atribuídos às práticas de EA e os sentidos
geográficos de lugar e território nelas envolvidos. Como resultado, a pesquisa
evidenciou que as práticas de EA desenvolvidas pelo NEA/PNB, têm extrapolado a
função recreativa da unidade, demonstrando seu potencial enquanto espaço
educativo e transformador. Diante de desafios institucionais e sociais, observou-se
uma atuação significativa junto às comunidades, na perspectiva de fortalecer vínculos
afetivos, senso de pertencimento e o engajamento com o território. Tais ações tendem
a contribuir para a formação de uma consciência socioambiental crítica e
corresponsável, reafirmando o papel do PNB como um lugar e território de
aprendizagem e de construção de práticas voltadas à justiça socioambiental, ao uso
responsável dos recursos e ao fortalecimento de vínculos. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | O Parque Nacional de Brasília para além das piscinas : uma análise geográfica das práticas de educação ambiental | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Áreas protegidas | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Território | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Lugar | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Unidade de conservação | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Environmental Education (EE) is recognized as an important strategy in environmental
management, especially in light of the socio-environmental issues that have intensified
over recent decades. Based on discussions and agreements established at
international conferences, EE began to be integrated into environmental management
with the aim of promoting practices that encourage awareness, engagement, and a
sense of belonging among local populations regarding the environment within
Conservation Units (CUs). Given its relevance, EE has been the subject of analysis
and discussion in various forums and fields of knowledge, particularly concerning its
implementation in Protected Areas (PAs). In this context, the objective of this study
was to analyze the EE practices developed in the Brasília National Park (PNB)
between 2020 and 2024, highlighting its potential as a CU that goes beyond
recreational use. To this end, methodological procedures were adopted based on the
hypothetical-deductive method, organized into three main stages. The first consisted
of a bibliographic and documentary review, including the collection of legislation, plans,
and institutional reports related to the management of the CU and the work of the
Environmental Education Center (NEA) of the Park. The second stage involved
structured interviews with staff, collaborators, and NEA volunteers, in addition to direct
field observations. In the third stage, the data collected were analyzed using Content
Analysis techniques, and organized into categories that made it possible to interpret
the meanings attributed to EE practices and the geographical notions of place and
territory involved in them. As a result, the research demonstrated that the EE practices
developed by NEA/PNB have gone beyond the recreational function of the unit,
highlighting its potential as an educational and transformative space. In the face of
institutional and social challenges, a significant engagement with local communities
was observed, aiming to strengthen emotional bonds, foster a sense of belonging, and
promote territorial engagement. Such actions tend to contribute to the development of
a critical and co-responsible socio-environmental awareness, reaffirming the role of
PNB as a place and territory of learning and of fostering practices aimed at socioenvironmental justice, the responsible use of natural resources, and the strengthening
of social and territorial bonds. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
| dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|