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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52899
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Title: A mochila está toda rasgada, mas está cheia : as fronteiras da identidade docente na alfabetização em tempo de Covid-19
Authors: Souto, Natália Queiroz de Oliveira
Orientador(es):: Borges, Fabricia Teixeira
Assunto:: Construção identitária
Docentes
Tecnologias digitais
Desenvolvimento humano
Dialogismo
Pandemia
Issue Date: 23-Oct-2025
Citation: SOUTO, Natália Queiroz de Oliveira. A mochila está toda rasgada, mas está cheia : as fronteiras da identidade docente na alfabetização em tempo de Covid-19. 2025. 327 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Abstract: Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a constituição identitária docente e os processos emergidos da atuação profissional remota, mediada por tecnologias digitais nos anos iniciais do ensino fundamental – alfabetização – no contexto da crise pandêmica de COVID-19. A investigação é impulsionada a partir dos pressupostos epistemológicos da Psicologia HistóricoCultural como um processo compreensivo que percebe a dinâmica sócio-histórica e cultural em transformação e em interação com o desenvolvimento humano. Sucedendo ao desenvolvimento teórico, constituíram-se também como arcabouços conceituais: os estudos bakhtinianos sobre o dialogismo; a teoria do posicionamento na constituição identitária dos professores como estética de si; e as articulações entre trabalho pedagógico e docência na cultura digital em meio à disrupção ocasionada pela pandemia. Metodologicamente, tem-se o delineamento de um estudo qualitativo que caracteriza uma pesquisa narrativa, com a valorização da experiência vivida, a sequência temporal dos eventos, e o contexto social e cultural em que a narrativa é produzida e contada. Foram estratégias procedimentais: a produção de uma narrativa de escrita coletiva em documento de edição online; a realização de duas rodas de conversa com 12 professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino do Distrito Federal, que haviam mediado suas intervenções pedagógicas por meio das tecnologias digitais durante a pandemia, especialmente nos anos de 2020 e 2021. A análise das informações orienta-se mediante os princípios preconizados pela análise temática dialógica. As informações produzidas a partir dos enunciados da narrativa escrita coletivamente e das rodas de conversa foram trianguladas e consolidaram as temáticas que são discutidas à luz dos aportes teóricos: 1) Reinvenção e Desenvolvimento Profissional e Pessoal; 2) Reverberações Socioemocionais; 3) Colaboração e Conexão Humana; 4) Gestão do Tempo; e, 5) Avanço da Fluência Digital das Professoras. É defendida a tese de que a atuação das professoras alfabetizadoras nos contextos de rupturas e transição, como foi o caso da atuação na pandemia, com o atravessamento da discursividade social, resultou na desestabilização e reconfiguração da constituição identitária como estética de si dessas profissionais. Essa desestabilização e reconfiguração identitária manifestaram-se à medida que as professoras enfrentaram a perda da presencialidade física e dos recursos pedagógicos habituais, adaptaram-se ao cronotopo virtual das TDICs, mediaram o ensino remotamente em contextos de desigualdade e construíram novas formas de interação com alunos e famílias. A necessidade de responder aos discursos sociais sobre seu papel e de desenvolver novas competências digitais levou a um reposicionamento profissional e a uma nova estética de si, forjada nos desafios e aprendizados da atuação remota, o que impactou a percepção das próprias capacidades e do fazer docente. Ressaltamos a importância da formação continuada, do acesso equitativo às tecnologias e da valorização profissional para a garantia de uma educação de qualidade em contextos disruptivos. As conclusões do estudo contribuem para a compreensão da complexa relação entre docência, tecnologia e identidade profissional em cenários de crise, ao oferecer subsídios para a formulação de políticas públicas e práticas pedagógicas mais eficazes.
Abstract: This research aims to analyze teacher identity formation and the processes emerging from remote professional practice, mediated by digital technologies, in the early elementary grades – specifically literacy instruction – within the context of the COVID-19 pandemic. The investigation is driven by the epistemological principles of Historical-Cultural Psychology, viewed as a comprehensive process perceiving transforming socio-historical and cultural dynamics in interaction with human development. Building on this theoretical development, the conceptual frameworks also included: Bakhtinian studies on dialogism; positioning theory regarding teacher identity formation as an aesthetics of the self; and the connections between pedagogical work and teaching practice within digital culture amidst the pandemic-induced disruption. Methodologically, this study employed a qualitative, narrative research approach, valuing lived experience, the temporal sequence of events, and the social and cultural context in which narratives are produced and shared. Procedural strategies included: the production of a collective narrative writing in an online collaborative document; and conducting two conversation circles with 12 literacy teachers from the Federal District public school system who mediated their teaching via digital technologies during the pandemic, particularly in 2020 and 2021. Data analysis was guided by the principles of dialogical thematic analysis. Data generated from the statements in the collective narrative and conversation circles were triangulated, consolidating into themes discussed in light of the theoretical framework: 1) Reinvention and Professional/Personal Development; 2) Socioemotional Reverberations; 3) Collaboration and Human Connection; 4) Time Management; and 5) Advancement in Teachers' Digital Fluency. The study posits that the experiences of literacy teachers in contexts of disruption and transition, such as the pandemic, intersected by social discourse, resulted in the destabilization and reconfiguration of these professionals' identity formation, conceptualized as an aesthetics of the self. This identity destabilization and reconfiguration was manifested as teachers faced the loss of physical presence and customary pedagogical resources, adapted to the virtual chronotope of Information and Communication Technologies (ICTs), mediated remote teaching in contexts of inequality, and constructed new forms of interaction with students and families. The need to respond to social discourses about their role and develop new digital competencies led to professional repositioning and a new aesthetics of the self, forged in the challenges and lessons learned from remote practice, impacting their perceptions of their own capabilities and teaching practice. We emphasize the importance of continuing education, equitable access to technologies, and professional recognition to ensure quality education in disruptive contexts. The study's conclusions contribute to understanding the complex relationship between teaching, technology, and professional identity in crisis contexts, informing the development of more effective public policies and pedagogical practices.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED)
Description: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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