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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires dept_BR
dc.contributor.authorQueiroz, Andresa Carolina Caixeta Campos dept_BR
dc.date.accessioned2025-10-23T18:31:13Z-
dc.date.available2025-10-23T18:31:13Z-
dc.date.issued2025-10-23-
dc.date.submitted2024-11-29-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Andresa Carolina Caixeta Campos de. O (im)possível mal-estar docente no contexto da escola em tempo integral: reflexões à luz da Psicanálise e Educação. 2024. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52873-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractSegundo Freud (1925), educar é uma das profissões da ordem do impossível, evidenciando os desafios enfrentados pelos educadores. Para Freud (1930), o mal-estar é inerente à vida em sociedade e inevitavelmente atinge os professores. No contexto do Ensino Integral em Tempo Integral (PROEITI), este estudo busca, à luz da psicanálise e educação, investigar se a rotina dos professores dessa modalidade está associada à manifestação de sintomas de mal- estar profissional, considerando as demandas específicas do modelo. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou entrevistas semiestruturadas e memórias educativas com seis professoras do Ensino Fundamental I da Rede Pública do DF. A análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) identificou três eixos temáticos: “a constituição do ser docente”; “o estudante e a escola em tempo integral na ótica docente”; e “o exercício da docência na escola em tempo integral: entre o bem e o mal-estar”. Os resultados apontam que, embora o PROEITI não seja a causa direta do sofrimento docente, atua como catalisador, intensificando o mal-estar. Isso se deve à sobrecarga de funções pedagógicas, burocráticas e emocionais, à precarização escolar e às demandas por resultados. Além disso, o modelo desconsidera os ritmos individuais das crianças, restringindo sua vivência plena da infância, o que também impacta os docentes. Assim, o mal-estar transcende questões estruturais e se enraíza na subjetividade do professor, influenciada por aspectos político-sociais e pela própria essência da profissão, comprometendo sua saúde emocional e a dinâmica pedagógica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO (im)possível mal-estar docente no contexto da escola em tempo integral : reflexões à luz da Psicanálise e Educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMal-estar docentept_BR
dc.subject.keywordPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação integralpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1According to Freud (1925), educating is one of the impossible professions, highlighting the challenges faced by educators. For Freud (1930), discomfort is inherent to life in society and inevitably affects teachers. In the context of Full-Time Comprehensive Education (PROEITI), this study seeks, in the light of psychoanalysis and education, to investigate whether the routine of teachers in this modality is associated with the manifestation of symptoms of professional malaise, considering the specific demands of the model . The research, with a qualitative approach, used semi-structured interviews and educational memories with six elementary school teachers from the DF Public Network.The content analysis proposed by Bardin (2016) identified three thematic axes: “the constitution of being a teacher”; “the student and the full-time school from a teaching perspective”; and “full-time teaching at school: between good and bad”. The results indicate that, although PROEITI is not the direct cause of teacher suffering, it acts as a catalyst, intensifying discomfort. This is due to the overload of pedagogical, bureaucratic and emotional functions, the precariousness of schooling and the demands for results. Furthermore, the model disregards children's individual rhythms, restricting their full childhood experience, which also impacts teachers. Thus, malaise transcends structural issues and takes root in the teacher's subjectivity, influenced by political-social aspects and the very essence of the profession, compromising their emotional health and pedagogical dynamics.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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