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Título: Estratégias inovadoras de aprendizagem na educação a distância : capacitação e desenvolvimento de servidores da Universidade de Brasília
Autor(es): Silva, Monica Regiane Wanderley da
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Aprendizagem organizacional
Servidores públicos - capacitação
Inovação em serviços públicos
Educação a distância
Estratégias de aprendizagem
Data de publicação: 21-out-2025
Referência: SILVA, Monica Regiane Wanderley da. Estratégias inovadoras de aprendizagem na educação a distância: capacitação e desenvolvimento de servidores da Universidade de Brasília. 2025. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Governança e Inovação em Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A capacitação e o desenvolvimento de servidores são áreas estratégicas do setor público. Uma das finalidades da Administração Pública é promover qualidade dos serviços prestados à sociedade, especialmente em um cenário de intensas transformações tecnológicas. O reconhecimento do servidor público como protagonista desse processo já é um avanço. Pois torna-se indispensável o processo contínuo de aprendizagem organizacional, por meio de ações de capacitação e desenvolvimento. Nesse contexto, a Educação a Distância (EaD) surge como uma modalidade promissora, flexível e inovadora, mas que enfrenta o desafio de promover uma aprendizagem significativa e engajadora. Diante disso, o objetivo geral do estudo consiste em analisar as estratégias da educação a distância utilizadas em ações de capacitação e desenvolvimento no governo federal brasileiro, buscando aprimorar as ações, possibilitar aprendizagem ao servidor público da Universidade de Brasília (UnB) e seu aperfeiçoamento contínuo. A pesquisa, de natureza aplicada com abordagem qualitativa, utilizou como procedimentos a revisão sistemática da literatura e a pesquisa documental. Foram mapeadas as estratégias da universidade e identificadas as práticas de outras sete organizações públicas que são referências na área. A análise comparativa dos dados revelou o uso predominante de materiais textuais e videoaulas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) com estrutura modular e sequencial. Nas atividades predominam os questionários, ressaltando aqueles com feedback automatizado e atividades com aplicação prática. Destacam-se entre as práticas inovadoras identificadas, o microlearning (microaprendizagem), a gamificação (jogos educativos) e os recursos educacionais abertos. Entretanto, os principais desafios identificados foram manter o engajamento dos participantes em cursos autoinstrucionais e a necessidade de diversificar as metodologias. Como resultado da pesquisa aplicada, propõe-se um Produto Técnico-Tecnológico (PTT): o AVA "Aprendix", um portal de microaprendizagem para a UnB, implementando as boas práticas e recomendações levantadas, como o uso de metodologias ativas, inteligência artificial e ferramentas de interação, para personalização da aprendizagem.
Abstract: The training and development of civil servants are strategic areas in the public sector. One of the purposes of public administration is to promote the quality of services provided to society, especially in a scenario of intense technological change. The recognition of public servants as protagonists in this process is already a step forward. This is because the continuous process of organizational learning, through training and development actions, is indispensable. In this context, distance learning (DL) emerges as a promising, flexible and innovative modality, but one that faces the challenge of promoting meaningful and engaging learning. Given this, the general objective of the study is to analyse the distance learning strategies used in training and development actions in the Brazilian federal government, seeking to improve actions, enable learning for public servants at the University of Brasília (UnB) and their continuous improvement. The research, which is applied in nature with a qualitative approach, used systematic literature review and documentary research as procedures. The university's strategies were mapped and the practices of seven other public organizations that are benchmarks in the field were identified. Comparative analysis of the data revealed the predominant use of textual materials and video lessons in Virtual Learning Environments (VLEs) with a modular and sequential structure. Questionnaires predominate in the activities, with an emphasis on those with automated feedback and activities with practical application. Among the innovative practices identified, microlearning, gamification and open educational resources stand out. However, the main challenges identified were maintaining participant engagement in selfinstructional courses and the need to diversify methodologies. As a result of the applied research, a Technical-Technological Product is proposed: the VLE “Aprendix”, a microlearning portal for UnB, implementing the good practices and recommendations raised, such as the use of active methodologies, artificial intelligence and interaction tools, for personalising learning.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Universidade de Brasília, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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