Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52826
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MarceloCampeloNoronha_DISSERT.pdf666,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Dimensionamento e alocação da força de trabalho : um estudo de caso no Superior Tribunal de Justiça
Autor(es): Noronha, Marcelo Campelo
Orientador(es): Menezes, Elisabeth Aparecida Corrêa
Assunto: Dimensionamento da força de trabalho
Alocação de pessoas
Governança
Data de publicação: 21-out-2025
Referência: NORONHA, Marcelo Campelo. Dimensionamento e alocação da força de trabalho: um estudo de caso no Superior Tribunal de Justiça. 2025. 63 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Governança e Inovação em Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A bibliografia sobre os diversos modelos de dimensionamento da força de trabalho aponta para uma prática que induz a organização a possuir um número convergente de colaboradores, com habilidades certas e suficientes para atender as demandas operacionais e estratégicas específicas, figurando como essencial na gestão de recursos humanos. Assim, esta pesquisa teve como objetivo geral a análise do modelo de dimensionamento e alocação da Força de Trabalho adotado pelo Superior Tribunal de Justiça a partir dos relatos de agentes da instituição. Adotando-se metodologia qualitativa, foi realizado um estudo de caso junto a oito servidores do tribunal por meio de entrevistas semiestruturadas. De acordo com os resultados a política de alocação de pessoas já se encontra-se consolidada, inclusive tendo estrutura organizacional específica, embora tenha sido considerada em estágio de desenvovimento, ainda a ser mais bem desenvolvida; já o dimensionamento de força de trabalho encontra-se em estágio mais incipiente, ocorrendo de forma não tão vinculada a diversos outros processos macroorganizacionais. Ainda de acordo com os resultados, alguns problemas foram sinalizados, em especial o sentimento de deficiência no suporte organizacional ofertado pelos gestores responsáveis, e a ausência de ações tempestivas para alocação de servidores, respectivamente. Em conclusão, ações foram recomendadas por participantes da pesquisa, como maior integração entre alocação de pessoas e planejamento institucional; maior celeridade do processo alocativo; melhor aproveitamento de talentos e competências na produção das políticas; utilização mais acentuada de incentivos específicos para a alocação de pessoas; maior participação e formalização institucional; maior capacitação de gestores para o processo alocativo; maior intercâmbio com outras ferramentas organizacionais e até incentivo à terceirização. O estudo culminou em relatório técnico de consultoria em que estão concentradas as principais informações e são resumidas as contribuições mais destacadas, inclusive com ferramentas e exemplos correspondentes.
Abstract: The literature on the various workforce sizing models points to a practice that induces the organization to have a convergent number of employees, with the right and sufficient skills to meet specific operational and strategic demands, figuring as essential in human resources management. Thus, the general objective of this research was to analyze the workforce sizing and allocation model adopted by the Superior Court of Justice based on reports from agents of the institution. Adopting a qualitative methodology, a case study was conducted with eight court employees through semi-structured interviews. According to the results, the personnel allocation policy is already consolidated, including having a specific organizational structure, although it was considered to be in a development stage, still to be better developed; workforce sizing is in a more incipient stage, occurring in a way that is not so linked to several other macro-organizational processes. According to the results, some problems were also highlighted, especially the feeling of lack of organizational support provided by the managers in charge, and the lack of timely actions for staff allocation, respectively. In conclusion, actions were recommended by the research participants, such as greater integration between staff allocation and institutional planning; greater speed in the allocation process; better use of talents and skills in the production of policies; greater use of specific incentives for staff allocation; greater institutional participation and formalization; greater training of managers for the allocation process; greater exchange with other organizational tools and even incentives for outsourcing. The study culminated in a technical consultancy report in which the main information is concentrated and the most notable contributions are summarized, including corresponding tools and examples.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Universidade de Brasília, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.