http://repositorio.unb.br/handle/10482/52819| Arquivo | Tamanho | Formato | |
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| KetyDaSilvaSangaleti_DISSERT.pdf | 768,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
| Título: | A comunicação interna na Universidade de Brasília (UnB) : desafios e oportunidades de melhoria |
| Autor(es): | Sangaleti, Kety da Silva |
| Orientador(es): | Menezes, Elisabeth Aparecida Corrêa |
| Assunto: | Universidade de Brasília Universidades e faculdades públicas Comunicação interna Comunicação nas organizações |
| Data de publicação: | 21-out-2025 |
| Data de defesa: | 17-jul-2025 |
| Referência: | SANGALETI, Kety da Silva. A comunicação interna na Universidade de Brasília (UnB) : desafios e oportunidades de melhoria. 2025. 73 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Governança e Inovação em Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
| Resumo: | A comunicação é um meio de expressar necessidades e sentimentos e é um dos maiores desafios enfrentados no mundo profissional. Dependendo da maneira como as palavras são usadas, o receptor pode sentir-se valorizado ou devastado, uma vez que as palavras remetem a sentimentos que podem ser positivos ou não e podem interferir no desempenho profissional (Rosenberg, 2006). Nesse sentido, essa pesquisa teve como objetivo geral identificar a percepção de servidores acerca dos meios de comunicação interna utilizados na Universidade de Brasília (UnB). Para embasar a investigação, foi realizada uma revisão bibliográfica abordando o cenário contemporâneo das universidades públicas brasileiras, a relevância da comunicação como fator de integração nas organizações, e a comunicação interna como elemento essencial para uma gestão com visão sistêmica e voltada ao alcance dos objetivos institucionais. A metodologia adotada seguiu uma abordagem quantitativa, com estratégia baseada na triangulação de dados. Para isso, utilizou-se pesquisa de dados secundários disponíveis no site institucional da universidade, bem como a aplicação de um questionário semiestruturado, distribuído online, tendo como amostra 331 respondentes entre servidores técnico-administrativos e docentes. Os resultados demonstraram uma avaliação predominantemente positiva das práticas de comunicação interna da universidade, sem ocorrência significativa de discordância, no entanto, foram observadas algumas oportunidades de melhorias, com base nos itens que apresentaram menor grau de concordância e nas barreiras comunicacionais mencionadas nas questões abertas. Com isso, foram sugeridas ações voltadas para sistematização da Intranet institucional, na formalização e divulgação clara dos processos internos, na ampliação do uso do e-mail institucional como ferramenta de comunicação oficial, na consolidação do portal da universidade como instrumento de trabalho, além da promoção de uma cultura organizacional pautada na comunicação efetiva e no compartilhamento de informações, o que culminou na produção de um Produto Técnico Tecnológico para mitigar as falhas na comunicação interna. |
| Abstract: | Communication is a means of expressing needs and emotions, and it stands as one of the greatest challenges in the professional world. Depending on how words are used, the receiver may feel valued or diminished, as language evokes emotions that can be either positive or negative, potentially affecting professional performance (Rosenberg, 2006). In this context, the main objective of this research was to identify the perception of public servants regarding the internal communication channels used at the University of Brasília (UnB). To support the investigation, a literature review was conducted addressing the contemporary context of Brazilian public universities, the relevance of communication as an integration factor within organizations, and internal communication as an essential element for management with a systemic vision focused on achieving institutional goals. The methodology adopted followed a quantitative approach, with a data triangulation strategy. This included the use of secondary data available on the university’s institutional website, as well as the application of an online semi-structured questionnaire, with a sample of 331 respondents comprising technical-administrative staff and faculty members. The results indicated a predominantly positive assessment of the university’s internal communication practices, with no significant levels of disagreement. However, some opportunities for improvement were identified based on the items with lower agreement scores and on communication barriers reported in the open-ended responses. As a result, actions were suggested to systematize the institutional intranet, formalize and clearly disseminate internal processes, expand the use of institutional email as an official communication tool, strengthen the university's portal as a work instrument, and promote an organizational culture grounded in effective communication and information sharing. These findings supported the development of a Technological Product aimed at addressing internal communication gaps. |
| Unidade Acadêmica: | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) |
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Universidade de Brasília, 2025. |
| Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas, Mestrado Profissional |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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