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Título: Protagonismo infantil : a participação da criança em ações educativas articuladas às políticas públicas – a Plenarinha do Distrito Federal
Autor(es): Severo, Thaila Karoline Furtado
Orientador(es): Demo, Pedro
Assunto: Rede Pública de Ensino do Distrito Federal
Protagonismo infantil
Primeira infância
Políticas públicas educacionais
Data de publicação: 21-out-2025
Referência: SEVERO, Thaila Karoline Furtado. Protagonismo infantil: a participação da criança em ações educativas articuladas às políticas públicas – a Plenarinha do Distrito Federal. 2025. 156 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: O presente projeto de pesquisa apresenta uma análise acerca do projeto Plenarinha, promovido pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, como proposta de política pública para a promoção de participação e protagonismo de crianças da primeira infância matriculadas na rede pública de ensino. Dessa forma, este trabalho se propõe a analisar a proposta da secretaria e verificar como tem sido a participação e o protagonismo das crianças da educação infantil no contexto escolar da rede pública de ensino do DF. Para a realização de tal apreciação, foi realizado um estudo documental e pesquisa empírica em escolas que oferecem educação infantil e aplicam a Plenarinha. Os resultados permitem uma avaliação crítica do projeto proposto nos últimos dez anos e uma reflexão sobre o papel dos atores envolvidos no processo. Dessa forma, é possível pensar em maneiras de aprimorar a participação e o protagonismo na primeira infância na rede pública de ensino do Distrito Federal.
Abstract: This research project presents an analysis of the Plenarinha project, promoted by the Education Secretariat of the Federal District as a proposal for public policy to promote the participation and protagonism of children in early childhood enrolled in the public school system. Thus, this work aims to analyze the secretariat's proposal and examine how the participation and protagonism of early childhood children in the school context of the public school system in the DF have been. To carry out such an assessment, a documentary study and empirical research were conducted in schools that offer early childhood education and implement Plenarinha. The results allow for a critical evaluation of the proposed project over the past ten years and a reflection on the role of the actors involved in the process. In this way, it is possible to consider ways to improve participation and protagonism in early childhood in the public school system of the Federal District.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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