| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Demo, Pedro | - |
| dc.contributor.author | Severo, Thaila Karoline Furtado | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-21T12:51:48Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-21T12:51:48Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-21 | - |
| dc.date.submitted | 2025-03-31 | - |
| dc.identifier.citation | SEVERO, Thaila Karoline Furtado. Protagonismo infantil: a participação da criança em ações educativas articuladas às políticas públicas – a Plenarinha do Distrito Federal. 2025. 156 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52806 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente projeto de pesquisa apresenta uma análise acerca do projeto Plenarinha, promovido
pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, como proposta de política pública para a
promoção de participação e protagonismo de crianças da primeira infância matriculadas na rede
pública de ensino. Dessa forma, este trabalho se propõe a analisar a proposta da secretaria e
verificar como tem sido a participação e o protagonismo das crianças da educação infantil no
contexto escolar da rede pública de ensino do DF. Para a realização de tal apreciação, foi
realizado um estudo documental e pesquisa empírica em escolas que oferecem educação infantil
e aplicam a Plenarinha. Os resultados permitem uma avaliação crítica do projeto proposto nos
últimos dez anos e uma reflexão sobre o papel dos atores envolvidos no processo. Dessa forma,
é possível pensar em maneiras de aprimorar a participação e o protagonismo na primeira
infância na rede pública de ensino do Distrito Federal. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Protagonismo infantil : a participação da criança em ações educativas articuladas às políticas públicas – a Plenarinha do Distrito Federal | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Rede Pública de Ensino do Distrito Federal | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Protagonismo infantil | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Primeira infância | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This research project presents an analysis of the Plenarinha project, promoted by the Education
Secretariat of the Federal District as a proposal for public policy to promote the participation
and protagonism of children in early childhood enrolled in the public school system. Thus, this
work aims to analyze the secretariat's proposal and examine how the participation and
protagonism of early childhood children in the school context of the public school system in the
DF have been. To carry out such an assessment, a documentary study and empirical research
were conducted in schools that offer early childhood education and implement Plenarinha. The
results allow for a critical evaluation of the proposed project over the past ten years and a
reflection on the role of the actors involved in the process. In this way, it is possible to consider
ways to improve participation and protagonism in early childhood in the public school system
of the Federal District. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|