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Título: Maternidade e sistema socioeducativo : um olhar sobre meninas mães e gestantes na medida socioeducativa de semiliberdade do Distrito Federal
Autor(es): Gratão, Paula Guimarães
Orientador(es): Souza, Tatiana Yokoy de
Assunto: Semiliberdade feminina
Medidas socioeducativas em meio aberto
Maternidade
Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 21-out-2025
Referência: GRATÃO, Paula Guimarães. Maternidade e sistema socioeducativo: um olhar sobre meninas mães e gestantes na medida socioeducativa de semiliberdade do Distrito Federal. 2025. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: As questões relacionadas à maternidade no contexto da medida socioeducativa de semiliberdade ainda são pouco conhecidas. Os escassos estudos sobre maternidade no contexto socioeducativo se referem ao contexto da internação e são comparados com a maternidade de mulheres adultas no sistema prisional. A pesquisa investigou a trajetória institucional de meninas mães e gestantes que cumprem ou já cumpriram a medida socioeducativa de semiliberdade no DF, triangulando análise documental e entrevistas com as meninas e a equipe socioeducativa. Os objetivos incluíram analisar as significações das meninas e da equipe da semiliberdade sobre o exercício da maternidade no contexto socioeducativo e analisar como o sistema socioeducativo atua para a garantia de direitos das meninas. Os resultados revelaram trajetórias marcadas por vulnerabilidades socioeconômicas, violações de direitos e dificuldades de acesso a políticas públicas. O Poder Judiciário frequentemente atua de forma punitivista, priorizando medidas socioeducativas em detrimento de medidas protetivas, necessárias à superação das desigualdades vivenciadas por essas meninas e suas famílias. O perfil sociodemográfico das participantes corroborou achados nacionais: maioria negra, residente em periferias, com baixa escolaridade, baixa renda, e com familiares institucionalizados. Entretanto, três diferenças emergiram em relação aos dados nacionais: predominância de roubo e tentativa de homicídio como atos infracionais; faixa etária ligeiramente superior; e diversidade de arranjos familiares. As significações da maternidade no contexto da semiliberdade associaram-se a padrões intergeracionais de gravidez precoce e maternidade solo, com relatos de desejo das meninas de constituir família própria, mesmo diante de redes de apoio fragilizadas. A pequena quantidade de meninas na unidade de semiliberdade permitiu vínculos mais profundos com a equipe, facilitando acompanhamento especializado individualizado e mediação no acesso a políticas públicas. Destaca-se a criação de uma modalidade remota de semiliberdade para as meninas mães e gestantes, permitindo seu convívio familiar e comunitário, que demanda estudos futuros. Apesar de a amostra da pesquisa ser restrita ao DF, os dados alinham-se à literatura nacional, evidenciando a necessidade de políticas intersetoriais para garantia de direitos de meninas mães e gestantes em atendimento socioeducativo. A pesquisa amplia o debate sobre maternidade no sistema socioeducativo e contribui para a escassa literatura sobre semiliberdade. Reforça-se a urgência de programas pós-medida socioeducativa e maior articulação entre instituições do Sistema de Garantia de Direitos, assegurando apoio contínuo para autonomia, proteção social e exercício digno da maternidade de meninas mães e gestantes.
Abstract: Issues related to motherhood in the context of the semi-open custody socio-educational measure in the Brazilian Juvenile Justice System remain poorly understood. The limited existing studies on motherhood in socio-educational settings primarily focus on institutional confinement or draw comparisons with motherhood among adult women in the prison system. This study investigated the institutional trajectories of adolescent mothers and pregnant girls undergoing or having completed the semi-open custody socio-educational measure in Brazil’s Federal District (DF), combining document analysis with interviews with the adolescents and socio-educational staff. The objectives included examining the meanings attributed to motherhood within this context by both the adolescents and staff, as well as analyzing how the socio-educational system operates to safeguard their rights. The findings revealed trajectories marked by socioeconomic vulnerabilities, rights violations, and limited access to public policies. The judiciary often adopts a punitive approach, prioritizing socio-educational measures over protective measures necessary to address the inequalities faced by these adolescents and their families. The sociodemographic profile of participants aligned with national data: predominantly Black, residing in marginalized urban areas, with low educational attainment, limited family income, and institutionalized relatives. However, three key differences emerged compared to national statistics: (1) a higher prevalence of theft and attempted homicide as infractions; (2) a slightly older age group; and (3) greater diversity in family arrangements. Motherhood within the semi-open custody socio-educational measure was associated with intergenerational patterns of adolescent pregnancy and single motherhood, with adolescents expressing a desire to establish their own families despite fragile support networks. The small number of girls in the unit facilitated deeper bonds with staff, enabling individualized support and mediation in accessing public services. Notably, a remote modality of the semi-open custody socio-educational measure was implemented for adolescent mothers, allowing family and community living—a development warranting further study. Despite the study sample was limited to the DF - Brazil), the data align with national literature, underscoring the need for intersectoral policies to protect the rights of adolescent mothers in the socio-educational system. This research expands discussions on motherhood in socio-educational contexts and contributes to the scarce literature on the semiopen custody socio-educational measure. It highlights the urgency of post-measure support programs and enhanced coordination among child rights guarantee institutions to ensure sustained assistance for autonomy, social protection, and dignified motherhood.
Unidade Acadêmica: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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