| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Souza, Tatiana Yokoy de | - |
| dc.contributor.author | Gratão, Paula Guimarães | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-21T12:44:59Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-21T12:44:59Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-21 | - |
| dc.date.submitted | 2025-06-24 | - |
| dc.identifier.citation | GRATÃO, Paula Guimarães. Maternidade e sistema socioeducativo: um olhar sobre meninas mães e gestantes na medida socioeducativa de semiliberdade do Distrito Federal. 2025. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52805 | - |
| dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | As questões relacionadas à maternidade no contexto da medida socioeducativa de
semiliberdade ainda são pouco conhecidas. Os escassos estudos sobre maternidade no
contexto socioeducativo se referem ao contexto da internação e são comparados com a
maternidade de mulheres adultas no sistema prisional. A pesquisa investigou a trajetória
institucional de meninas mães e gestantes que cumprem ou já cumpriram a medida
socioeducativa de semiliberdade no DF, triangulando análise documental e entrevistas com as
meninas e a equipe socioeducativa. Os objetivos incluíram analisar as significações das
meninas e da equipe da semiliberdade sobre o exercício da maternidade no contexto
socioeducativo e analisar como o sistema socioeducativo atua para a garantia de direitos das
meninas. Os resultados revelaram trajetórias marcadas por vulnerabilidades socioeconômicas,
violações de direitos e dificuldades de acesso a políticas públicas. O Poder Judiciário
frequentemente atua de forma punitivista, priorizando medidas socioeducativas em detrimento
de medidas protetivas, necessárias à superação das desigualdades vivenciadas por essas
meninas e suas famílias. O perfil sociodemográfico das participantes corroborou achados
nacionais: maioria negra, residente em periferias, com baixa escolaridade, baixa renda, e com
familiares institucionalizados. Entretanto, três diferenças emergiram em relação aos dados
nacionais: predominância de roubo e tentativa de homicídio como atos infracionais; faixa
etária ligeiramente superior; e diversidade de arranjos familiares. As significações da
maternidade no contexto da semiliberdade associaram-se a padrões intergeracionais de
gravidez precoce e maternidade solo, com relatos de desejo das meninas de constituir família
própria, mesmo diante de redes de apoio fragilizadas. A pequena quantidade de meninas na
unidade de semiliberdade permitiu vínculos mais profundos com a equipe, facilitando
acompanhamento especializado individualizado e mediação no acesso a políticas públicas.
Destaca-se a criação de uma modalidade remota de semiliberdade para as meninas mães e
gestantes, permitindo seu convívio familiar e comunitário, que demanda estudos futuros.
Apesar de a amostra da pesquisa ser restrita ao DF, os dados alinham-se à literatura nacional,
evidenciando a necessidade de políticas intersetoriais para garantia de direitos de meninas
mães e gestantes em atendimento socioeducativo. A pesquisa amplia o debate sobre
maternidade no sistema socioeducativo e contribui para a escassa literatura sobre
semiliberdade. Reforça-se a urgência de programas pós-medida socioeducativa e maior
articulação entre instituições do Sistema de Garantia de Direitos, assegurando apoio contínuo
para autonomia, proteção social e exercício digno da maternidade de meninas mães e
gestantes. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Maternidade e sistema socioeducativo : um olhar sobre meninas mães e gestantes na medida socioeducativa de semiliberdade do Distrito Federal | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Semiliberdade feminina | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Medidas socioeducativas em meio aberto | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Maternidade | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | Issues related to motherhood in the context of the semi-open custody socio-educational
measure in the Brazilian Juvenile Justice System remain poorly understood. The limited
existing studies on motherhood in socio-educational settings primarily focus on institutional
confinement or draw comparisons with motherhood among adult women in the prison system.
This study investigated the institutional trajectories of adolescent mothers and pregnant girls
undergoing or having completed the semi-open custody socio-educational measure in Brazil’s
Federal District (DF), combining document analysis with interviews with the adolescents and
socio-educational staff. The objectives included examining the meanings attributed to
motherhood within this context by both the adolescents and staff, as well as analyzing how
the socio-educational system operates to safeguard their rights. The findings revealed
trajectories marked by socioeconomic vulnerabilities, rights violations, and limited access to
public policies. The judiciary often adopts a punitive approach, prioritizing socio-educational
measures over protective measures necessary to address the inequalities faced by these
adolescents and their families. The sociodemographic profile of participants aligned with
national data: predominantly Black, residing in marginalized urban areas, with low
educational attainment, limited family income, and institutionalized relatives. However, three
key differences emerged compared to national statistics: (1) a higher prevalence of theft and
attempted homicide as infractions; (2) a slightly older age group; and (3) greater diversity in
family arrangements. Motherhood within the semi-open custody socio-educational measure
was associated with intergenerational patterns of adolescent pregnancy and single
motherhood, with adolescents expressing a desire to establish their own families despite
fragile support networks. The small number of girls in the unit facilitated deeper bonds with
staff, enabling individualized support and mediation in accessing public services. Notably, a
remote modality of the semi-open custody socio-educational measure was implemented for
adolescent mothers, allowing family and community living—a development warranting
further study. Despite the study sample was limited to the DF - Brazil), the data align with
national literature, underscoring the need for intersectoral policies to protect the rights of
adolescent mothers in the socio-educational system. This research expands discussions on
motherhood in socio-educational contexts and contributes to the scarce literature on the semiopen custody socio-educational measure. It highlights the urgency of post-measure support
programs and enhanced coordination among child rights guarantee institutions to ensure
sustained assistance for autonomy, social protection, and dignified motherhood. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|