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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52799
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Title: “Qual o dia da libera?” : o tempo indeterminado da medida socioeducativa de internação
Authors: Yamada, Beatriz Leão
Orientador(es):: Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Coorientador(es):: Vilarins, Natalia Pereira Gonçalves
Assunto:: Medidas socioeducativas de internação
Adolescentes em privação de liberdade
Controle social
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Issue Date: 21-Oct-2025
Citation: YAMADA, Beatriz Leão. “Qual o dia da libera?”: o tempo indeterminado da medida socioeducativa de internação. 2025. 143 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Abstract: O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) inaugurou o paradigma garantista que vigora atualmente. Entretanto, ao longo da história, o prazo destinado à medida socioeducativa de internação tem sido preservado como uma herança do modelo penal indiferenciado e tutelar. O primeiro não diferenciava adultos e adolescentes na responsabilização penal, enquanto o segundo permitia ampla intervenção do Estado na infância, adotando um viés assistencialista e paternalista. O ECA, apesar das suas inovações, estabelece que a medida socioeducativa de internação não comporta prazo determinado, limitando-se a fixar tão somente um parâmetro máximo de três anos ou liberação compulsória no caso de atingimento de 21 anos de idade. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo explorar o tempo total de cumprimento da medida socioeducativa de internação e as justificativas de sua manutenção ao longo da trajetória de adolescentes em privação de liberdade no Distrito Federal. Nesse sentido, foi empregada metodologia quantitativa e qualitativa, com base nos dados e processos da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (VEMSE/TJDFT). O estudo contou com a utilização da Análise de Sobrevivência (curva de Kaplan Meier; teste de log-rank; Regressão de Cox) e da Análise Temática. A Análise de Sobrevivência permitiu a identificação de um tempo mínimo para a medida socioeducativa de internação para os quatro atos infracionais de maior frequência - análogos ao roubo; tráfico de drogas e entorpecentes; homicídio; e latrocínio. Similarmente, foi possível observar a existência de um tempo processual distinto a partir do ato infracional. A Análise Temática revelou os aspectos subjetivos que circunscrevem o campo jurídico das decisões de manutenção da medida socioeducativa de internação a partir de quatro categorias: “tempo como amadurecimento”, “tempo como punição/proteção”, “tempo como roteiro” e “tempo como inércia”. Conclui-se que a manutenção da medida socioeducativa de internação perpassa uma série de fatores, como a gravidade do ato infracional, as concepções de desenvolvimento humano e o estabelecimento de uma padronização, em formato de “roteiro”, para a concessão de benefícios e - enfim - a liberação do adolescente. Esses elementos combinados atuam como uma forma atualizada de controle social: a espera.
Abstract: The Statute of the Child and Adolescent (ECA) introduced the guarantee-based paradigm that is currently in force. However, throughout history, the duration of juvenile internment has been preserved as a legacy of both the undifferentiated penal model and the tutelary model. The former did not distinguish between adults and adolescents in terms of criminal liability, while the latter allowed for broad State intervention in childhood, adopting an assistentialist and paternalistic approach. Despite its innovations, the ECA establishes that juvenile internment does not have a predetermined duration, setting only a maximum limit of three years or compulsory release upon reaching the age of 21. This study aims to explore the total duration of juvenile internment and the legal arguments used for their maintenance over the course of adolescents' confinement in the Federal District. To this end, a mixed-methods approach combining quantitative and qualitative methodologies was adopted, based on data and case files from the Juvenile Court of the Federal District and Territories (VEMSE/TJDFT). The study employed Survival Analysis (Kaplan-Meier curves, log-rank test, Cox regression) and Thematic Analysis. Survival Analysis identified a minimum duration for juvenile internment for the four most frequent offenses (robbery, drug trafficking, homicide, and aggravated robbery). Similarly, distinct procedural timelines were observed depending on the nature of the offense. Thematic Analysis identified four thematic categories: "time as maturation," "time as punishment/protection," "time as a script," and "time as inertia," revealing the subjective aspects underlying the legal decision-making process. In sum, the maintenance of the socio-educational measure of internment encompasses a series of factors, such as the severity of the infraction, conceptions of human development, and the establishment of a standardization, in the form of a 'script,' for granting benefits and, ultimately, the release of the adolescent. These combined elements function as an updated form of social control: making them wait.
metadata.dc.description.unidade: Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
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