http://repositorio.unb.br/handle/10482/52772
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2025_BrunaPaesDeOliveira_DISSERT.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Estratégia de monitoramento e avaliação para a Rede de Atenção Psicossocial : proposta de modelo lógico e indicadores |
Otros títulos : | Monitoring and evaluation strategy for the Psychosocial Care Network : a proposal of a logic model and indicators |
Autor : | Oliveira, Bruna Paes de |
Orientador(es):: | Carvalho, Jonas Lotufo Brant de |
Coorientador(es):: | Castro, Thiago Figueiredo de |
Assunto:: | Atenção psicossocial Avaliação de programas Serviços de saúde mental - Brasil Política de saúde mental |
Fecha de publicación : | 20-oct-2025 |
Data de defesa:: | 26-mar-2025 |
Citación : | OLIVEIRA, Bruna Paes de. Estratégia de monitoramento e avaliação para a Rede de Atenção Psicossocial: proposta de modelo lógico e indicadores. 2025. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumen : | O Brasil possui uma Política Nacional de Saúde Mental instituída desde 2001, pautada no modelo de atenção psicossocial e tendo como princípios o respeito aos direitos humanos, a valorização da participação social, a promoção da cidadania e a garantia do acesso universal aos serviços. A Rede de Atenção Psicossocial, instituída em 2011, compõe a política nacional como estratégia de integração e articulação de serviços e ações de saúde mental nos três níveis de atenção, de forma coordenada e resolutiva. Este estudo adotou uma abordagem metodológica dividida em duas etapas principais e complementares. A primeira etapa envolveu a realização de uma revisão de escopo nas bases LILACS, PubMed, Web of Science e Scopus, com o objetivo de mapear a literatura sobre indicadores de estrutura, processo e resultados aplicáveis ao monitoramento da Rede de Atenção Psicossocial. Os indicadores identificados foram categorizados à luz do framework PHCM da OMS, nas subdimensões de governança, financiamento, força de trabalho, infraestrutura, resilientes, acesso e disponibilidade, e cobertura. A segunda etapa consistiu na construção de um modelo lógico para a RAPS, elaborado a partir da análise documental e de conteúdo de normas, relatórios técnicos, portarias e diretrizes ministeriais, que organizam a estrutura da rede. Essa fase buscou compreender e mapear todos os componentes da RAPS, seus processos e a lógica causal que sustenta seu funcionamento, resultando na identificação de 13 componentes e 17 subcomponentes. Posteriormente, indicadores foram alinhados ao modelo lógico, compondo uma proposta integrada de monitoramento e avaliação da rede. A proposta resultou um conjunto de 64 indicadores, sendo 32 de estrutura, 24 de processos e produtos e 8 de resultados e impactos. A proposta reforça a importância de instrumentos de monitoramento que não apenas avaliem a oferta de serviços, mas as dimensões de gestão e governança. Este trabalho contribui, portanto, para o fortalecimento do planejamento, do monitoramento e da gestão da Rede de Atenção Psicossocial, oferecendo ferramentas que podem apoiar a gestão e subsidiar a tomada de decisão baseada em evidências. Os resultados obtidos reforçam o papel central da Rede de Atenção Psicossocial na consolidação da política pública de saúde mental, promovendo o cuidado em liberdade e a garantia dos direitos de cidadania às pessoas em sofrimento psíquico. |
Abstract: | Brazil has had a National Mental Health Policy in place since 2001, based on the psychosocial care model and guided by the principles of respect for human rights, the promotion of social participation, the advancement of citizenship, and the guarantee of universal access to services. The Psychosocial Care Network, established in 2011, is part of the national policy as a strategy for the integration and coordination of mental health services and actions across the three levels of care, in a coordinated and effective manner. This study adopted a methodological approach divided into two main and complementary stages. The first stage involved conducting a scoping review in the LILACS, PubMed, Web of Science, and Scopus databases, aiming to map the literature on structure, process, and outcome indicators applicable to the monitoring of the Psychosocial Care Network. The identified indicators were categorized based on the WHO Primary Health Care Measurement (PHCM) framework, across the subdimensions of governance, financing, workforce, infrastructure, resilience, access and availability, and coverage. The second stage consisted of the construction of a logical model for the Psychosocial Care Network, developed through documentary and content analysis of regulations, technical reports, ordinances, and ministerial guidelines that organize the network's structure. This phase aimed to understand and map all components of Psychosocial Care Network, its processes, and the causal logic that underpins its operation, resulting in the identification of 13 components and 17 subcomponents. Subsequently, indicators were aligned with the logical model, forming an integrated proposal for monitoring and evaluating the network. The proposal resulted in a set of 64 indicators: 32 related to structure, 24 to processes and outputs, and 8 to outcomes and impacts. The proposal reinforces the importance of monitoring tools that not only assess service provision but also the dimensions of management and governance. This work thus contributes to strengthening the planning, monitoring, and management of the Psychosocial Care Network, offering tools that can support administration and inform evidence-based decision-making. The results obtained underscore the central role of the Psychosocial Care Network in consolidating public mental health policy, promoting care in freedom, and ensuring citizenship rights for individuals experiencing psychological distress. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) |
Descripción : | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2025. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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