Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Jonas Lotufo Brant de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Bruna Paes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-20T15:23:33Z | - |
dc.date.available | 2025-10-20T15:23:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-20 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-26 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Bruna Paes de. Estratégia de monitoramento e avaliação para a Rede de Atenção Psicossocial: proposta de modelo lógico e indicadores. 2025. 76 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Saúde Coletiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52772 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Brasil possui uma Política Nacional de Saúde Mental instituída desde 2001,
pautada no modelo de atenção psicossocial e tendo como princípios o respeito aos
direitos humanos, a valorização da participação social, a promoção da cidadania e a
garantia do acesso universal aos serviços. A Rede de Atenção Psicossocial,
instituída em 2011, compõe a política nacional como estratégia de integração e
articulação de serviços e ações de saúde mental nos três níveis de atenção, de
forma coordenada e resolutiva. Este estudo adotou uma abordagem metodológica
dividida em duas etapas principais e complementares. A primeira etapa envolveu a
realização de uma revisão de escopo nas bases LILACS, PubMed, Web of Science e
Scopus, com o objetivo de mapear a literatura sobre indicadores de estrutura,
processo e resultados aplicáveis ao monitoramento da Rede de Atenção
Psicossocial. Os indicadores identificados foram categorizados à luz do framework
PHCM da OMS, nas subdimensões de governança, financiamento, força de
trabalho, infraestrutura, resilientes, acesso e disponibilidade, e cobertura. A segunda
etapa consistiu na construção de um modelo lógico para a RAPS, elaborado a partir
da análise documental e de conteúdo de normas, relatórios técnicos, portarias e
diretrizes ministeriais, que organizam a estrutura da rede. Essa fase buscou
compreender e mapear todos os componentes da RAPS, seus processos e a lógica
causal que sustenta seu funcionamento, resultando na identificação de 13
componentes e 17 subcomponentes. Posteriormente, indicadores foram alinhados
ao modelo lógico, compondo uma proposta integrada de monitoramento e avaliação
da rede. A proposta resultou um conjunto de 64 indicadores, sendo 32 de estrutura,
24 de processos e produtos e 8 de resultados e impactos. A proposta reforça a
importância de instrumentos de monitoramento que não apenas avaliem a oferta de
serviços, mas as dimensões de gestão e governança. Este trabalho contribui,
portanto, para o fortalecimento do planejamento, do monitoramento e da gestão da
Rede de Atenção Psicossocial, oferecendo ferramentas que podem apoiar a gestão
e subsidiar a tomada de decisão baseada em evidências. Os resultados obtidos
reforçam o papel central da Rede de Atenção Psicossocial na consolidação da
política pública de saúde mental, promovendo o cuidado em liberdade e a garantia
dos direitos de cidadania às pessoas em sofrimento psíquico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estratégia de monitoramento e avaliação para a Rede de Atenção Psicossocial : proposta de modelo lógico e indicadores | pt_BR |
dc.title.alternative | Monitoring and evaluation strategy for the Psychosocial Care Network : a proposal of a logic model and indicators | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atenção psicossocial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Avaliação de programas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviços de saúde mental - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política de saúde mental | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Castro, Thiago Figueiredo de | - |
dc.description.abstract1 | Brazil has had a National Mental Health Policy in place since 2001, based on the
psychosocial care model and guided by the principles of respect for human rights,
the promotion of social participation, the advancement of citizenship, and the
guarantee of universal access to services. The Psychosocial Care Network,
established in 2011, is part of the national policy as a strategy for the integration and
coordination of mental health services and actions across the three levels of care, in
a coordinated and effective manner. This study adopted a methodological approach
divided into two main and complementary stages. The first stage involved conducting
a scoping review in the LILACS, PubMed, Web of Science, and Scopus databases,
aiming to map the literature on structure, process, and outcome indicators applicable
to the monitoring of the Psychosocial Care Network. The identified indicators were
categorized based on the WHO Primary Health Care Measurement (PHCM)
framework, across the subdimensions of governance, financing, workforce,
infrastructure, resilience, access and availability, and coverage. The second stage
consisted of the construction of a logical model for the Psychosocial Care Network,
developed through documentary and content analysis of regulations, technical
reports, ordinances, and ministerial guidelines that organize the network's structure.
This phase aimed to understand and map all components of Psychosocial Care
Network, its processes, and the causal logic that underpins its operation, resulting in
the identification of 13 components and 17 subcomponents. Subsequently, indicators
were aligned with the logical model, forming an integrated proposal for monitoring
and evaluating the network. The proposal resulted in a set of 64 indicators: 32 related
to structure, 24 to processes and outputs, and 8 to outcomes and impacts. The
proposal reinforces the importance of monitoring tools that not only assess service
provision but also the dimensions of management and governance. This work thus
contributes to strengthening the planning, monitoring, and management of the
Psychosocial Care Network, offering tools that can support administration and inform
evidence-based decision-making. The results obtained underscore the central role of
the Psychosocial Care Network in consolidating public mental health policy,
promoting care in freedom, and ensuring citizenship rights for individuals
experiencing psychological distress. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Mestrado Profissionalizante | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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