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Título : O que pode a orientação educacional na atualidade : a importância da escuta ativa coletiva
Autor : Ferreira, Thaiane
Orientador(es):: Legnani, Viviane Neves
Assunto:: Orientação educacional
Mal-estar na escola
Escuta coletiva
Inclusão
Fecha de publicación : 15-oct-2025
Citación : FERREIRA, Thaiane. O que pode a Orientação Educacional na atualidade : a importância da escuta ativa coletiva. 2024. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumen : Em 1930, Sigmund Freud publicou seu trabalho intitulado O Mal-Estar na Civilização. Em uma perspectiva histórica, apreende-se que esse mal-estar adquiriu diferentes contornos a partir das mudanças rápidas e contínuas dos séculos XX e XXI. Ele também está presente nas escolas, no entanto, desde a segunda metade do século passado e, até o momento presente, os efeitos desse mal-estar são nomeados pelas vias do fracasso escolar e da violência. A Orientação Educacional é a profissão convocada para lidar com essas realidades e a história mostra, que ao longo da constituição dessa profissão, houve muitas mudanças nas formas de responder a essa demanda. Historicamente, o viés prescritivo e ajustador dos comportamentos, silenciando os sujeitos escolares por meio de condutas disciplinadoras, individualizantes e padronizadoras, mostrou-se ineficaz, quando não potencializador do mal-estar escolar, levando, inclusive, à extinção dos processos formativos dessa profissão na formação inicial em Pedagogia. Porém, a profissão permanece nas escolas, e as escolas públiccas do Distrito Federal contam com 1132 Orientadores Educacionais. Atualmente, o mal-estar nas escolas mostra-se acentuado pela cultura do individualismo, da intolerância às diferenças pela ausência de uma leitura interseccional e subjetiva da realidade dos atores escolares, da crescente competitividade e da pressão por desempenho que estrangulam as dinâmicas interpessoais. A presente tese tem como objetivo geral analisar como o dispositio da escuta opera nas práticas da Orientação Educacional nas escolas públicas do DF. Os objetivos específicos são: 1. identificar as concepções dos orientadores educacionais acerca da profissão; 2. analisar como lidam com os efeitos do mal-estar na escola; 3. avaliar como compareceu a escuta ativa e coletiva na formação continuada desses profissionais e os impactos desse dispositivo em suas práticas. Para isso, a pesquisa foi elaborada com uma abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso exploratório da profissão, com as seguintes estratégias: análise documental, grupo focal, entrevista semiestruturada e observação participante. No grupo focal e nas entrevistas, participaram 10 pedagogas orientadoras educacionais e 02 pedagogos orientadores educacionais atuantes na SEEDF. Houve também observação participante da prática de 02 orientadoras. Para a categorização e análise das informações obtidas, várias leituras flutuantes foram necessárias para extrair os conteúdos temáticos por meio da estratégia dos núcleos de significação. Foram extraídos três núcleos de significação: 1. as concepções das orientadoras educacionais do seu ofício, articulando a produção do mal-estar com a concepção tradicionalmente ligada ao trabalho das orientadoras; 2. os impasses enfrentados e as demandas direcionadas às orientadoras educacionais, em especial as relacionadas às violências e à medicalização do mal-estar escolar, assim como o próprio sofrimento das (os) orientadoras (es) educacionais ao entrarem em contato com essas demandas e expectativas; 3. Os efeitos do manejo do mal-estar a partir da formação continuada desses profissionais. Os resultados apontaram que esses profissionais se veem sobrecarregados pelas demandas que recebem, questionam e apontam falhas em suas formações iniciais e destacam a importância de redimensionar e criar um lugar para essa profissão nas escolas. Destacam, por fim, que os processos de escuta ativa e coletiva que ocorrem na formação continuada são fundamentais tanto para que se sintam fortalecidos para manejarem suas funções nas escolas, quanto para um possível redimensionamento da própria profissão, mais condizente com as demandas da contemporaneidade.
Abstract: In 1930, Sigmund Freud published his work entitled Civilization and Its Discontents. From a historical perspective, it can be seen that this malaise has acquired different forms due to the rapid and continuous changes of the 20th and 21st centuries. It has also been present in schools, however, since the second half of the last century and up to the present day, the effects of this malaise have been identified through the means of school failure and violence. Educational Guidance is the profession called upon to deal with these realities, and history shows that throughout the establishment of this profession, there have been many changes in the ways of responding to this demand. Historically, the prescriptive and adjustive bias of behaviors, silencing school subjects through disciplinary, individualizing and standardizing conduct, has proven ineffective, if not a potential for school malaise, even leading to the extinction of the formative processes of this profession in initial education in Pedagogy. However, the profession remains in schools, and public schools in the Federal District have 1132 Educational Counselors. Currently, the malaise in schools is accentuated by the culture of individualism, intolerance of differences due to the lack of an intersectional and subjective reading of the reality of school actors, growing competitiveness and pressure for performance that strangle interpersonal dynamics. The general objective of this thesis is to analyze how the listening device operates in the practices of Educational Counseling in public schools in the Federal District. The specific objectives are: 1. to identify the conceptions of educational counselors about the profession; 2. to analyze how they deal with the effects of malaise in schools; 3. to evaluate how active and collective listening appeared in the continuing education of these professionals and the impacts of this device on their practices. To this end, the research was prepared with a qualitative approach, through an exploratory case study of the profession, with the following strategies: document analysis, focus group, semi-structured interview and participant observation. Ten educational counselors and two educational counselors working at SEEDF participated in the focus group and interviews. Participant observation of the work of two counselors was also conducted. Several floating readings were necessary to categorize and analyze the information obtained in order to extract the thematic content through the strategy of meaning cores. Three meaning cores were extracted: 1. the educational counselors' conceptions of their work, articulating the production of discomfort with the conception traditionally linked to the work of counselors; 2. the impasses faced and the demands directed at educational counselors, especially those related to violence and the medicalization of school discomfort, as well as the suffering of the educational counselors themselves when they come into contact with these demands and expectations; 3. The effects of managing discomfort through the continuing education of these professionals. The results showed that these professionals feel overwhelmed by the demands they receive, question and point out flaws in their initial training and highlight the importance of resizing and creating a place for this profession in schools. Finally, they emphasize that the processes of active and collective listening that occur in continuing education are fundamental both for them to feel strengthened to manage their functions in schools, and for a possible resizing of the profession itself, more in line with the demands of contemporary times.
En 1930, Sigmund Freud publicó su obra titulada El malestar en la cultura. Desde una perspectiva histórica, se puede ver que este malestar adoptó diferentes formas como resultado de los rápidos y continuos cambios de los siglos XX y XXI. Está presente también en las escuelas, sin embargo, desde la segunda mitad del siglo pasado y, hasta el momento actual, los efectos de este malestar se nombran a través de los caminos del fracaso escolar y de la violencia. La Orientación Educativa es la profesión llamada a hacer frente a estas realidades y la historia demuestra que a lo largo de la instauración de esta profesión han sido muchos los cambios en las formas de responder a esta demanda. Históricamente, el sesgo prescriptivo y ajustativo de las conductas, silenciando a los sujetos escolares a través de conductas disciplinarias, individualizadoras y estandarizadoras, se ha mostrado ineficaz, cuando no catalizador del malestar escolar, llegando incluso a la extinción de los procesos formativos de esta profesión en la formación inicial en Pedagogía. Sin embargo, la profesión permanece en las escuelas, y las escuelas públicas del Distrito Federal cuentan con 1,132 Orientadores Educativos. Actualmente, el malestar en las escuelas se acentúa por la cultura del individualismo, la intolerancia hacia las diferencias debido a la ausencia de una lectura interseccional y subjetiva de la realidad de los actores escolares, la creciente competitividad y la presión por el rendimiento que estrangulan las dinámicas interpersonales. El objetivo general de esta tesis es analizar cómo opera el dispositivo de escucha en las prácticas de Orientación Educativa en escuelas públicas del Distrito Federal. Los objetivos específicos son: 1. identificar las concepciones de los orientadores educativos sobre la profesión; 2. analizar cómo afrontan los efectos del malestar en la escuela; 3. evaluar cómo la escucha activa y colectiva se manifestó en la formación continua de estos profesionales y los impactos de este dispositivo en sus prácticas. Para tal fin, la investigación se elaboró con un enfoque cualitativo, a través de un estudio de caso exploratorio de la profesión, con las siguientes estrategias: análisis documental, grupo focal, entrevista semiestructurada y observación participante. En el grupo de discusión y en las entrevistas participaron diez pedagogos de orientación educativa y dos pedagogos de orientación educativa que trabajan en SEEDF. También se realizó observación participante de la práctica de 02 asesores. Para categorizar y analizar la información obtenida fueron necesarias varias lecturas flotantes para extraer el contenido temático a través de la estrategia de núcleos de sentido. Se extrajeron tres significados centrales: 1. las concepciones de los orientadores educativos sobre su trabajo, articulando la producción de malestar con la concepción tradicionalmente vinculada al trabajo de los orientadores; 2. los impasses enfrentados y las demandas dirigidas a los orientadores educativos, especialmente aquellas relacionadas con la violencia y la medicalización del malestar escolar, así como el sufrimiento de los propios orientadores educativos al entrar en contacto con estas demandas y expectativas; 3. Los efectos de la gestión del malestar a través de la formación continua de estos profesionales. Los resultados mostraron que estos profesionales se sienten desbordados por las exigencias que reciben, cuestionan y señalan fallas en su formación inicial y resaltan la importancia de redimensionar y crear un lugar para esta profesión en las escuelas. Finalmente, destacan que los procesos de escucha activa y colectiva que se dan en la formación continua son fundamentales tanto para que se sientan empoderados para manejar sus funciones en las escuelas, como para un posible redimensionamiento de la propia profesión, más acorde con las exigencias de los tiempos contemporáneos.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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