Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52728
Ficheros en este ítem:
Fichero Tamaño Formato  
SilmaraAyresDeCarvalho_DISSERT.pdf8,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : A EAPE e a formação continuada de professores na rede pública do Distrito Federal no pós-pandemia : avanços, retrocessos e resistências
Autor : Carvalho, Silmara Ayres de
Orientador(es):: Cruz, Shirleide Pereira da Silva
Assunto:: Relação educação-capital
Professores - formação continuada
Ensino fundamental - Distrito Federal (Brasil)
Pós-pandemia
Fecha de publicación : 15-oct-2025
Citación : CARVALHO, Silmara Ayres de. A EAPE e a formação continuada de professores na rede pública do Distrito Federal no pós-pandemia: avanços, retrocessos e resistências. 2025. 355 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumen : Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília, Linha de Pesquisa Profissão Docente Currículo e Avaliação, tem por objetivo geral compreender a formação continuada nos processos de reconfiguração da educação no período pós-pandêmico e por objetivos específicos: caracterizar como a relação capital-educação na qual se insere a formação de professores; apontar o processo de desenvolvimento da formação continuada no Brasil, as concepções e as forças em disputa no campo da formação de professores e analisar a relação dos aspectos da formação continuada de professores da educação básica do Distrito Federal, nas etapas dos anos iniciais e anos finais no período pós-pandêmico. A pesquisa está vinculada à produção do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos - GEPFAPe, e constitui-se como um dos projetos que integram a Pesquisa: Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente, pesquisa financiada pela CAPES que visa constituir um Observatório da Educação Básica como instrumento de controle social das políticas públicas de Educação. Foram analisadas 89 propostas de cursos de anos iniciais e anos finais elaboradas pela Unidade-Escola de Formação Continuada de Profissionais da Educação do Distrito Federal. Da análise emergiram categorias que permitiram compreender o nosso objeto para além da aparência, evidenciando uma política local em consonância com os processos de reconfiguração do trabalho, na perspectiva da acumulação capitalista, por meio de mecanismos de padronização da formação continuada no movimento de aumento da tecnologização do processo que favorece o aumento do controle sobre o trabalho docente, retirando a autonomia do formador, impondo-lhe o ritmo de trabalho por meio da plataformização, além de estabelecer a individualização como forma de trabalho, já que cada formador realiza a maior parte de seu trabalho em casa, o que opera em favor da responsabilização destes pelo resultado. A pesquisa revelou ainda que o espaço de formação continuada no Distrito Federal se constitui espaço de luta e resistência dos formadores que se articulam e constroem coletivamente formas para enfrentar o avanço das políticas que operam contra a educação, portanto, embora governos e empresários avancem no aprofundamento do desmonte da formação continuada, este segue sendo um campo em disputa.
Abstract: This research is linked to the Postgraduate Program in Education at the University of Brasília, Line of Research Teacher Profession, Curriculum, and Evaluation. Its general objective is to understand Continuing Education in the processes of education reconfiguration in the post-pandemic period, and its specific objectives are: to characterize the capital-education relationship in which teacher training is inserted; to point out the development process of Continuing Education in Brazil, the conceptions, the forces in dispute in the field of teacher training; and to analyze the relationship of aspects of Continuing Education for basic education teachers in the Federal District, in the initial and final years of Elementary School, in the postpandemic period. The research is linked to the production of the Study and Research Group on Teacher Training and Performance - GEPFAPe, and constitutes one of the projects that integrate the Research: Observatory of Basic Education: impacts of the pandemic on the rights to education and the reconfiguration of teaching work, research funded by CAPES that aims to establish an Observatory of Basic Education as an instrument of social control of public education policies. A total of 89 course proposals for teachers of initial and final years were analyzed, developed by the School Unit for Continuing Education of Education Professionals in the Federal District. The analysis revealed categories that allowed us to understand our object beyond appearance, evidencing a local policy in line with the processes of work reconfiguration, in the perspective of capitalist accumulation, through mechanisms of standardization of Continuing Education in the movement of increasing technologization of the process that favors increased control over teaching work, removing the autonomy of the trainer, imposing on them the work rhythm through platformization, in addition to establishing individualization as a form of work, since each trainer performs most of their work at home, which operates in favor of their accountability for the result. The research also revealed that the space of Continuing Education in the Federal District constitutes a space of struggle and resistance of trainers who articulate and collectively build forms to confront the advancement of policies that operate against education. Therefore, although governments and entrepreneurs advance in the deepening of the dismantling of Continuing Education, it remains a disputed field.
Resumen: Esta investigación se enmarca en el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad de Brasilia, Línea de Investigación Profesorado, Currículo y Evaluación. Su objetivo general es comprender la formación continua en los procesos de reconfiguración de la educación en el período postpandémico, y sus objetivos específicos son: caracterizar la relación capital-educación en la que se inserta la formación de profesores; señalar el proceso de desarrollo de la formación continua en Brasil, las concepciones y las fuerzas en disputa en el campo de la formación de profesores; y analizar la relación de aspectos de la formación continua para profesores de educación básica en el Distrito Federal, en los años iniciales y finales de la educación primaria, en el período postpandémico. La investigación se enmarca en la producción del Grupo de Estudios y Pesquisas sobre Formación y Actuación de Profesores/Pedagogos - GEPFAPe, y constituye uno de los proyectos que integran la Investigación: Observatorio de la Educación Básica: impactos de la pandemia en el derecho a la educación y la reconfiguración del trabajo docente, investigación financiada por CAPES que busca establecer un Observatorio de la Educación Básica como instrumento de control social de las políticas públicas de educación. Se analizaron 89 propuestas de cursos para professores de años iniciales y finales, elaboradas por la Unidad-Escuela de Formación Continua de Profesionales de la Educación en el Distrito Federal. El análisis reveló categorías que permitieron comprender nuestro objeto más allá de la apariencia, evidenciando una política local en consonancia con los procesos de reconfiguración del trabajo, en la perspectiva de la acumulación capitalista, a través de mecanismos de estandarización de la formación continua en el movimiento de aumento de la tecnologización del proceso que favorece el aumento del control sobre el trabajo docente, retirando la autonomía del formador, imponiéndole el ritmo de trabajo a través de la plataforma, además de establecer la individualización como forma de trabajo, ya que cada formador realiza la mayor parte de su trabajo en casa, lo que opera a favor de su responsabilización por el resultado. La investigación también reveló que el espacio de formación continua en el Distrito Federal se constituye en un espacio de lucha y resistencia de los formadores que se articulan y construyen colectivamente formas para enfrentar el avance de las políticas que operan contra la educación. Por lo tanto, aunque los gobiernos y los empresarios avancen en el profundización del desmonte de la formación continua, sigue siendo un campo en disputa.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52728/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.