Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52717
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2025_EsdrasSantosDeOliveira_DISSERT.pdf5,01 MBAdobe PDFView/Open
Title: Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de eletromagnetismo com o apoio de materiais do cotidiano no ensino médio
Other Titles: Proposal for the construction of a didactic sequence addressing electromagnetism topics using everyday materials in high school
Authors: Oliveira, Esdras Santos de
Orientador(es):: Santos, Wytler Cordeiro dos
Assunto:: Eletromagnetismo
Sequência didática
Aprendizagem significativa
Ensino médio
Ensino de Física
Issue Date: 15-Oct-2025
Citation: OLIVEIRA, Esdras Santos de. Proposta de construção de uma sequência didática abordando tópicos de eletromagnetismo com o apoio de materiais do cotidiano no ensino médio. 2025. 192 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Abstract: A presente dissertação foi desenvolvida com o intuito de apresentar, de uma maneira diferenciada, tópicos de eletromagnetismo aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, por meio de materiais e fenômenos familiares que aparecem frequentemente no cotidiano desses estudantes. Para a realização deste trabalho, foi escolhida a aplicação de uma Sequência Didática inspirada na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, utilizando o modelo de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), proposto por Moreira (2013). Nesta investigação serão utilizados dispositivos geradores e receptores para aproximar os alunos de conceitos como corrente elétrica, circuito, campo magnético, indução eletromagnética, anteriormente trabalhados de forma tradicional durante as aulas em uma escola pública do Estado de Goiás. Neste trabalho foram utilizados vídeos, simuladores e questionários para complementar experimentos práticos apresentados como demonstração.
Abstract: This present dissertation was developed with the aim of presenting, in a differentiated way, topics in electromagnetism to 3rd-year high school students, using familiar materials and phenomena that frequently appear in their daily lives. To carry out this work, a Didactic Sequence was applied, inspired by David Ausubel's theory of Meaningful Learning, using the model of Potentially Significant Teaching Units (UEPS), proposed by Moreira (2013). In this investigation, generator and receiver devices were used to bring students closer to concepts such as electric current, circuits, magnetic fields, and electromagnetic induction, which had previously been addressed in a traditional manner during classes in a public school in the state of Goiás. Videos, simulators, and questionnaires were also used to complement practical experiments presented as demonstrations.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Física (IF)
Description: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizante
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52717/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.