Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Molina, Mônica Castagna | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Maria Célia Vieira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-14T21:03:34Z | - |
dc.date.available | 2025-10-14T21:03:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Célia Vieira da. Análise da práxis de educadores egressos da Licenciatura em Educação do Campo da Unifesspa: potencialidades e desafios. 2025. 300 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52710 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como tema a formação de educadores do campo. Objetiva analisar a práxis de egressos
da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará ‒
LEdoC/UNIFESSPA, a fim de compreender sua atuação profissional e vivências, considerando
potencialidades e desafios. Orientou-se pelo método do materialismo histórico-dialético, mobilizando a
produção teórica sobre práxis de Sánchez Vázquez (1977), Kosik (1976), Gramsci (2001, 2007), Freire
(1987), de autores que estudam a atualidade da educação no contexto do avanço das políticas neoliberais,
tais como L. C. Freitas (2012, 2014, 2018), Mancebo (2020), Evangelista et al. (2019), Kuenzer (2024),
Saviani (2009), H. C. L. Freitas (2018), Curado Silva (2022), além da produção teórica concernente à
Educação do Campo, como de Caldart (2008), Molina (2012, 2017), Molina e Pereira (2021a, 2021b ),
Arroyo (2007, 2012, 2013) e outros. A pesquisa de campo foi realizada no sudeste do Pará, no período
de julho de 2023 a março de 2024. Recorremos ao uso de observação participante em eventos com
egressos, realização de entrevistas com roteiro semiestruturado e análise de documentos. Os resultados
mostram que os egressos da Licenciatura em Educação do Campo da UNIFESSPA, em sua maioria, são
expressão da reprodução do campesinato na região, que tem produzido ricas iniciativas de formação
incidindo nas políticas públicas, dentre as quais a formação de educadores do campo. A análise da práxis
dos educadores egressos da LEdoC/UNIFESSPA está condicionada por múltiplas determinações: as
disputas em torno da terra e território dos povos do campo, das águas e das florestas em face do avanço
do agronegócio, que se dá de forma objetiva e subjetiva; institucionalização do trabalho precário, que
se completa com a formação precária dos trabalhadores através do alinhamento de políticas de Estado
aos interesses neoliberais, materializando parcerias público-privadas e fortalecendo a Educação à
Distância na formação de professores e na educação básica, com destaque no Ensino Médio.
Dialeticamente a prática social desses educadores constitui uma diversidade de práxis. A maioria se
encontra inserida como trabalhadores da educação formal e com vínculo em processos educativos que
extrapolam a escola, destacando-se: inserção orgânica na organização política dos trabalhadores; na
produção de resistências pelo direito à terra e território; na construção da educação escolar no e do
campo; na participação em processos de formação continuada na universidade e além dela; na
reivindicação por políticas públicas que reconheçam a existência e identidade dos povos, confrontando
concepções hegemônicas de sociedade e de educação. Reivindicam o direito à regulamentação da
especificidade de sua formação e inserção/atuação profissional em seus territórios. As tensões diante da
não inserção do perfil de egresso da Licenciatura em Educação do Campo na legislação que regulamenta
o exercício da docência nas redes de ensino e não inclusão desse perfil de formação nos editais de
concurso público são manifestações da presença e hegemonia de outro projeto em curso para a oferta da
educação aos trabalhadores, com destaque para o Ensino Médio e a formação de seus professores. Esse
outro projeto de formação da juventude está alinhado a acordos com organizações multilaterais e se
efetiva, dentre outras formas, por meio da modalidade da Educação à Distância. A defesa da inserção
profissional dos educadores do campo nos territórios com oferta presencial das atividades pedagógicas,
construindo propostas pedagógicas e curriculares vinculadas à vida e cultura dos povos apresenta-se
como resistência ao projeto hegemônico de educação da juventude e da classe trabalhadora. A autoorganização dos educadores egressos das Licenciaturas em Educação do Campo constitui-se uma práxis
que retoma pautas da origem da concepção da Educação do Campo (campo ‒ políticas públicas ‒
educação), de modo que gesta um potencial revolucionário que se insere no interior das produções da
Educação do Campo em movimento. Definir como fortalecê-las na diversidade dos territórios é uma
tarefa sobre a qual vale a pena nos debruçarmos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Análise da práxis de educadores egressos da Licenciatura em Educação do Campo da Unifesspa : potencialidades e desafios | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práxis docente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho docente | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study is linked to the Environment Education and Rural Education research line of the Postgraduate
Program in Education at the Faculty of Education of the University of Brasilia ‒ FE-UnB. Its theme is
the training of rural educators. It aims to analyze the práxis of graduates of the Degree in Rural
Education ‒ LEdoC at the Federal University of South and Southeast of Pará ‒ UNIFESSPA to
understand their professional performance and experiences, considering limits and possibilities. It was
guided by the method of historical and dialectical materialism, mobilizing the theoretical production on
práxis of Sánchez Vázquez (1977), Kosik (1976), Gramsci (2001, 2007), Freire (1987), authors whose
current education in the context of the advancement of neoliberal policies, such as L. C. Freitas (2012,
2014, 2018), Mancebo (2020), Evangelista et al. (2019), Kuenzer (2024), Saviani (2009), H. C. L.
Freitas (2018), Curado Silva (2022), in addition to theoretical production concerning Rural Education,
such as Caldart (2008), Molina (2012, 2017), Molina e Pereira (2021), Arroyo (2007, 2012, 2013),
among others. The field research was carried out in the southeast of the Pará from July 2023 to March
2024. We used techniques such as participant observation at events with graduates, conducting
interviews with a semi-structured script, and document analysis. The results show that many graduates
from the Degree in Rural Education at UNIFESSPA are an expression. The reproduction of peasantry in
the region has produced rich training initiatives affecting public policies, including the training of rural
educators. The analysis of the social practice of educators who graduated from LEdoC/UNIFESSPA is
conditioned by multiple determinations, including disputes surrounding the land and territory of rural
people, Waters, and forests in the face of the advancement of agribusiness, which takes place in an
objective and subjective; institutionalization of precarious work, which is completed with the precarious
training of workers through the alignment of State policies with neoliberal interests, materializing
public-private partnerships and strengthening Distance Education in teacher training and basic
education, with emphasis on secondary education. Dialectically, the social practice of these educators
constitutes a diversity of práxis. The majority are included as formal education workers and are involved
in educational processes that go beyond school, where the following stand out: organic insertion in the
political organization of workers; in the production of resistance for the right to land territory; in the
construction of the school education in and from the countryside; in the demand for public policies that
recognize the existence and identity of people, tensioning hegemonic conceptions of society and
education. They claim the right to regulate the specificity of their training and professional
insertion/performance in their territories. The tensions faced with the non-inclusion of the graduate
profile of the Degree in Rural Education in the legislation that regulates the exercise of teaching in
education networks and the non-inclusion of this training profile in public competition notices, are a
manifestation of the presence and hegemony of another ongoing Project to offer education to workers,
with emphasis on secondary education and the training of its teachers. This other youth training Project
is aligned with agréments with multilateral organizations and is carried out, among other ways, through
Distance Education. The defense for the professional insertion of rural educators in territories offering
face-to-face teaching activities and building pedagogical and curricular proposals linked to the life and
culture of the people presents itself as resistance to the hegemonic Project of youth and working-class
education. The self-organization of educators graduating with Degrees in Rural Education constitutes a
práxis that takes up guidelines from the origin of the conception of Rural Education (field ‒ public
policies ‒ education), in a way that generates a revolutionary potential, which are inserted within the
productions of Rural Education in movement. Defining how to strengthen them, in the diversity of
territories, is a task worth focusing on. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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