http://repositorio.unb.br/handle/10482/52704
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LeuzildaRodriguesSa_TESE.pdf | 1,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A licenciatura em educação do campo (LEdoC) e o avanço da política neoliberal no período de 2016 - 2022 : o desmonte planejado pelo esvaziamento de recursos |
Autor(es): | Sá, Leuzilda Rodrigues |
Orientador(es): | Molina, Mônica Castagna |
Assunto: | Licenciatura em Educação do Campo Emancipação humana Educação do campo - financiamento |
Data de publicação: | 14-Out-2025 |
Data de defesa: | 30-Jun-2025 |
Referência: | RODRIGUES, Leuzilda. A licenciatura em educação do campo (LEdoC) e o avanço da política neoliberal no período de 2016 - 2022: o desmonte planejado pelo esvaziamento de recursos. 2025. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo analisar a oferta da Licenciatura da Educação do Campo ‒ LEdoC desde sua implantação, seu processo de expansão, tendo como contraponto as ações de esvaziamento perpetradas pelos governos Michel Temer (2016- 2018) e Jair Messias Bolsonaro (2019-2022). Considerando esse contexto, serão analisadas as consequências para a LEdoC e as interfaces de resistência necessárias para a garantia da educação superior do campo no âmbito das políticas públicas que embasaram a oferta dos cursos de LEdoC. A pesquisa teve como método de abordagem o Materialismo Histórico-dialético, aportando as categorias historicidade, contradição e totalidade. Seguindo os procedimentos da pesquisa documental nas etapas de classificação e organização, categorização dos documentos e estabelecimento de relações existentes, cujos instrumentos de coleta de dados foram textos, projetos pedagógicos das turmas-piloto ofertadas pelas Universidades UFMG, UnB, UFS e UFBA, Relatórios de Gestão da UNIFESSPA e UnB Planaltina, para a visualização da continuidade da oferta de turmas da LEdoC no período de recorte da pesquisa, além das peças orçamentárias da União (PPA, LDO e LOA). A análise está fundamentada teoricamente em Molina (2009, 2014, 2017, 2019, 2022), Hage (2014, 2022), Curado Silva (2017), Netto (2009), Caldart (2002, 2004, 2012), Marx (2009), Gramsci (2000), Pistrak (2009), Freire (2007, 2019), Amaral (2021), Freitas (2017), Fernandes (2012), Saviani (2009), além dos pressupostos que orientam a Análise de Conteúdo, por entendermos que a análise e interpretação de modo crítico é imprescindível para a compreensão da oferta da LEdoC no Brasil no contexto da ascensão do projeto neoliberal que suplantou a pauta dos direitos sociais em desenvolvimento desde 2002, com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esta pesquisa demonstra a importância dos movimentos sociais em articulação com entidades e instituições de ensino na luta, na conquista, no desenvolvimento e no enfrentamento dos desmontes e desestruturação das políticas públicas educacionais para a classe trabalhadora, tendo na formação de educadores ofertada pelas Licenciaturas em Educação do Campo a perspectiva de emancipação humana e a superação da sociedade de classes. |
Abstract: | This text aims to analyze the offer of the bachelor’s degree in Rural Education since its implementation, its expansion process having as a counterpoint the emptying actions perpetrated by the Temer government (2016-2018) and by the Jair Messias Bolsonaro government (2019-2022). Considering this context, the consequences for LEdoC and the resistance interfaces necessary to guarantee higher education in the countryside will be analyzed within the scope of public policies that supported the provision of bachelor’s degree courses in the Countryside. The research used the Historical-dialectical Materialism approach, providing us with the categories of historicity, contradiction and reality, following the procedures of Documentary Research in the stages of classification and organization, categorization of documents and establishment of existing relationships, whose data collection instruments consisted of texts, pedagogical projects of the pilot classes offered by the Universities: UFMG, UnB, UFS and UFBA; in the Management Reports of the Federal University of South and Southeast Pará (Unifesspa) and University of Brasília (UnB Planaltina), to visualize the continuity of the offer of LEdoC classes in the research period; in the budgetary documents of the Union (PPA, LDO and LOA). Based on Martins (2008), the analysis will occur from the perspective of a Case Study. The analysis will be theoretically based on Molina (2009, 2014, 2017, 2019, 2022), Hage (2014, 2022), Curado Silva (2017), Netto (2009), Caldart (2002, 2004, 2012), Marx (2009), Gramsci (2000), Pistrak (2009), Freire (2007, 2019), Amaral (2021), Freitas (2017), Fernandes (2012), Saviani (2009), among other theorists; in the assumptions that guide Content Analysis, as we understand that this critical analysis and interpretation is essential for understanding the provision of Bachelor's Degree courses in Rural Education on Brazil, in the context of the rise of the neoliberal project that supplanted the agenda of social rights in development since 2002 with the election of President Luiz Inácio Lula da Silva. This research demonstrates the importance of social movements join with educational entities and institutions in the struggle, conquest, development and confrontation of the dismantling and destructuring of public educational policies for the working class, having in the teacher training offered by the Bachelor's Degrees in Rural Education the perspective of human emancipation and overcoming class society. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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