| Campo DC | Valor | Idioma |
| dc.contributor.advisor | Molina, Mônica Castagna | pt_BR |
| dc.contributor.author | Sá, Leuzilda Rodrigues | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-14T21:03:31Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-14T21:03:31Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
| dc.date.submitted | 2025-06-30 | - |
| dc.identifier.citation | RODRIGUES, Leuzilda. A licenciatura em educação do campo (LEdoC) e o avanço da política neoliberal no período de 2016 - 2022: o desmonte planejado pelo esvaziamento de recursos. 2025. 256 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52704 | - |
| dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | O presente texto tem como objetivo analisar a oferta da Licenciatura da Educação do
Campo ‒ LEdoC desde sua implantação, seu processo de expansão, tendo como
contraponto as ações de esvaziamento perpetradas pelos governos Michel Temer (2016-
2018) e Jair Messias Bolsonaro (2019-2022). Considerando esse contexto, serão analisadas
as consequências para a LEdoC e as interfaces de resistência necessárias para a garantia
da educação superior do campo no âmbito das políticas públicas que embasaram a oferta
dos cursos de LEdoC. A pesquisa teve como método de abordagem o Materialismo
Histórico-dialético, aportando as categorias historicidade, contradição e totalidade.
Seguindo os procedimentos da pesquisa documental nas etapas de classificação e
organização, categorização dos documentos e estabelecimento de relações existentes,
cujos instrumentos de coleta de dados foram textos, projetos pedagógicos das turmas-piloto
ofertadas pelas Universidades UFMG, UnB, UFS e UFBA, Relatórios de Gestão da
UNIFESSPA e UnB Planaltina, para a visualização da continuidade da oferta de turmas da
LEdoC no período de recorte da pesquisa, além das peças orçamentárias da União (PPA,
LDO e LOA). A análise está fundamentada teoricamente em Molina (2009, 2014, 2017,
2019, 2022), Hage (2014, 2022), Curado Silva (2017), Netto (2009), Caldart (2002, 2004,
2012), Marx (2009), Gramsci (2000), Pistrak (2009), Freire (2007, 2019), Amaral (2021),
Freitas (2017), Fernandes (2012), Saviani (2009), além dos pressupostos que orientam a
Análise de Conteúdo, por entendermos que a análise e interpretação de modo crítico é
imprescindível para a compreensão da oferta da LEdoC no Brasil no contexto da ascensão
do projeto neoliberal que suplantou a pauta dos direitos sociais em desenvolvimento desde
2002, com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esta pesquisa demonstra a
importância dos movimentos sociais em articulação com entidades e instituições de ensino
na luta, na conquista, no desenvolvimento e no enfrentamento dos desmontes e
desestruturação das políticas públicas educacionais para a classe trabalhadora, tendo na
formação de educadores ofertada pelas Licenciaturas em Educação do Campo a
perspectiva de emancipação humana e a superação da sociedade de classes. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | A licenciatura em educação do campo (LEdoC) e o avanço da política neoliberal no período de 2016 - 2022 : o desmonte planejado pelo esvaziamento de recursos | pt_BR |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Emancipação humana | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Educação do campo - financiamento | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This text aims to analyze the offer of the bachelor’s degree in Rural Education since its
implementation, its expansion process having as a counterpoint the emptying actions
perpetrated by the Temer government (2016-2018) and by the Jair Messias Bolsonaro
government (2019-2022). Considering this context, the consequences for LEdoC and the
resistance interfaces necessary to guarantee higher education in the countryside will be
analyzed within the scope of public policies that supported the provision of bachelor’s degree
courses in the Countryside. The research used the Historical-dialectical Materialism
approach, providing us with the categories of historicity, contradiction and reality, following
the procedures of Documentary Research in the stages of classification and organization,
categorization of documents and establishment of existing relationships, whose data
collection instruments consisted of texts, pedagogical projects of the pilot classes offered by
the Universities: UFMG, UnB, UFS and UFBA; in the Management Reports of the Federal
University of South and Southeast Pará (Unifesspa) and University of Brasília (UnB
Planaltina), to visualize the continuity of the offer of LEdoC classes in the research period; in
the budgetary documents of the Union (PPA, LDO and LOA). Based on Martins (2008), the
analysis will occur from the perspective of a Case Study. The analysis will be theoretically
based on Molina (2009, 2014, 2017, 2019, 2022), Hage (2014, 2022), Curado Silva (2017),
Netto (2009), Caldart (2002, 2004, 2012), Marx (2009), Gramsci (2000), Pistrak (2009),
Freire (2007, 2019), Amaral (2021), Freitas (2017), Fernandes (2012), Saviani (2009),
among other theorists; in the assumptions that guide Content Analysis, as we understand
that this critical analysis and interpretation is essential for understanding the provision of
Bachelor's Degree courses in Rural Education on Brazil, in the context of the rise of the
neoliberal project that supplanted the agenda of social rights in development since 2002 with
the election of President Luiz Inácio Lula da Silva. This research demonstrates the
importance of social movements join with educational entities and institutions in the struggle,
conquest, development and confrontation of the dismantling and destructuring of public
educational policies for the working class, having in the teacher training offered by the
Bachelor's Degrees in Rural Education the perspective of human emancipation and
overcoming class society. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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