Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52703
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LeonardoBezerraDoCarmo_TESE.pdf4,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Constituição das políticas públicas de formação continuada para professores da educação básica entre países da América Latina.
Autor(es): Carmo, Leonardo Bezerra do
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Políticas públicas
Políticas públicas; Formação Continuada
Professores - formação continuada
América Latina - educação
Data de publicação: 14-Out-2025
Referência: CARMO, Leonardo Bezerra do. Constituição das políticas públicas de formação continuada para professores da educação básica entre países da América Latina. 2024. 309 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esta tese investiga as políticas públicas de formação continuada para professores da educação básica em três países da América Latina: Brasil, Chile e Cuba, a partir de uma perspectiva crítica fundamentada no materialismo histórico-dialético. A pesquisa busca compreender os princípios e concepções políticos, filosóficos e epistemológicos que determinam e influenciam a formação docente em cada contexto. Como ponto de partida, analisa-se a historicidade e a estrutura ideológica de cada país, considerando a configuração de Estado e os projetos de reforma educacional enquanto reflexo das relações de poder. A tese apresenta as políticas públicas de formação docente como campo de disputas entre modelos neoliberais e uma perspectiva de formação integral e emancipatória pautada na epistemologia da práxis. A metodologia adotada é qualitativa e crítica, com ênfase na análise documental e revisão bibliográfica, situando as políticas educacionais no contexto das contradições socioeconômicas e culturais. A pesquisa concentra-se nas políticas vigentes entre 2016 e 2021, revelando que, enquanto o Chile privilegia uma estrutura descentralizada e de responsabilização individual, o Brasil manifesta uma convivência tensa entre influências neoliberais e pressões por uma formação crítica e autônoma. Em contraste, aponta-se em contraposição o modelo cubano que destaca-se pela centralidade do Estado e pela integração entre educação e trabalho como prática social. Conclui-se que, embora existam diferenças significativas, as políticas de formação continuada nos três países materializam as tensões entre a emancipação docente e as restrições impostas por modelos regulatórios e mercadológicos, apontando para a necessidade de políticas que fortaleçam a formação docente como prática de resistência e construção de consciência crítica.
Abstract: This thesis investigates public policies for the continuing education of basic education teachers in three Latin American countries: Brazil, Chile, and Cuba, from a critical perspective grounded in historical-dialectical materialism. The research aims to understand the political, philosophical, and epistemological principles and conceptions that determine and influence teacher training in each context. As a starting point, the historicity and ideological structure of each country are analyzed, considering the configuration of the State and educational reform projects as reflections of power relations. The thesis presents public policies for teacher training as a field of dispute between neoliberal models and a perspective of integral and emancipatory training based on the epistemology of praxis. The methodology adopted is qualitative and critical, with an emphasis on document analysis and literature review, situating educational policies within the context of socioeconomic and cultural contradictions. The research focuses on policies in effect between 2016 and 2021, revealing that while Chile favors a decentralized structure and individual accountability, Brazil exhibits a tense coexistence between neoliberal influences and pressures for critical and autonomous training. In contrast, the Cuban model stands out for its state centrality and the integration of education and work as a social practice. It is concluded that, although there are significant differences, continuing education policies in the three countries materialize the tensions between teacher emancipation and the constraints imposed by regulatory and market-oriented models, pointing to the need for policies that strengthen teacher training as a practice of resistance and the construction of critical consciousness.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.