Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | pt_BR |
dc.contributor.author | Carmo, Leonardo Bezerra do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-14T21:03:30Z | - |
dc.date.available | 2025-10-14T21:03:30Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-17 | - |
dc.identifier.citation | CARMO, Leonardo Bezerra do. Constituição das políticas públicas de formação continuada para professores da educação básica entre países da América Latina. 2024. 309 f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52703 | - |
dc.description | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025.Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese investiga as políticas públicas de formação continuada para
professores da educação básica em três países da América Latina: Brasil, Chile
e Cuba, a partir de uma perspectiva crítica fundamentada no materialismo
histórico-dialético. A pesquisa busca compreender os princípios e concepções
políticos, filosóficos e epistemológicos que determinam e influenciam a formação
docente em cada contexto. Como ponto de partida, analisa-se a historicidade e
a estrutura ideológica de cada país, considerando a configuração de Estado e os
projetos de reforma educacional enquanto reflexo das relações de poder. A tese
apresenta as políticas públicas de formação docente como campo de disputas
entre modelos neoliberais e uma perspectiva de formação integral e
emancipatória pautada na epistemologia da práxis. A metodologia adotada é
qualitativa e crítica, com ênfase na análise documental e revisão bibliográfica,
situando as políticas educacionais no contexto das contradições
socioeconômicas e culturais. A pesquisa concentra-se nas políticas vigentes
entre 2016 e 2021, revelando que, enquanto o Chile privilegia uma estrutura
descentralizada e de responsabilização individual, o Brasil manifesta uma
convivência tensa entre influências neoliberais e pressões por uma formação
crítica e autônoma. Em contraste, aponta-se em contraposição o modelo cubano
que destaca-se pela centralidade do Estado e pela integração entre educação e
trabalho como prática social. Conclui-se que, embora existam diferenças
significativas, as políticas de formação continuada nos três países materializam
as tensões entre a emancipação docente e as restrições impostas por modelos
regulatórios e mercadológicos, apontando para a necessidade de políticas que
fortaleçam a formação docente como prática de resistência e construção de
consciência crítica. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Constituição das políticas públicas de formação continuada para professores da educação básica entre países da América Latina. | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas; Formação Continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação continuada | pt_BR |
dc.subject.keyword | América Latina - educação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This thesis investigates public policies for the continuing education of basic
education teachers in three Latin American countries: Brazil, Chile, and Cuba,
from a critical perspective grounded in historical-dialectical materialism. The
research aims to understand the political, philosophical, and epistemological
principles and conceptions that determine and influence teacher training in each
context. As a starting point, the historicity and ideological structure of each
country are analyzed, considering the configuration of the State and educational
reform projects as reflections of power relations. The thesis presents public
policies for teacher training as a field of dispute between neoliberal models and
a perspective of integral and emancipatory training based on the epistemology of
praxis. The methodology adopted is qualitative and critical, with an emphasis on
document analysis and literature review, situating educational policies within the
context of socioeconomic and cultural contradictions. The research focuses on
policies in effect between 2016 and 2021, revealing that while Chile favors a
decentralized structure and individual accountability, Brazil exhibits a tense
coexistence between neoliberal influences and pressures for critical and
autonomous training. In contrast, the Cuban model stands out for its state
centrality and the integration of education and work as a social practice. It is
concluded that, although there are significant differences, continuing education
policies in the three countries materialize the tensions between teacher
emancipation and the constraints imposed by regulatory and market-oriented
models, pointing to the need for policies that strengthen teacher training as a
practice of resistance and the construction of critical consciousness. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|