http://repositorio.unb.br/handle/10482/52697
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EricaNayaraPaulinoDeMelo_DISSERT.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Vivências de estagiárias de pedagogia que atuam em Escolas de Governo |
Autor(es): | Melo, Érica Nayara Paulino de |
Orientador(es): | Cruz, Shirleide Pereira da Silva |
Assunto: | Pedagogia Escolas de Governo Estágios |
Data de publicação: | 14-Out-2025 |
Data de defesa: | 21-Mar-2025 |
Referência: | MELO, Érica Nayara Paulino de. Vivências de estagiárias de pedagogia que atuam em Escolas de Governo. 2025. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025. |
Resumo: | A presente pesquisa visou a apreender as vivências de estagiárias de Pedagogia que atuam em Escolas de Governo (EGs) a partir da tríade “Curso de Pedagogia – Estágio – Escolas de Governo”. Para tal finalidade, fundamentou-se no materialismo histórico-dialético (Marx, 2008, 2020a, 2020b; Kosik, 1969; Cury, 1987; Gadotti, 1988; Frigotto, 1989; Netto, 2011, 2020) e realizou entrevistas com seis estagiárias. As vivências foram analisadas por meio dos núcleos de significação (Vigotski, 2018, 2020; Aguiar; Ozella, 2006, 2013; Aguiar; Soares; Machado, 2015). O principal referencial teórico utilizado embasou-se nos documentos finais da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope) (1983, 1986, 1988, 1989, 1990, 1992, 1994, 1996, 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018, 2021, 2023) e nos trabalhos de Freitas (1985, 1995), Freitas (1996), (Brzezinski (2009, 2011), Curado Silva (2011, 2015, 2019, 2021), Saviani (2021, 2015, 2014, 2009, 2007, 1994), Ciavatta (2019) e Frigotto (2015). Os núcleos de significação sistematizados foram: i) O encontro com as Escolas de Governo; ii) Reconhecer-se Pedagoga em formação no cotidiano de estágio nas Escolas de Governo; e iii) Constituição do ser Pedagoga. O estágio foi tomado como espaço-tempo – porque realizado no espaço do trabalho na temporalidade da formação inicial – de trabalho-formação, pelo qual o trabalho é tomado como princípio educativo que potencializa a finalidade formativa do estágio. Nas análises da pesquisa concluímos que o estágio não obrigatório tem muitas brechas que possibilitam a utilização da mão de obra das(os) estagiárias(os); houve desvio de função tanto pela ruptura do caráter formativo do estágio, como também pela utilização das estagiárias em atividades majoritariamente administrativas. Ainda, a supervisão do estágio constituiu outro desafio, pois apenas uma estagiária era supervisionada por profissional formada(o) no curso de Pedagogia e nenhuma delas era orientada por professora(o) das respectivas IES. De modo geral, o acompanhamento do estágio foi realizado de modo burocrático. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de aprimoramento da forma de realização e acompanhamento do estágio não obrigatório por parte das IES e das Escolas de Governo. Ademais o trabalho coopera, dentre outros, para o avanço dos conhecimentos sobre o campo de estudos da Pedagogia e pela defesa da especificidade de atuação da(o) Pedagoga(o) em ambientes não escolares. |
Abstract: | The present research aimed to understand the experiences of Pedagogy interns working in Government Schools (EGs) through the triad “Pedagogy Course – Internship – Government Schools.” For this purpose, the study was grounded in historical-dialectical materialism (Marx, 2008, 2020a, 2020b; Kosik, 1969; Cury, 1987; Gadotti, 1988; Frigotto, 1989; Netto, 2011, 2020) and involved interviews with six interns. The experiences were analyzed using meaning cores (Vygotsky, 2018, 2020; Aguiar & Ozella, 2006, 2013; Aguiar, Soares & Machado, 2015). The main theoretical framework was based on the final documents of the National Association for the Education Professionals’ Training (Anfope) (1983–2023) and the works of Freitas (1985, 1995), Freitas (1996), Brzezinski (2009, 2011), Curado Silva (2011, 2015, 2019, 2021), Saviani (1994, 2007, 2009, 2014, 2015, 2021), Ciavatta (2019) and Frigotto (2015). The systematized meaning cores were: (i) The encounter with Government Schools; (ii) Recognizing oneself as a Pedagogy student in the daily internship routine at Government Schools; and (iii) The constitution of being a Pedagogue. The internship was conceived as a space-time of work-training—because it takes place within the workspace and during the time of initial training—where work is understood as an educational principle that enhances the formative purpose of the internship. The research analyses concluded that the non-mandatory internship contains many loopholes that allow the use of interns as labor; there was a functional deviation due to both the rupture of the internship's formative nature and due to the interns being used predominantly in administrative tasks. Furthermore, internship supervision posed another challenge, as only one intern was supervised by a professional with a Pedagogy degree, and none were guided by a professor from their respective Higher Education Institutions (IES). Overall, internship monitoring was carried out bureaucratically. The research results point to the need for improvement in how non-mandatory internships are conducted and monitored by IESs and Government Schools. Additionally, this study contributes to advancing knowledge in the field of Pedagogy and supports the defense of the specificity of the Pedagogue’s role in nonschool environments. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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