Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Cruz, Shirleide Pereira da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Melo, Érica Nayara Paulino de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-14T21:03:25Z | - |
dc.date.available | 2025-10-14T21:03:25Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-21 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Érica Nayara Paulino de. Vivências de estagiárias de pedagogia que atuam em Escolas de Governo. 2025. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52697 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa visou a apreender as vivências de estagiárias de Pedagogia que atuam em
Escolas de Governo (EGs) a partir da tríade “Curso de Pedagogia – Estágio – Escolas de
Governo”. Para tal finalidade, fundamentou-se no materialismo histórico-dialético (Marx,
2008, 2020a, 2020b; Kosik, 1969; Cury, 1987; Gadotti, 1988; Frigotto, 1989; Netto, 2011,
2020) e realizou entrevistas com seis estagiárias. As vivências foram analisadas por meio dos
núcleos de significação (Vigotski, 2018, 2020; Aguiar; Ozella, 2006, 2013; Aguiar; Soares;
Machado, 2015). O principal referencial teórico utilizado embasou-se nos documentos finais
da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope) (1983, 1986,
1988, 1989, 1990, 1992, 1994, 1996, 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014,
2016, 2018, 2021, 2023) e nos trabalhos de Freitas (1985, 1995), Freitas (1996), (Brzezinski
(2009, 2011), Curado Silva (2011, 2015, 2019, 2021), Saviani (2021, 2015, 2014, 2009, 2007,
1994), Ciavatta (2019) e Frigotto (2015). Os núcleos de significação sistematizados foram: i)
O encontro com as Escolas de Governo; ii) Reconhecer-se Pedagoga em formação no cotidiano
de estágio nas Escolas de Governo; e iii) Constituição do ser Pedagoga. O estágio foi tomado
como espaço-tempo – porque realizado no espaço do trabalho na temporalidade da formação
inicial – de trabalho-formação, pelo qual o trabalho é tomado como princípio educativo que
potencializa a finalidade formativa do estágio. Nas análises da pesquisa concluímos que o
estágio não obrigatório tem muitas brechas que possibilitam a utilização da mão de obra das(os)
estagiárias(os); houve desvio de função tanto pela ruptura do caráter formativo do estágio, como
também pela utilização das estagiárias em atividades majoritariamente administrativas. Ainda,
a supervisão do estágio constituiu outro desafio, pois apenas uma estagiária era supervisionada
por profissional formada(o) no curso de Pedagogia e nenhuma delas era orientada por
professora(o) das respectivas IES. De modo geral, o acompanhamento do estágio foi realizado
de modo burocrático. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de aprimoramento
da forma de realização e acompanhamento do estágio não obrigatório por parte das IES e das
Escolas de Governo. Ademais o trabalho coopera, dentre outros, para o avanço dos
conhecimentos sobre o campo de estudos da Pedagogia e pela defesa da especificidade de
atuação da(o) Pedagoga(o) em ambientes não escolares. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Vivências de estagiárias de pedagogia que atuam em Escolas de Governo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas de Governo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágios | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present research aimed to understand the experiences of Pedagogy interns working in
Government Schools (EGs) through the triad “Pedagogy Course – Internship – Government
Schools.” For this purpose, the study was grounded in historical-dialectical materialism (Marx,
2008, 2020a, 2020b; Kosik, 1969; Cury, 1987; Gadotti, 1988; Frigotto, 1989; Netto, 2011,
2020) and involved interviews with six interns. The experiences were analyzed using meaning
cores (Vygotsky, 2018, 2020; Aguiar & Ozella, 2006, 2013; Aguiar, Soares & Machado, 2015).
The main theoretical framework was based on the final documents of the National Association
for the Education Professionals’ Training (Anfope) (1983–2023) and the works of Freitas
(1985, 1995), Freitas (1996), Brzezinski (2009, 2011), Curado Silva (2011, 2015, 2019, 2021),
Saviani (1994, 2007, 2009, 2014, 2015, 2021), Ciavatta (2019) and Frigotto (2015). The
systematized meaning cores were: (i) The encounter with Government Schools; (ii)
Recognizing oneself as a Pedagogy student in the daily internship routine at Government
Schools; and (iii) The constitution of being a Pedagogue. The internship was conceived as a
space-time of work-training—because it takes place within the workspace and during the time
of initial training—where work is understood as an educational principle that enhances the
formative purpose of the internship. The research analyses concluded that the non-mandatory
internship contains many loopholes that allow the use of interns as labor; there was a functional
deviation due to both the rupture of the internship's formative nature and due to the interns
being used predominantly in administrative tasks. Furthermore, internship supervision posed
another challenge, as only one intern was supervised by a professional with a Pedagogy degree,
and none were guided by a professor from their respective Higher Education Institutions (IES).
Overall, internship monitoring was carried out bureaucratically. The research results point to
the need for improvement in how non-mandatory internships are conducted and monitored by
IESs and Government Schools. Additionally, this study contributes to advancing knowledge in
the field of Pedagogy and supports the defense of the specificity of the Pedagogue’s role in nonschool environments. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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