Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52662
Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
NajlaHachem_DISSERT.pdf4,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Das vivências musicais à experiência da formação de uma pedagoga : uma pesquisa-formação com o memorial musicobiográfico
Autor(es): Hachem, Najla
Orientador(es): Abreu, Delmary Vasconcelos de
Assunto: Pedagogos
Pesquisa-formação
Musicobiografização
Data de publicação: 13-Out-2025
Referência: HACHEM, Najla. Das vivências musicais à experiência da formação de uma pedagoga: uma pesquisa-formação com o memorial musicobiográfico. 2025. 123 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: A preocupação de uma professora pedagoga com o ensino do componente curricular música nos anos iniciais do ensino fundamental foi o ponto de partida desta pesquisa. Com o interesse musical que venho somando ao longo da vida e da minha trajetória profissional como docente da educação infantil e anos iniciais, trago um olhar especial para a música na minha sala de aula. A questão desta pesquisa se apresenta em como as vivências musicais se tornam experiências formativas para esta professora. Considero que as inquietações e necessidades apresentadas possam ser respondidas com a pesquisa-formação e denomino dois eixos formativos que a nortearão: experienciar algumas propostas pedagógico-musicais indexadas na Revista Música na Educação Básica – MEB e selecionar algumas vivências musicais propostas pela professora formadora Sara do Vale. A pesquisa toma o método (auto)biográfico e opta por adotar a abordagem da pesquisa-formação com o dispositivo formativo do memorial de formação musicobiográfico. O objetivo geral foi refletir sobre o sentido das experiências adquiridas com as vivências musicais escolhidas e praticadas nesta pesquisa-formação e os objetivos específicos foram ressignificar as práticas com novas percepções a partir da pesquisa-formação e adquirir um repertório de práticas musicais para a sala de aula. Como procedimento de análise para reinterpretar a experiência narrada, eu me fundamentei nas seguintes unidades discursivas: 1) A reflexividade acontece com as memórias, conversas, leituras e escritas de si; 2) A formação é contínua; 3) Formandome com o outro: uma experiência com pesquisadoras da educação musical. Dentre as conclusões encontradas no curso desta pesquisa-formação com o memorial, evidencio o querer fazer e trabalhar a música pelo professor, as contribuições da formação continuada que deve ser ativa e constante, e as relações com os profissionais da área musical que podem oferecer trocas valiosas para o trabalho educacional com música nos anos iniciais do ensino fundamental pelo professor pedagogo.
Abstract: The concern of a elementary teacher with the teaching of the music curriculum component in the early years of elementary school was the starting point of this research. With the musical interest I have accumulated throughout my life and my professional career as an early childhood and elementary school teacher, I bring a special focus on music to my classroom. The research question is how musical experiences become formative experiences for this teacher. I consider that the concerns and needs presented can be addressed through research-formation, and I identify two formative axes that will guide it: experiencing some pedagogical-musical proposals indexed in the Revista Música na Educação Básica – MEB and selecting some musical experiences proposed by the teacher-trainer Sara do Vale. The research employs the (auto)biographical method and opts to adopt the research-development approach with the formative device of the training musicobiographical memorial. The general objective is to reflect on the meaning of the experiences gained through the musical activities chosen and practiced in this research-formation. The specific objectives are to give new meaning to practices with new perceptions from the research-formation and to acquire a repertoire of musical practices for the classroom. As an analytical procedure to reinterpret the narrated experience, I based myself on the following discursive units: 1) Reflexivity occurs through memories, conversations, readings, and writings of the self; 2) Formation is continuous; 3) Forming myself with others: an experience with researchers in music education. Among the conclusions found in the course of this research-training with the memorial, I highlight the teacher's desire to make and work with music, the contributions of continued training that must be active and constant, and the relationships with professionals in the musical field who can offer valuable exchanges for the educational work with music in the early years of elementary school by the pedagogue teacher.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Brasília, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.