Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Silva, Maria do Carmo Couto da | pt_BR |
dc.contributor.author | Buchheister, Alice | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-10T21:13:30Z | - |
dc.date.available | 2025-10-10T21:13:30Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-03-26 | - |
dc.identifier.citation | BUCHHEISTER, Alice. Identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação na área de Artes Visuais: uma análise de instrumentalização no atendimento educacional especializado para altas habilidades/ superdotação do Distrito Federal. 2025. 102 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52640 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado profissional) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Modelo de Enriquecimento para Toda a Escola (Schoolwide Enrichment
Model - SEM), de Joseph Renzulli e Sally Reis, tem sido largamente difundido no
Brasil desde 2005, quando passou a ser formalmente adotado pelo Ministério da
Educação (MEC) ao implementar os Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/
Superdotação – NAAH/S em todo Brasil. A legislação de 2008, inspirada no Modelo
dos Três Anéis de Renzulli, consolidou no Brasil uma visão mais abrangente e
inclusiva das Altas Habilidades/Superdotação. Ao invés de se limitar a uma
perspectiva quantitativa (QI elevado), o SEM considera habilidades acadêmicas,
criatividade e envolvimento com a tarefa, garantindo que mais estudantes possam ser
identificados e estimulados adequadamente. Diante disso, emergiu o questionamento
de como esse referencial teórico é utilizado na área das Artes Visuais. A presente
pesquisa, Identificação de Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação na
Área de Artes Visuais: Uma Análise de Instrumentalização no Atendimento
Educacional Especializado para Altas Habilidades/Superdotação do Distrito
Federal teve, como objetivo geral, determinar, a partir do referencial teórico de
Renzulli e Reis, se existem e quais são os instrumentos pedagógicos indicados para
identificação de estudantes com talento notável em artes visuais e se os mesmos são
utilizados nas Salas de Recursos Específicas (SRE) para Altas Habilidades/
Superdotação (AH/SD) - Talento Artístico do Distrito Federal (DF) para este fim. Na
primeira fase, foi realizada uma pesquisa documental e bibliográfica para mapear as
orientações legais e pedagógicas vigentes, utilizando como base para investigação, a
legislação brasileira e distrital, os parâmetros do MEC para o Atendimento
Educacional Especializado (AEE) em AH/SD, bem como o referencial teórico de
Renzulli e Reis. Já a segunda etapa do trabalho pretendeu verificar se existem
instrumentos específicos sendo utilizados nas SRE-AH/SD para fins de identificação
desses estudantes e como os mesmos são utilizados. Por meio de questionário com
questões fechadas e abertas, respondidas por cinco professores de SRE – Talento
Artístico do DF, procedeu-se a análise quantitativa e qualitativa das respostas,
verificando que estas estão em consonância, seja com o referencial teórico pertinente,
a legislação ou as normativas disponíveis. Contudo, a pesquisa conclui que há uma
lacuna nas orientações específicas para a identificação de talentos em artes visuais.
A ausência de uma tradução mais completa da obra de Renzulli e Reis e a falta de
clareza nas normativas oficiais parecem dificultar o trabalho dos(as) professores(as),
especialmente em casos em que faltam recursos humanos, como psicólogos e
professores itinerantes, que seriam cruciais para apoiar esses processos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação na área de Artes Visuais : uma análise de instrumentalização no atendimento educacional especializado para altas habilidades/ superdotação do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Altas habilidades/superdotação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Talentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sala de recursos especializada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Normativas | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Schoolwide Enrichment Model (SEM), developed by Joseph Renzulli and Sally
Reis, has been widely disseminated in Brazil since 2005, when it was formally adopted
by the Ministry of Education (MEC) through the implementation of the Centers for
Activities for Gifted and Talented Students (NAAH/S) across the country. The 2008
legislation, inspired by Renzulli’s Three-Ring Model, consolidated a broader and more
inclusive perspective on gifted and talented education in Brazil. Instead of limiting
identification to a quantitative perspective (high IQ), the SEM considers academic
abilities, creativity, and task commitment, ensuring that more students can be properly
identified and nurtured. In light of this, a critical question emerged: how is this
theoretical framework applied in the field of Visual Arts? The present study,
Identification of Gifted and Talented Students in The Field of Visual Arts: an
Analysis of Instrumentation in Specialized Educational Services For Gifted and
Talented Students in The Federal District, aimed to determine, based on the
theoretical framework of Renzulli and Reis, whether pedagogical instruments exist for
identifying students with exceptional talent in visual arts, what these instruments are,
and whether they are used in the Specific Resource Classrooms (SRE) for Gifted and
Talented Students – Artistic Talent in the Federal District (DF) for this purpose. The
research was conducted in two phases. The first consisted of a documentary and
bibliographic study aimed at mapping legal and pedagogical guidelines, using as
reference the Brazilian and Federal District legislation, the MEC parameters for
Specialized Educational Services (AEE) for Gifted and Talented Students, and the
theoretical foundations of Renzulli and Reis. The second phase sought to verify
whether specific instruments are currently being used in SRE-AH/SD for identifying
students with artistic talent and how they are applied. A questionnaire with closed and
open-ended questions was administered to five teachers from the SRE – Artistic Talent
in the Federal District, and the responses underwent quantitative and qualitative
analysis. The findings indicate that the teachers' practices align with the theoretical
framework, relevant legislation, and existing regulations. However, the research
concludes that there is a gap in specific guidelines for the identification of talent in
visual arts. The lack of a comprehensive translation of Renzulli and Reis’s work and
the unclear official regulations appear to hinder teachers' work, particularly in cases
where human resources such as psychologists and itinerant teachers—who would be
crucial in supporting these processes—are lacking. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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