Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | pt_BR |
dc.contributor.author | Nascimento, Thiago Pimentel do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-10-10T17:58:43Z | - |
dc.date.available | 2025-10-10T17:58:43Z | - |
dc.date.issued | 2025-10-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-06 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Thiago Pimentel do. O lugar do Estatuto da Criança e do Adolescente nos currículos praticados na unidade de internação do menor em conflito com a lei, no Recanto das Emas-DF. 2025. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52633 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação abriga-se no grupo de pesquisa GEPFOCTI, coordenado
pela Profª. Drª. Liliane Campos Machado, e buscou compreender qual o lugar
ocupado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA nos currículos da
Unidade de Internação do Menor em Conflito com a Lei, localizado no Recanto das
Emas - DF. O objetivo geral da pesquisa residiu em identificar o lugar ocupado por
esse Estatuto nas rotinas pedagógicas e nos currículos da referida Unidade de
Internação. A hipótese central da investigação é a de que rotinas pedagógicas
realizadas por meio de práticas restaurativas, e em cumprimento aos dispositivos
inscritos nos artigos 4º e 53 dessa lei, poderão contribuir significativamente para um
processo de reabilitação, reinserindo a criança e o adolescente na sociedade, a
começar pela comunidade escolar. A pesquisa ancorou-se em uma abordagem
qualitativa e encontrou fundamento em conceitos do Materialismo Histórico-Dialético
(Marx, 1974), sobretudo na ideia da leitura de mundo do filósofo quanto a sua
maneira de enxergar a sociedade sob a lente dos modos de produção e,
principalmente, no manuseio/uso de suas categorias ontológicas (Cury 1989; Silva;
Rocha, 2023), visando a uma síntese superadora por meio do concreto pensado.
Quanto aos procedimentos metodológicos, destacam-se o estado da arte, a análise
documental, a produção e aplicação de questionários, com consequente análise de
conteúdo dos dados coletados (Bardin, 1977; 2016). O lócus da pesquisa foi, então,
a Unidade de Internação do Menor em Conflito com a Lei, localizado no Recanto das
Emas - DF. Os eixos teóricos da pesquisa são: I. O ECA, como política pública no
Brasil; II. O Currículo da Formação e da atuação dos profissionais nas Unidades de
Internação do Distrito Federal e III. A sugestão de elaboração de uma “Nota Técnica”
que, em atenção aos artigos 4º e 53 da Lei 8.069/1990, esboce uma minuta de
Decreto-Lei acerca da obrigatoriedade da inclusão das “Práticas Restaurativas”
como conteúdo nos programas de formação continuada de professores da
socioeducação, bem como sugestão ao Poder Legislativo de possíveis
complementos ao Estatuto, de modo que esse diploma legal tenha plena eficácia no
que diz respeito à forma como essa legislação de proteção à criança e ao
adolescente deva ser trabalhada junto às Unidades de Internação. Os resultados
apontaram, nos eixos II e III, as seguintes categorias: Projetos Pedagógicos,
Pedagogia de Projeto, Transversalidade, ECA, ECA Transversal. Os resultados
apontaram, nos eixos II e III, as seguintes constatações: a) o currículo praticado pela
UNIRE prima pela ressocialização, em observância aos artigos 4º e 53 do ECA,
muito embora o currículo da formação desses profissionais encontre inúmeros
percalços para garantir que essa temática seja efetivamente contemplada e b) os
profissionais interlocutores se preocupam com a prática de educação restaurativa,
em atenção aos direitos prescritos no ECA, o qual está, em parte, sendo trabalhado
no Projeto Político-Pedagógico utilizado pela UNIRE, haja vista várias falas dos
sujeitos da pesquisa demonstrarem preocupação com a obediência e a
aplicabilidade do ECA nas rotinas pedagógicas e no ensino prestado pela instituição,
embora, aparentemente, ainda seja necessário melhor aperfeiçoamento das
referidas rotinas e práticas pedagógicas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O lugar do Estatuto da Criança e do Adolescente nos currículos praticados na unidade de internação do menor em conflito com a lei, no Recanto das Emas-DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Currículo educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Unidade de internação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present dissertation is housed in the research group: GEPFOCTI, coordinated
by Prof. Dr. Liliane Campos Machado and sought to understand the place occupied
by the "Statute of the Child and Adolescent" in the curricula of the Unit for the
Internment of Minors in Conflict with the Law, in Recanto das Emas-DF? In view of
this, we have that the main objective of the present research was to understand the
place occupied by the "Statute of the Child and Adolescent" in the pedagogical
routines and curricula of the Internment Unit of the minor in conflict with the Law in
Recanto das Emas-DF, in which the central assumption of investigation is the
argument and/or idea that, if properly worked on in pedagogical routines, through
restorative practices, the ECA, through its articles 4 and 53, can contribute to a
rehabilitation process, so that the minor is reinserted into society, including the
school community. The research had a qualitative approach, going through
Dialectical Historical Materialism (MARX, 1974), especially in the idea of the
philosopher's reading of the world in his way of seeing society through the modes of
production and, mainly, in the handling/use of its ontological categories (Cury 1989;
Silva; Rocha, 2023), aiming at an overcoming synthesis through thought concrete.
Within the research procedures, we had the "state of the art", the documentary
analysis, and the application of questionnaires, with the application of content
analysis according to Bardin (1977; 2016). In this vein, the locus of the research was
with the Unit for the Internment of Minors in Conflict with the Law, in Recanto das
Emas-DF. The theoretical axes of the research are: i. The ECA, as a public policy in
Brazil; ii. The Curriculum of the Training and the performance of professionals in the
Internment Units of the Federal District and iii. Finally, we will have as a technical
product the suggestion of the elaboration of a "Technical Note", which, in attention to
articles 4 and 53 of Law 8.069/1990, Statute of the Child and Adolescent, will draft a
draft of a Decree Law on the mandatory inclusion of "Restorative Practices" as
content in the continuing education programs of Socioeducation teachers, and,
perhaps, to suggest to the Legislative Branch, possible complements to the Statute
of the Child and Adolescent, so that the said statute has full effectiveness with regard
to the way in which this legislation for the protection of minors should be worked with
the detention units. Regarding the results, we used content analysis, and we
determined in axes II and III, through the following categories: Pedagogical Projects,
Project Pedagogy, Transversality, ECA, Transversal ECA and we obtained the
following findings: a) the curriculum practiced by UNIRE excels in resocialization in
compliance with articles 4 and 53 of the ECA, although the curriculum of the training
of these professionals finds numerous obstacles to ensure that this theme integrates
it; b) that the interlocutors are concerned with the practice of restorative education in
attention to the rights prescribed in the ECA, which, in part, is being worked on in the
PPP used by UNIRE, because, in several answers, they demonstrated their concern
with the obedience and applicability of the ECA in the pedagogical routines and in the
teaching provided at the institution, However, apparently, there is still a need for
better improvement of these routines and pedagogical practices. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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