| Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
| dc.contributor.advisor | Mariana, Fernando Bomfim | pt_BR |
| dc.contributor.author | Rodrigues, Stanley Amarante | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-10-10T17:58:43Z | - |
| dc.date.available | 2025-10-10T17:58:43Z | - |
| dc.date.issued | 2025-10-10 | - |
| dc.date.submitted | 2025-05-26 | - |
| dc.identifier.citation | RODRIGUES, Stanley Amarante. Quadrinhos no ensino de História : analisando HQs em uma pespectiva decolonial para o trabalho em sala de aula. 2025. 160 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52631 | - |
| dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Essa dissertação analisa as histórias em quadrinhos “Cumbe” de Marcelo D’Salete,
“Persépolis” de Marjane Satrapi e “Palestina” de Joe Sacco, publicadas no Brasil a partir dos
anos 2000. A pesquisa tem como objetivo analisar as referidas obras observando seus contextos
internos e externos, aspectos estruturais da linguagem quadrinística e fazer uma apreciação
qualitativa de elementos passíveis de serem abordados a partir de uma Perspectiva Decolonial
para aplicação pedagógica no ensino de História. Tal perspectiva traz a este estudo categorias
e conceitos tais como: modernidade e colonialidade, colonialidade do poder e dominação,
colonialidade do saber e epistemologias do Sul, os impactos da decolonialidade, colonialidade
do ser e resistência, pedagogia decolonial e educação. Também são mobilizados referenciais da
ciência histórica trazendo os caminhos de pesquisa e ensino abertos a partir do movimento da
História Cultural e o levantamento da narrativa e literatura como fonte e recurso de
aprendizagem no campo da História. Utilizando uma abordagem qualitativa, baseada na
Metodologia de Análise de Histórias em Quadrinhos de Márcia Tavares Chico e na
Metodologia de Análise de Conteúdo, o estudo faz uma sumarização das principais temáticas
decoloniais abordadas nas obras e sugestões de pautas a serem consideradas para o trabalho
pedagógico com estes quadrinhos no Ensino de História. Observou-se que essas três HQs
trazem diferentes visões quanto à questão decolonial, especialmente sobre as perspectivas
marginais, suas histórias conhecidas e as silenciadas. Elas também permitem discutir a respeito
de histórias de luta e resistência, envolvendo questões de identidade e cultura, impacto de
opressões políticas, de perspectiva de gênero e representação feminina e das relações humanonatureza. Com isso, essas HQs permitem um olhar decolonial, trazendo questões diretamente
ligadas a essas temáticas para pauta pedagógica. Tais observações resultaram na elaboração de
tabelas esquemáticas com a descrição das cenas de cada obra e sínteses temáticas ressaltando
os aspectos decoloniais que podem ser discutidos a partir de cada cena, assim como propostas
de planos de aula envolvendo a utilização dos dados coletados. | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.title | Quadrinhos no ensino de História : analisando HQs em uma pespectiva decolonial para o trabalho em sala de aula | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Histórias em quadrinhos | pt_BR |
| dc.subject.keyword | História - estudo e ensino | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
| dc.subject.keyword | Métodos de ensino | pt_BR |
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
| dc.description.abstract1 | This dissertation analyzes the comic books “Cumbe” by Marcelo D’Salete, “Persepolis” by
Marjane Satrapi, and “Palestina” by Joe Sacco, published in Brazil from the 2000s onward. The
research aims to examine these works by observing their internal and external contexts,
structural aspects of comic language, and conducting a qualitative assessment of elements that
can be addressed from a Decolonial Perspective for pedagogical application in History
Teaching. This perspective brings to the study categories and concepts such as: modernity and
coloniality, the coloniality of power and domination, coloniality of knowledge and
epistemologies of the South, the impacts of decoloniality, coloniality of being and resistance,
decolonial pedagogy, and education. It also draws on references from historical science,
exploring research and teaching pathways opened by the Cultural History movement and the
use of narrative and literature as sources and learning tools in the field of History. Using a
qualitative approach based on Márcia Tavares Chico’s Comic Book Analysis Methodology and
Content Analysis Method, the study summarizes the main decolonial themes addressed in the
works and suggests pedagogical guidelines for applying these comics in History Education. It
was observed that these three graphic novels offer different perspectives on decolonial issues,
especially regarding marginal viewpoints—those that are known and those that have been
silenced. They also enable discussion about narratives of struggle and resistance, involving
topics such as identity and culture, political oppression, gender perspectives and female
representation, and the relationship between humans and nature. In doing so, these comics allow
for a decolonial gaze, introducing these issues directly into the educational agenda. These
findings resulted in the development of schematic tables describing scenes from each work and
thematic summaries emphasizing decolonial aspects that can be discussed based on each scene,
along with proposed lesson plans based on the data collected. | pt_BR |
| dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
| dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
| Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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