http://repositorio.unb.br/handle/10482/52619
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JanainaMeiraReis_DISSERT.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Diálogos interescolares e interculturais : cartas na perspectiva da Lei 11.645/08 |
Authors: | Reis, Janaína Meira |
Orientador(es):: | Deus, Eduardo Di |
Assunto:: | Cartas Educação escolar Interculturalidade Relações étnico-raciais Brasil. Lei 11.645/08 |
Issue Date: | 10-Oct-2025 |
Data de defesa:: | 20-Feb-2025 |
Citation: | REIS, Janaína Meira. Diálogos interescolares e interculturais: cartas na perspectiva da lei 11.645/08. 2025. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. |
Abstract: | O trabalho explora a potencialidade de troca de cartas como recurso para trocas interculturais em salas de aula. A pesquisa foi desenvolvida em turmas do Ensino Médio no Distrito Federal (DF) que receberam cartas vindas do Território Indígena do Xingu. O objetivo foi analisar de que forma as trocas podem contribuir para cumprir o que preconiza a Lei 11.645/08 a partir de práticas pedagógicas interculturais. Os objetivos específicos incluíram investigar as percepções dos estudantes sobre povos indígenas, analisar como escolas anteriores abordavam a temática e promover um canal de diálogo por meio das cartas, explorando suas repercussões. A dissertação está estruturada em três capítulos: o primeiro aborda o contexto educacional das escolas envolvidas, discutindo a diversidade de modelos educacionais e o papel de movimentos sociais na criação de políticas públicas, como a implementação da Lei 11.645/08 – que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena. O segundo capítulo analisa a carta como metodologia pedagógica, destacando seu potencial afetivo e de troca, capaz de questionar percepções estereotipadas sobre os povos indígenas. O último capítulo discute as cartas escritas por indígenas e outras iniciativas para fortalecer a presença de vozes indígenas nas escolas, alinhando-se aos princípios da Lei 11.645/08 e outras normativas. A dissertação conclui que, apesar de limitações, as trocas de cartas proporcionaram diálogo entre realidades culturais distintas e promoveram uma reflexão crítica sobre as identidades indígenas, contribuindo para a implementação da legislação que assegura o ensino da história e cultura indígena nas escolas. |
Abstract: | The thesis explores the potential of letter exchanges as a tool for intercultural exchanges in the classroom. The research was conducted with high school students in the Federal District (DF) who received letters from the Xingu Indigenous Territory. The aim was to analyze how these exchanges could contribute to fulfilling the requirements of Law 11.645/08 through intercultural pedagogical practices. The specific objectives included investigating students’ perceptions of indigenous peoples, analyzing how previous schools approached the topic, and creating a channel for dialogue through the letters, exploring their impact. The dissertation is structured into three chapters: the first addresses the educational context of the involved schools, discussing the diversity of educational models and the role of social movements in shaping public policies, such as the implementation of Law 11.645/08, which mandates the teaching of Afro-Brazilian and indigenous history and culture. The second chapter examines the letter as a pedagogical method, highlighting its emotional and exchange-driven potential, capable of challenging stereotypical perceptions of indigenous peoples. The final chapter discusses letters written by indigenous people and other initiatives to strengthen the presence of indigenous voices in schools, aligning with the principles of Law 11.645/08 and other regulations. The dissertation concludes that, despite limitations, letter exchanges fostered dialogue between distinct cultural realities and promoted a critical reflection on indigenous identities, contributing to the implementation of legislation that ensures the teaching of indigenous history and culture in schools. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Description: | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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