Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Santos, Daniela Braga | - |
dc.contributor.author | Silva, Carolina Pescatori Candido da | - |
dc.date.accessioned | 2025-10-06T13:50:03Z | - |
dc.date.available | 2025-10-06T13:50:03Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Daniela Braga; SILVA, Carolina Pescatori Candido da. Mobilidade urbana e gênero: questões para o planejamento urbano pós-pandêmico. In: SIMPÓSIO PPG-FAU-UnB: Arquiteturas e Urbanismos em Perspectivas Contemporâneas, 3., 2024, Brasília. Anais eletrônicos. Brasília: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília, 2024. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/simposio-ppgfauunb/910721-mobilidade-urbana-e-genero--questoes-para-o-planejamento-urbano-pos-pandemico. Acesso em: 6 out. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52536 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho visa compreender o espaço urbano sob a perspectiva de gênero da mulher, identificando
e analisando as suas vulnerabilidades e necessidades negligenciadas na cidade e que se tornaram ainda
mais evidentes no processo da pandemia de COVID-19. O intuito do trabalho é refletir sobre o impacto
que a malha urbana e a distribuição de equipamentos urbanos impõem sobre a mobilidade da mulher,
tanto pela sua dinâmica social, quanto pela sua participação efetiva e ativa na cidade. Para isso, toma se como ponto de diálogo três cidades-capitais latino-americanas: Cidade do México, Brasília e Buenos
Aires por possuírem características semelhantes tanto na economia, importância no cenário Latino Americano, quanto pelas medidas político-sociais semelhantes de mitigação da COVID-19. Como
objetivos, o trabalho se divide em três partes: 1) debater como a mobilidade urbana exclui e subjuga a
mulher aos seus papéis sociais patriarcais; 2) explicitar a dinâmica social e urbana das mulheres na
sociedade, identificando a sua vulnerabilidade e necessidades em relação à mobilidade urbana; 3)
apresentar dados gerais de mobilidade das mulheres e ações de planejamento voltadas para melhorar
a mobilidade delas. Os resultados encontrados foram que o Estado necessita aplicar o planejamento
urbano sob a perspectiva de gênero, que vise a desconstrução da subjugação do feminino no ambiente
urbano. Além de ações que proporcionem a inserção de mulheres no mundo da política para que as
ações urbanas e sociais sejam condizentes com as necessidades encontradas por elas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Even3 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Mobilidade urbana e gênero : questões para o planejamento urbano pós-pandêmico | pt_BR |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Planejamento urbano | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gênero | pt_BR |
dc.subject.keyword | América Latina | pt_BR |
dc.rights.license | Autorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pela autora Daniela Braga Santos para disponibilizar a obra, gratuitamente, de acordo com a licença conforme permissões assinalada, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da obra, a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper aims to understand urban space from a gender perspective, identifying and analyzing
women's vulnerabilities and neglected needs in the city, which have become even more evident during
the COVID-19 pandemic. The aim of this work is to reflect on the impact that the urban fabric and the
distribution of urban facilities have on women's mobility, both in terms of their social dynamics and
their effective and active participation in the city. To do this, three Latin American capital cities are used
as a point of dialog: Mexico City, Brasilia and Buenos Aires, because they have similar characteristics in
terms of their economies, their importance on the Latin American stage, and their similar political and
social measures to mitigate COVID-19. The work is divided into three parts: 1) to discuss how urban
mobility excludes and subjugates women to their patriarchal social roles; 2) to explain the social and
urban dynamics of women in society, identifying their vulnerability and needs in relation to urban
mobility; ; 3) present general data on women's mobility and planning actions aimed at improving their
mobility. The results were that the state needs to apply urban planning from a gender perspective,
aimed at deconstructing the subjugation of women in the urban environment. In addition to actions
that provide for the inclusion of women in the world of politics so that urban and social actions are
consistent with the needs they encounter. | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
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