Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52483
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_BrincarCuidarCrianças.pdf590,81 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Entre o brincar e o cuidar : as crianças no projeto ciranda infantil da LEdoC/FUP
Autre(s) titre(s): Between play and care : the children in the ciranda project of LEdoC/FUP
Auteur(s): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Saraiva, Márcia Denise Rodrigues Alves
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0001-6780-3148
https://orcid.org/0000-0002-7361-8077
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília
Universidade de Brasília
Assunto:: Licenciatura em Educação do Campo
Projeto de extensão
Brincar
Crianças
Date de publication: 18-oct-2023
Editeur: Editora Unilasalle
Référence bibliographique: LOUZADA, Etienne Baldez; SARAIVA, Márcia Denise Rodrigues Alves. Entre o brincar e o cuidar: as crianças no projeto ciranda infantil da LEDOC/FUP. Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 28, n. 2, 2023. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10726. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10726. Acesso em: 01 jul. 2025.
Résumé: No curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), do campus de Planaltina, da Universidade de Brasília, há um espaço reservado para acolher crianças fi lhas de estudantes. Este trabalho se volta para esse espaço, proposto por meio de um projeto de extensão denominado Projeto de Educação Infantil Ciranda, mas que, no plano das circulações acadêmicas e científi cas, comparece como Ciranda Infantil da LEdoC ou da FUP (Faculdade UnB Planaltina). O escopo aqui é identifi car, pelas práticas desenvolvidas com as crianças e para elas nesse espaço, como o cuidado e o brincar comparecem. O nome do projeto faz alusão à Ciranda Infantil do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ( MST), que tem uma pedagogia e organicidade coletiva que é específi ca do Movimento. Essa relação direta com a referida Ciranda aqui foi considerada como uma referência das práticas brincantes. Para tanto, tomou-se as propostas do referido projeto de extensão, ao longo da última década, cotejadas com as entrevistas e questionários que foram realizados com a coordenação do projeto, com professores da LEdoC, com estudantes que são mães de crianças que frequentaram o espaço e com estagiárias. Pautou-se em Bardin (2011) para a análise de conteúdo. É possível indicar que as crianças estão na Ciranda Infantil da LEdoC por uma necessidade de atender às mães e pais, evitando a não permanência no curso pelo motivo de não ter com quem deixá-las. O foco está nos bebês e crianças bem pequenas, ou seja, quanto menor a idade mais chance as crianças têm de ocupar uma das dez vagas disponíveis no projeto. Estando as crianças na Ciranda Infantil da LEdoC, o brincar perpassa as atividades ali praticadas com elas, todavia há uma distinção entre a responsabilidade de realização desses momentos brincantes com a função de cuidar dos pequenos.
Abstract: In the Licentiate in Rural Education course (LEdoC), at the Planaltina campus of the University of Brasília, there is a space reserved for the children of students. Th is work focuses on this space, proposed through an extension project called Childhood Education Ciranda Project, but which, in terms of academic and scientifi c circulations, appears as Children’s Ciranda of LEdoC or FUP (UnB Planaltina Faculty). Th e scope here is to identify how care and play appear through the practices developed with and for the children in this space. Th e name of the project alludes to the MST Children’s Ciranda (MST), which has a pedagogy and collective organicity specifi c to the Movement. Th is direct relationship with the aforementioned Ciranda here was considered as a reference to the playing practices. To this end, the proposals of the referred extension project were taken, over the last decade, compared with the interviews and questionnaires carried out with the project coordination, with LEdoC teachers, with students who are mothers of children who attended the space, and with interns. It was based on Bardin (2011) for the content analysis. It is possible to indicate that the children are in the LEdoC Children’s Ciranda due to a need to assist their mothers and fathers, avoiding not staying on the course because they have no one to leave them with. Th e focus is on babies and very young children, that is, the younger the age, the more chance children have of occupying one of the ten vacancies available in the project. When the children are in the LEdoC Children’s Ciranda, playing permeates the activities practiced there with them, however, there is a distinction between the responsibility of carrying out these playing moments and the role of taking care of the little ones.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença:: (CC BY NC) O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.
DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10726
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52483/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.