Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52483
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_BrincarCuidarCrianças.pdf590,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorBarbosa, Etienne Baldez Louzada-
dc.contributor.authorSaraiva, Márcia Denise Rodrigues Alves-
dc.date.accessioned2025-09-23T12:19:15Z-
dc.date.available2025-09-23T12:19:15Z-
dc.date.issued2023-10-18-
dc.identifier.citationLOUZADA, Etienne Baldez; SARAIVA, Márcia Denise Rodrigues Alves. Entre o brincar e o cuidar: as crianças no projeto ciranda infantil da LEDOC/FUP. Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 28, n. 2, 2023. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10726. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10726. Acesso em: 01 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52483-
dc.description.abstractNo curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), do campus de Planaltina, da Universidade de Brasília, há um espaço reservado para acolher crianças fi lhas de estudantes. Este trabalho se volta para esse espaço, proposto por meio de um projeto de extensão denominado Projeto de Educação Infantil Ciranda, mas que, no plano das circulações acadêmicas e científi cas, comparece como Ciranda Infantil da LEdoC ou da FUP (Faculdade UnB Planaltina). O escopo aqui é identifi car, pelas práticas desenvolvidas com as crianças e para elas nesse espaço, como o cuidado e o brincar comparecem. O nome do projeto faz alusão à Ciranda Infantil do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra ( MST), que tem uma pedagogia e organicidade coletiva que é específi ca do Movimento. Essa relação direta com a referida Ciranda aqui foi considerada como uma referência das práticas brincantes. Para tanto, tomou-se as propostas do referido projeto de extensão, ao longo da última década, cotejadas com as entrevistas e questionários que foram realizados com a coordenação do projeto, com professores da LEdoC, com estudantes que são mães de crianças que frequentaram o espaço e com estagiárias. Pautou-se em Bardin (2011) para a análise de conteúdo. É possível indicar que as crianças estão na Ciranda Infantil da LEdoC por uma necessidade de atender às mães e pais, evitando a não permanência no curso pelo motivo de não ter com quem deixá-las. O foco está nos bebês e crianças bem pequenas, ou seja, quanto menor a idade mais chance as crianças têm de ocupar uma das dez vagas disponíveis no projeto. Estando as crianças na Ciranda Infantil da LEdoC, o brincar perpassa as atividades ali praticadas com elas, todavia há uma distinção entre a responsabilidade de realização desses momentos brincantes com a função de cuidar dos pequenos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEditora Unilasallept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEntre o brincar e o cuidar : as crianças no projeto ciranda infantil da LEdoC/FUPpt_BR
dc.title.alternativeBetween play and care : the children in the ciranda project of LEdoC/FUPpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLicenciatura em Educação do Campopt_BR
dc.subject.keywordProjeto de extensãopt_BR
dc.subject.keywordBrincarpt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.rights.license(CC BY NC) O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10726pt_BR
dc.description.abstract1In the Licentiate in Rural Education course (LEdoC), at the Planaltina campus of the University of Brasília, there is a space reserved for the children of students. Th is work focuses on this space, proposed through an extension project called Childhood Education Ciranda Project, but which, in terms of academic and scientifi c circulations, appears as Children’s Ciranda of LEdoC or FUP (UnB Planaltina Faculty). Th e scope here is to identify how care and play appear through the practices developed with and for the children in this space. Th e name of the project alludes to the MST Children’s Ciranda (MST), which has a pedagogy and collective organicity specifi c to the Movement. Th is direct relationship with the aforementioned Ciranda here was considered as a reference to the playing practices. To this end, the proposals of the referred extension project were taken, over the last decade, compared with the interviews and questionnaires carried out with the project coordination, with LEdoC teachers, with students who are mothers of children who attended the space, and with interns. It was based on Bardin (2011) for the content analysis. It is possible to indicate that the children are in the LEdoC Children’s Ciranda due to a need to assist their mothers and fathers, avoiding not staying on the course because they have no one to leave them with. Th e focus is on babies and very young children, that is, the younger the age, the more chance children have of occupying one of the ten vacancies available in the project. When the children are in the LEdoC Children’s Ciranda, playing permeates the activities practiced there with them, however, there is a distinction between the responsibility of carrying out these playing moments and the role of taking care of the little ones.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6780-3148pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7361-8077pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52483/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.