Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.author | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
dc.contributor.author | Saraiva, Márcia Denise Rodrigues Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-23T12:19:15Z | - |
dc.date.available | 2025-09-23T12:19:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-18 | - |
dc.identifier.citation | LOUZADA, Etienne Baldez; SARAIVA, Márcia Denise Rodrigues Alves. Entre o brincar e o cuidar: as crianças no projeto ciranda infantil da LEDOC/FUP. Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 28, n. 2, 2023. DOI: https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10726. Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/10726. Acesso em: 01 jul. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52483 | - |
dc.description.abstract | No curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), do campus de Planaltina, da Universidade de
Brasília, há um espaço reservado para acolher crianças fi lhas de estudantes. Este trabalho se volta para esse espaço,
proposto por meio de um projeto de extensão denominado Projeto de Educação Infantil Ciranda, mas que, no plano
das circulações acadêmicas e científi cas, comparece como Ciranda Infantil da LEdoC ou da FUP (Faculdade UnB
Planaltina). O escopo aqui é identifi car, pelas práticas desenvolvidas com as crianças e para elas nesse espaço, como o
cuidado e o brincar comparecem. O nome do projeto faz alusão à Ciranda Infantil do Movimento dos Trabalhadores
Rurais Sem Terra ( MST), que tem uma pedagogia e organicidade coletiva que é específi ca do Movimento. Essa
relação direta com a referida Ciranda aqui foi considerada como uma referência das práticas brincantes. Para tanto,
tomou-se as propostas do referido projeto de extensão, ao longo da última década, cotejadas com as entrevistas e
questionários que foram realizados com a coordenação do projeto, com professores da LEdoC, com estudantes que
são mães de crianças que frequentaram o espaço e com estagiárias. Pautou-se em Bardin (2011) para a análise de
conteúdo. É possível indicar que as crianças estão na Ciranda Infantil da LEdoC por uma necessidade de atender
às mães e pais, evitando a não permanência no curso pelo motivo de não ter com quem deixá-las. O foco está nos
bebês e crianças bem pequenas, ou seja, quanto menor a idade mais chance as crianças têm de ocupar uma das dez
vagas disponíveis no projeto. Estando as crianças na Ciranda Infantil da LEdoC, o brincar perpassa as atividades ali
praticadas com elas, todavia há uma distinção entre a responsabilidade de realização desses momentos brincantes
com a função de cuidar dos pequenos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Editora Unilasalle | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Entre o brincar e o cuidar : as crianças no projeto ciranda infantil da LEdoC/FUP | pt_BR |
dc.title.alternative | Between play and care : the children in the ciranda project of LEdoC/FUP | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Licenciatura em Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto de extensão | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC) O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10726 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the Licentiate in Rural Education course (LEdoC), at the Planaltina campus of the University of Brasília,
there is a space reserved for the children of students. Th is work focuses on this space, proposed through an extension
project called Childhood Education Ciranda Project, but which, in terms of academic and scientifi c circulations,
appears as Children’s Ciranda of LEdoC or FUP (UnB Planaltina Faculty). Th e scope here is to identify how care and
play appear through the practices developed with and for the children in this space. Th e name of the project alludes to the MST Children’s Ciranda (MST), which has a pedagogy and collective organicity specifi c to the Movement.
Th is direct relationship with the aforementioned Ciranda here was considered as a reference to the playing practices.
To this end, the proposals of the referred extension project were taken, over the last decade, compared with the
interviews and questionnaires carried out with the project coordination, with LEdoC teachers, with students who are
mothers of children who attended the space, and with interns. It was based on Bardin (2011) for the content analysis.
It is possible to indicate that the children are in the LEdoC Children’s Ciranda due to a need to assist their mothers
and fathers, avoiding not staying on the course because they have no one to leave them with. Th e focus is on babies
and very young children, that is, the younger the age, the more chance children have of occupying one of the ten
vacancies available in the project. When the children are in the LEdoC Children’s Ciranda, playing permeates the
activities practiced there with them, however, there is a distinction between the responsibility of carrying out these
playing moments and the role of taking care of the little ones. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6780-3148 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-7361-8077 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins
|