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Título: Redes sociais, financiamento e gênero nas eleições brasileiras para a Câmara dos Deputados de 2022
Autor(es): Pilati, Bruna Silva
Orientador(es): Lage, Fernanda de Carvalho
Assunto: Financiamento eleitoral
Redes sociais
Gênero
Brasil. Congresso Nacional. Câmara dos Deputados
Data de publicação: 23-Set-2025
Referência: PILATI, Bruna Silva. Redes sociais, financiamento e gênero nas eleições brasileiras para a Câmara dos Deputados de 2022. 2025. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumo: Esta dissertação investiga como candidatas e candidatos gastam o recurso de financiamento com a campanha nas redes e a possível existência de relação entre os gastos com redes sociais e as chances de êxito eleitoral de candidaturas à Câmara dos Deputados nas eleições gerais de 2022, com especial atenção às desigualdades de gênero. O Brasil, enquanto Estado Democrático de Direito, como definido na Constituição de 1988, exige a participação efetiva de todos os cidadãos na esfera política. Sendo assim, a pesquisa analisa como o processo eleitoral brasileiro pode ser influenciado por fatores tecnológicos e de financiamento. A metodologia é exploratória, combinada com análise qualitativa e quantitativa de dados extraídos do site do Tribunal Superior Eleitoral (receitas e despesas de campanha) e dados da rede social Facebook (posts e comentários a fim de observar o engajamento dos candidatos). O recorte de análise foram as cinco candidatas e candidatos eleitos mais bem votados e os cinco menos votados e eleitos, dos respectivos partidos. Os resultados revelam que os deputados mais votados foram eleitos com mais votos do que as mulheres mais bem votadas; o Fundo Especial de Financiamento de Campanha foi a principal fonte de receita para a maioria das campanhas analisadas; as mulheres receberam poucos recursos do Fundo Partidário; as mulheres menos votadas receberam menos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, que as suas companheiras de partido mais bem votadas; os candidatos homens apresentaram maior engajamento médio nas redes sociais, do que as mulheres. A visibilidade digital, portanto, mostra-se como uma arena desigual, em que candidaturas femininas ainda enfrentam dificuldades para converter presença em apoio efetivo, exigindo maior atenção das políticas públicas voltadas à comunicação política e ao fortalecimento da participação feminina na esfera digital. Porém, podem significar um espaço de destaque para candidaturas inovadoras. Com base nessas análises, é urgente fortalecer políticas afirmativas que combinem reserva de assentos, financiamento igualitário, fiscalização contra fraudes em políticas afirmativas, formação digital de candidatas e regulamentação da atuação das plataformas digitais durante os períodos eleitorais, para evitar, dentre outros a violência política de gênero. O avanço democrático no Brasil depende da presença plena e protegida das mulheres na arena política, uma condição indispensável para a legitimidade, a inclusão e a justiça no processo democrático.
Abstract: This dissertation investigates how male and female candidates allocated campaign funds to social media platforms and whether there is a correlation between such expenditures and electoral success in Brazil's 2022 general elections for the Chamber of Deputies, with special attention to gender disparities. As a constitutional democracy, Brazil requires active citizen participation in political life, yet persistent inequalities hinder this ideal. The study adopts an exploratory methodology combining qualitative and quantitative analysis of campaign finance data from the Superior Electoral Court and engagement data from Facebook (including posts and comments).The analysis focused on the five most and five least voted elected candidates from each party. Results reveal that the most voted male candidates received more votes than the most voted female candidates. Public campaign financing (FEFC) was the main funding source, but women received significantly less from party funds. Less voted women also received less FEFC than their more successful female peers. Additionally, male candidates showed higher average social media engagement than female candidates. This indicates a digital visibility gap, where women struggle to convert online presence into effective support. While digital platforms can be an opportunity for innovative campaigns, they also expose structural gender inequalities. The findings underscore the urgency of strengthening affirmative policies—including seat reservations, equal funding, stricter oversight of quota compliance, digital training for female candidates, and regulation of platform behavior during elections—to prevent political gender violence and enhance democratic legitimacy. Women’s full and protected participation in politics is essential for democratic inclusion and justice
Unidade Acadêmica: Faculdade de Direito (FD)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, 2025.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Direito
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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