Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52449
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ConsideraçõesAcercaEstatuto.pdf658,22 kBAdobe PDFView/Open
Title: Considerações acerca do estatuto dos cursos no corpus bergsoniano
Authors: Fróes, Henrique
Sampaio, Evaldo Silva Pereira
metadata.dc.identifier.orcid: https://orcid.org/0000-0002-8651-4883
https://orcid.org/0000-0002-6641-8843
metadata.dc.contributor.affiliation: Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica
Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Assunto:: Bergson, Henri, 1859-1941 - crítica e interpretação
Filosofia - estudo e ensino
Issue Date: 20-Oct-2022
Publisher: Universidade Federal de Pelotas
Citation: FROÉS, Henrique; SAMPAIO, Evaldo Silva Pereira. Considerações acerca do estatuto dos cursos no corpus bergsoniano. Dissertatio: Revista de Filosofia, Pelotas, v. 56, p. 139-168, 2022. DOI: https://doi.org/10.15210/dissertatio.v56i0.20834. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dissertatio/article/view/20834. Acesso em: 02 jun. 2025.
Abstract: Neste artigo procuramos apresentar um panorama da publicação dos cursos do filósofo francês Henri Bergson, iniciada ao final da década de 1980 e ainda inconclusa, e de algumas questões filológicas, metodológicas e hermenêuticas suscitadas por esse material. Em primeiro lugar, fazemos uma breve apresentação da obra publicada e autorizada por Bergson, bem como de sua trajetória enquanto docente. Em seguida, recenseamos todas as publicações dos cursos em língua francesa e discutimos alguns dos problemas filológicos já detectados. Na sequência, abordamos questões como a problemática da autoria dos textos, a suposta impessoalidade do ensino de Bergson, a sua articulação entre pesquisa e ensino, dentre outras. Por fim, apresentamos diferentes visões a respeito da relevância filosófica e das possibilidades de uso desse material.
Abstract: The aim of this essay is to provide an outlook concerning the edition of Henri Bergson’s Seminars, which has been initiated in the end of the 1980’s. For such, we are going to discuss some of the philological, methodological and hermeneutical issues that this material has been raised. Firstly, we organize a brief account of Henri Bergson’s published and authorized works followed by some remarks about his teaching career. Then, we enumerate all the seminars that has been published in French so far and indicate some of the philological difficulties that has been pointed out. In the sequence, we approach questions related to the authorship of the texts, the supposed impartiality of Bergson’s teaching, his articulation between research and teaching and so on. Finally, we presented different views regarding philosophical relevance and the possibilities of uses of these writings.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Humanas (ICH)
Departamento de Filosofia (ICH FIL)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Metafísica
Licença:: (1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. (2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. (3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
DOI: https://doi.org/10.15210/dissertatio.v56i0.20834
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52449/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.