Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.author | Rehem, Hipácia Miriam Fontes | - |
dc.contributor.author | Bizerril, Marcelo Ximenes Aguiar | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-15T16:12:20Z | - |
dc.date.available | 2025-09-15T16:12:20Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-30 | - |
dc.identifier.citation | REHEM, Hipácia Miriam Fontes; BIZERRIL, Marcelo Ximenes Aguiar. A recorrente desvalorização do Cerrado por estudantes do ensino básico: uma investigação em escolas públicas do Distrito Federal. Contribuciones a las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 17, n. 9, e11092, 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.17n.9-417. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/11092. Acesso em: 03 jul. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52440 | - |
dc.description.abstract | O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e, apesar de ser considerado a savana mais rica
em espécies do mundo, vem sofrendo com altas taxas de desmatamento. A falta de informação
sobre o bioma vem contribuindo para sua degradação. A imagem de ambiente seco e pobre ainda
predomina, colaborando para a desvalorização do Cerrado nativo. Para melhoria desse cenário é
preciso ampliar o conhecimento e afetividade em relação ao bioma. A escola pode exercer
relevante papel nesse processo criando situações pedagógicas que oportunizem uma vivência
mais significativa com o Cerrado. Para isso, é preciso compreender como os estudantes percebem
esse bioma para que ações educativas sejam planejadas de forma mais eficiente no processo de
sensibilização. O presente estudo teve como objetivo averiguar os conhecimentos dos estudantes
com relação aos aspectos físicos, biológicos e socioculturais associados ao Cerrado. Alunos do
ensino médio em escolas públicas do DF foram ouvidos por meio de questionários e elaboração
de uma redação sobre o Cerrado. A partir da análise de conteúdo dos registros oferecidos pelos
discentes e comparação com trabalhos realizados nos últimos vinte anos, buscou-se uma reflexão
sobre os aspectos que motivaram a formação de imagem superficial e até, às vezes, equivocada
sobre o Cerrado. Os resultados demonstram que as opiniões não sofreram alterações
significativas nas duas últimas décadas, permanecendo uma visão simplista e limitada. Essa constatação reforça a necessidade da implementação de propostas educacionais voltadas para
valorização do bioma. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Contribuciones a las Ciencias Sociales | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A recorrente desvalorização do Cerrado por estudantes do ensino básico : uma investigação em escolas públicas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.title.alternative | The recurrent devaluation of Cerrado by students of basic education : a research in public schools of Federal District | pt_BR |
dc.title.alternative | La desvalorización recurrente del Cerrado por parte de los estudiantes de educación básica : una investigación en las escuelas públicas del Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental - escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Percepção ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cerrados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - Distrito Federal | pt_BR |
dc.rights.license | (CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.55905/revconv.17n.9-417 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Cerrado is the second largest Brazilian biome and the richest savannah in biodiversity in the
world and has been suffering from high rates of deforestation. The lack of information about the
biome has contributed to its degradation. The image of dry and poor environment still
predominates, contributing to the devaluation of the native Cerrado. To change this scenario, we
need to increase the knowledge and affectivity in relation to the biome. The school can play an
important role in this process by creating pedagogical situations that allow a more expressive
experience with the Cerrado. It is necessary to understand how the students perceive this biome
so that educational actions can be planned and carried out more efficiently in the process of
sensitization. The present study had the objective of ascertaining the students' knowledge
regarding the physical, biological and sociocultural aspects associated with the Cerrado.
Questionnaires and writing were applied to high school students in public schools in the Federal
District. From the analysis of the content of the notes offered by the students and comparison
with works carried out in the last twenty years, we sought a reflection on the aspects that
motivated the formation of a superficial and even sometimes misleading image about the
Cerrado. The results show that the students' opinions did not change significantly in the two last
decades, with a simplistic and limited view. This finding reinforces the need to implement
educational proposals aimed at enhancing the biome. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | El Cerrado, el segundo bioma más grande de Brasil y la sabana más rica en biodiversidad del
mundo, ha estado sufriendo altas tasas de deforestación. La falta de información sobre el bioma
ha contribuido a su degradación. Todavía predomina la imagen de ambiente seco y pobre,
contribuyendo a la desvalorización del Cerrado nativo. Para mejorar este panorama, necesitamos
aumentar el conocimiento y la afectividad en relación con el bioma. La escuela puede
desempeñar un papel importante en este proceso creando situaciones pedagógicas que permitan
una experiencia más expresiva con el Cerrado. Es necesario comprender cómo los estudiantes
perciben este bioma para que las acciones educativas puedan planificarse y llevarse a cabo de
manera más eficiente en el proceso de sensibilización. El presente estudio tuvo como objetivo
conocer los conocimientos de los estudiantes sobre los aspectos físicos, biológicos y
socioculturales asociados al Cerrado. Se aplicaron cuestionarios y escritos a estudiantes de
secundaria de escuelas públicas del DF. A partir del análisis del contenido de las notas ofrecidas
por los estudiantes y la comparación con trabajos realizados en los últimos veinte años, se buscó
una reflexión sobre los aspectos que motivaron la formación de una imagen superficial y hasta a
veces engañosa sobre el Cerrado. Los resultados muestran que las opiniones de los estudiantes
no cambiaron significativamente en las últimas dos décadas, con una visión simplista y limitada.
Este hallazgo refuerza la necesidad de implementar propuestas educativas orientadas a mejorar
el bioma. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-1422-2838 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2993-155X | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências | pt_BR |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins
|