Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/52440
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_RecorrenteDesvalorizacaoCerrado.pdf384,7 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorRehem, Hipácia Miriam Fontes-
dc.contributor.authorBizerril, Marcelo Ximenes Aguiar-
dc.date.accessioned2025-09-15T16:12:20Z-
dc.date.available2025-09-15T16:12:20Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.citationREHEM, Hipácia Miriam Fontes; BIZERRIL, Marcelo Ximenes Aguiar. A recorrente desvalorização do Cerrado por estudantes do ensino básico: uma investigação em escolas públicas do Distrito Federal. Contribuciones a las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 17, n. 9, e11092, 2024. DOI: https://doi.org/10.55905/revconv.17n.9-417. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/11092. Acesso em: 03 jul. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52440-
dc.description.abstractO Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e, apesar de ser considerado a savana mais rica em espécies do mundo, vem sofrendo com altas taxas de desmatamento. A falta de informação sobre o bioma vem contribuindo para sua degradação. A imagem de ambiente seco e pobre ainda predomina, colaborando para a desvalorização do Cerrado nativo. Para melhoria desse cenário é preciso ampliar o conhecimento e afetividade em relação ao bioma. A escola pode exercer relevante papel nesse processo criando situações pedagógicas que oportunizem uma vivência mais significativa com o Cerrado. Para isso, é preciso compreender como os estudantes percebem esse bioma para que ações educativas sejam planejadas de forma mais eficiente no processo de sensibilização. O presente estudo teve como objetivo averiguar os conhecimentos dos estudantes com relação aos aspectos físicos, biológicos e socioculturais associados ao Cerrado. Alunos do ensino médio em escolas públicas do DF foram ouvidos por meio de questionários e elaboração de uma redação sobre o Cerrado. A partir da análise de conteúdo dos registros oferecidos pelos discentes e comparação com trabalhos realizados nos últimos vinte anos, buscou-se uma reflexão sobre os aspectos que motivaram a formação de imagem superficial e até, às vezes, equivocada sobre o Cerrado. Os resultados demonstram que as opiniões não sofreram alterações significativas nas duas últimas décadas, permanecendo uma visão simplista e limitada. Essa constatação reforça a necessidade da implementação de propostas educacionais voltadas para valorização do bioma.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherContribuciones a las Ciencias Socialespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA recorrente desvalorização do Cerrado por estudantes do ensino básico : uma investigação em escolas públicas do Distrito Federalpt_BR
dc.title.alternativeThe recurrent devaluation of Cerrado by students of basic education : a research in public schools of Federal Districtpt_BR
dc.title.alternativeLa desvalorización recurrente del Cerrado por parte de los estudiantes de educación básica : una investigación en las escuelas públicas del Distrito Federalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEducação ambiental - escolas públicas - Distrito Federal (Brasil)pt_BR
dc.subject.keywordPercepção ambientalpt_BR
dc.subject.keywordCerradospt_BR
dc.subject.keywordEnsino médio - Distrito Federalpt_BR
dc.rights.license(CC BY NC) Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.55905/revconv.17n.9-417pt_BR
dc.description.abstract1Cerrado is the second largest Brazilian biome and the richest savannah in biodiversity in the world and has been suffering from high rates of deforestation. The lack of information about the biome has contributed to its degradation. The image of dry and poor environment still predominates, contributing to the devaluation of the native Cerrado. To change this scenario, we need to increase the knowledge and affectivity in relation to the biome. The school can play an important role in this process by creating pedagogical situations that allow a more expressive experience with the Cerrado. It is necessary to understand how the students perceive this biome so that educational actions can be planned and carried out more efficiently in the process of sensitization. The present study had the objective of ascertaining the students' knowledge regarding the physical, biological and sociocultural aspects associated with the Cerrado. Questionnaires and writing were applied to high school students in public schools in the Federal District. From the analysis of the content of the notes offered by the students and comparison with works carried out in the last twenty years, we sought a reflection on the aspects that motivated the formation of a superficial and even sometimes misleading image about the Cerrado. The results show that the students' opinions did not change significantly in the two last decades, with a simplistic and limited view. This finding reinforces the need to implement educational proposals aimed at enhancing the biome.pt_BR
dc.description.abstract2El Cerrado, el segundo bioma más grande de Brasil y la sabana más rica en biodiversidad del mundo, ha estado sufriendo altas tasas de deforestación. La falta de información sobre el bioma ha contribuido a su degradación. Todavía predomina la imagen de ambiente seco y pobre, contribuyendo a la desvalorización del Cerrado nativo. Para mejorar este panorama, necesitamos aumentar el conocimiento y la afectividad en relación con el bioma. La escuela puede desempeñar un papel importante en este proceso creando situaciones pedagógicas que permitan una experiencia más expresiva con el Cerrado. Es necesario comprender cómo los estudiantes perciben este bioma para que las acciones educativas puedan planificarse y llevarse a cabo de manera más eficiente en el proceso de sensibilización. El presente estudio tuvo como objetivo conocer los conocimientos de los estudiantes sobre los aspectos físicos, biológicos y socioculturales asociados al Cerrado. Se aplicaron cuestionarios y escritos a estudiantes de secundaria de escuelas públicas del DF. A partir del análisis del contenido de las notas ofrecidas por los estudiantes y la comparación con trabajos realizados en los últimos veinte años, se buscó una reflexión sobre los aspectos que motivaron la formación de una imagen superficial y hasta a veces engañosa sobre el Cerrado. Los resultados muestran que las opiniones de los estudiantes no cambiaron significativamente en las últimas dos décadas, con una visión simplista y limitada. Este hallazgo refuerza la necesidad de implementar propuestas educativas orientadas a mejorar el bioma.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1422-2838pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2993-155Xpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciênciaspt_BR
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52440/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.