Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52436
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_EducacaoMatematicaInclusiva.pdf368,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorFraz, Joeanne Neves-
dc.contributor.authorMoura, Ellen Michelle Barbosa de-
dc.contributor.authorSantos, Karla Vanessa Gomes dos-
dc.contributor.authorMarçal, Dulcimária Ferreira da Cunha-
dc.contributor.authorMoreira, Geraldo Eustáquio-
dc.contributor.authorVieira, Lygianne Batista-
dc.date.accessioned2025-09-15T15:09:02Z-
dc.date.available2025-09-15T15:09:02Z-
dc.date.issued2024-07-11-
dc.identifier.citationFRAZ, Joeanne Neves et al. Educação matemática inclusiva aliada às tecnologias digitais da informação e da comunicação. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 7, e5657, 2024. DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv21n7-114. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/5657. Acesso em: 02 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52436-
dc.description.abstractEste artigo teórico tem como objetivo estabelecer possíveis relações entre as TDIC e o campo de investigação da Educação Matemática Inclusiva, mediante estudo de cunho qualitativo, realizado por meio da pesquisa bibliográfica. Verifica-se, com a teorização, que as TDIC podem contribuir para a inclusão nas aulas de Matemática, ampliando as possibilidades de inclusão com implicações nas práticas/intervenções pedagógicas, na construção dos conhecimentos matemáticos via conectividade, na personalização diante das especificidades e potencialidades dos sujeitos, além do uso de softwares educativos criados para necessidades educacionais específicas. Com a incorporação da TDIC, busca-se garantir a equidade e a efetivação da Educação Matemática Inclusiva, visto que sua inserção de modo consciente, intencional e acessível no cotidiano escolar do ensino da Matemática parte do reconhecimento da diversidade, da diferença e da relevância de ações pedagógicas inclusivas. Diante do exposto, são necessárias mudanças na formação inicial e continuada de professores e professoras; investimento na reformulação do trabalho docente e ressignificação do processo de ensino-aprendizagem da Matemática sob o paradigma da inclusão.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCaderno Pedagógicopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação matemática inclusiva aliada às tecnologias digitais da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.title.alternativeInclusive mathematics education allied to digital information and communication technologiespt_BR
dc.title.alternativeEducación matemática inclusiva aliada a las tecnologías de la información y la comunicación digitalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordPrática pedagógicapt_BR
dc.subject.keywordTecnologias digitais da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação matemáticapt_BR
dc.rights.licenseAutores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/5657. Acesso em: 02 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.54033/cadpedv21n7-114pt_BR
dc.description.abstract1This theoretical article aims to establish possible relationships between TDIC and the field of investigation of Inclusive Mathematics Education, through a qualitative study, carried out through bibliographical research. It is verified, with theorization, that TDIC can contribute to inclusion in Mathematics classes, expanding the possibilities of inclusion with implications for pedagogical practices/interventions, in the construction of mathematical knowledge via connectivity, in personalization given the specificities and potentialities of subjects, in addition to the use of educational software created for specific educational needs. With the incorporation of TDIC, the aim is to guarantee equity and the effectiveness of Inclusive Mathematics Education, since its inclusion in a conscious, intentional and accessible way in the daily school teaching of Mathematics is based on the recognition of diversity, difference and relevance of inclusive pedagogical actions. In view of the above, changes are necessary in the initial and continuing training of teachers; investment in reformulating teaching work and redefining the teaching-learning process of Mathematics under the paradigm of inclusion.pt_BR
dc.description.abstract2Este artículo teórico tiene como objetivo establecer posibles relaciones entre TDIC y el campo de investigación de la Educación Matemática Inclusiva, a través de un estudio cualitativo, realizado a través de una investigación bibliográfica. Se verifica, con teorización, que TDIC puede contribuir a la inclusión en las clases de Matemática, ampliando las posibilidades de inclusión con implicaciones para las prácticas/intervenciones pedagógicas, en la construcción del conocimiento matemático vía la conectividad, en la personalización dadas las especificidades y potencialidades de los sujetos, en además del uso de software educativo creado para necesidades educativas específicas. Con la incorporación del TDIC se busca garantizar la equidad y la efectividad de la Educación Matemática Inclusiva, ya que su inclusión de manera consciente, intencional y accesible en el cotidiano escolar de la enseñanza de la Matemática se basa en el reconocimiento de la diversidad, diferencia y relevancia de las acciones pedagógicas inclusivas. En vista de lo anterior, son necesarios cambios en la formación inicial y continua de los docentes; inversión en reformular el trabajo docente y redefinir el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Matemática bajo el paradigma de la inclusión.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8623-3769pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6664-6419pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6813-2913pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6158-4175pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1455-6646pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2179-7210pt_BR
dc.contributor.affiliationFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federalpt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/52436/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.