Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.author | Fraz, Joeanne Neves | - |
dc.contributor.author | Moura, Ellen Michelle Barbosa de | - |
dc.contributor.author | Santos, Karla Vanessa Gomes dos | - |
dc.contributor.author | Marçal, Dulcimária Ferreira da Cunha | - |
dc.contributor.author | Moreira, Geraldo Eustáquio | - |
dc.contributor.author | Vieira, Lygianne Batista | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-15T15:09:02Z | - |
dc.date.available | 2025-09-15T15:09:02Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-11 | - |
dc.identifier.citation | FRAZ, Joeanne Neves et al. Educação matemática inclusiva aliada às tecnologias digitais da informação e da comunicação. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 7, e5657, 2024. DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv21n7-114. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/5657. Acesso em: 02 jul. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52436 | - |
dc.description.abstract | Este artigo teórico tem como objetivo estabelecer possíveis relações entre as TDIC e o campo de investigação da Educação Matemática Inclusiva, mediante estudo de cunho qualitativo, realizado por meio da pesquisa bibliográfica. Verifica-se, com a teorização, que as TDIC podem contribuir para a inclusão nas aulas de Matemática, ampliando as possibilidades de inclusão com implicações nas práticas/intervenções pedagógicas, na construção dos conhecimentos matemáticos via conectividade, na personalização diante das especificidades e potencialidades dos sujeitos, além do uso de softwares educativos criados para necessidades educacionais específicas. Com a incorporação da TDIC, busca-se garantir a equidade e a efetivação da Educação Matemática Inclusiva, visto que sua inserção de modo consciente, intencional e acessível no cotidiano escolar do ensino da Matemática parte do reconhecimento da diversidade, da diferença e da relevância de ações pedagógicas inclusivas. Diante do exposto, são necessárias mudanças na formação inicial e continuada de professores e professoras; investimento na reformulação do trabalho docente e ressignificação do processo de ensino-aprendizagem da Matemática sob o paradigma da inclusão. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Caderno Pedagógico | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação matemática inclusiva aliada às tecnologias digitais da informação e da comunicação | pt_BR |
dc.title.alternative | Inclusive mathematics education allied to digital information and communication technologies | pt_BR |
dc.title.alternative | Educación matemática inclusiva aliada a las tecnologías de la información y la comunicación digital | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias digitais da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação matemática | pt_BR |
dc.rights.license | Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre). Fonte: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/5657. Acesso em: 02 jul. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.54033/cadpedv21n7-114 | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This theoretical article aims to establish possible relationships between TDIC and
the field of investigation of Inclusive Mathematics Education, through a qualitative
study, carried out through bibliographical research. It is verified, with theorization,
that TDIC can contribute to inclusion in Mathematics classes, expanding the
possibilities of inclusion with implications for pedagogical practices/interventions,
in the construction of mathematical knowledge via connectivity, in personalization
given the specificities and potentialities of subjects, in addition to the use of
educational software created for specific educational needs. With the
incorporation of TDIC, the aim is to guarantee equity and the effectiveness of
Inclusive Mathematics Education, since its inclusion in a conscious, intentional
and accessible way in the daily school teaching of Mathematics is based on the
recognition of diversity, difference and relevance of inclusive pedagogical
actions. In view of the above, changes are necessary in the initial and continuing
training of teachers; investment in reformulating teaching work and redefining the
teaching-learning process of Mathematics under the paradigm of inclusion. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este artículo teórico tiene como objetivo establecer posibles relaciones entre
TDIC y el campo de investigación de la Educación Matemática Inclusiva, a través
de un estudio cualitativo, realizado a través de una investigación bibliográfica.
Se verifica, con teorización, que TDIC puede contribuir a la inclusión en las
clases de Matemática, ampliando las posibilidades de inclusión con
implicaciones para las prácticas/intervenciones pedagógicas, en la construcción
del conocimiento matemático vía la conectividad, en la personalización dadas las
especificidades y potencialidades de los sujetos, en además del uso de software
educativo creado para necesidades educativas específicas. Con la incorporación
del TDIC se busca garantizar la equidad y la efectividad de la Educación
Matemática Inclusiva, ya que su inclusión de manera consciente, intencional y
accesible en el cotidiano escolar de la enseñanza de la Matemática se basa en
el reconocimiento de la diversidad, diferencia y relevancia de las acciones
pedagógicas inclusivas. En vista de lo anterior, son necesarios cambios en la
formación inicial y continua de los docentes; inversión en reformular el trabajo
docente y redefinir el proceso de enseñanza-aprendizaje de la Matemática bajo
el paradigma de la inclusión. | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8623-3769 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6664-6419 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6813-2913 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6158-4175 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-1455-6646 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-2179-7210 | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.affiliation | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins
|